Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Habilitação em Dubai

Última atualização do post:

Dubai
Fonte: Pixabay

Como na maioria dos países do mundo, aqui nos Emirados também é possível utilizar sua CNH tranquilamente enquanto se está com o visto de turista, mas a partir do momento que se torna residente, é preciso iniciar o processo de habilitação todo de novo, e isso inclui aulas teóricas (legislação), práticas e provas (sim mais de uma).

O processo todo é bem cansativo, desgastante e caro! Mesmo se você for um motorista experiente isso não garante que não tenha que pagar por mais aulas ou que passe em todas as provas na primeira tentativa. 

Vou tentar resumir o processo todo para conseguir a habilitação aqui em Dubai, acompanha aí:

Leiam aqui: Como é morar em Dubai

Procure uma auto-escola

Em Dubai tem inúmeras opções, algumas mais caras e outras mais em conta, o ideal é ligar em cada uma e avaliar. Eu fiz meu processo todo na Dubai Driving Center, mas tem outras como Galadari Motor Centre e Emirates Driving Institute.

Minha recomendação é avaliar as opções valor x qualidade, olhar reviews no google e perguntar à alguém que já tenha tirado. Bom, cada auto escola tem um protocolo diferente, mas basicamente em todas, se você já tem a habilitação do seu país de origem eles só pedem a original e cópia, outras já pedem uma autenticação na Embaixada do Brasil em Abu Dhabi.

Na minha escola pra quem não tem a habilitação deve-se comprar todas as aulas que são um total de 40 (cada hora aula são duas “aulas”) e quem já é habilitado compra somente a metade. Ouvi dizer que algumas escolas “enrolam” com sua CNH pra te forçar a comprar todas as aulas.

Ao iniciar o processo você deve escolher sua categoria, carro, moto etc. e na categoria de carro escolher se quer carro automático ou manual, se você escolher o manual pode dirigir carro automático tranquilamente, mas se escolher o automático não pode dirigir o manual.

Obviamente o processo todo no carro automático é mais tranquilo e a dica é sempre ir no automático, aqui em Dubai é praticamente impossível se comprar um carro manual, mas se o objetivo da habilitação for trabalhar como motorista por exemplo, é melhor ir pelo manual. Tenho amigos que escolheram o automático e se arrependeram muito depois.

Aulas teóricas (legislação)

Diferente do Brasil, você não precisa ir até a auto escola e assistir aulas, aqui o processo é online, eles te passam uma senha de acesso à video aulas com exercícios e testes. Uma vez finalizado, você marca a prova e espera cerca de 3 dias pra fazê-la. Eu finalizei tudo dentro de uma semana.

Bom, para as aulas teóricas você precisa ter o mínimo de inglês, não precisa ter um inglês perfeito, pois se traduzir tudo e praticar bastante com os testes, na hora da prova é super tranquilo. A prova é basicamente todos os testes que você fará online, e no aplicativo do RTA que é como se fosse o DETRAN daqui você pode praticar o teste, que no meu caso foram exatamente as mesmas questões. O exame é realizado na auto escola mesmo, com funcionários do governo, você entra e realiza a prova no computador. Não se pode entrar com relógio e nem celular e você tem um tempo limite.

Aulas práticas

Uma vez que passar na prova teórica você já marca as aulas práticas. Os valores das aulas podem variar. A aula com preço normal é cerca de 120,00 dirhans mas você é limitado à no máximo 2 ou 3 aulas por semana. Se quiser que o processo seja mais rápido terá que optar pelas aulas mais caras que são cerca de 150,00 cada e não têm limitações. Aqui também é possível que você faça as aulas em carros de luxo, que obviamente são bem mais caras.

Se você for mulher, automaticamente te colocarão com instrutora mulher, caso opte por ter aula com homem ou aconteça de não ter instrutora, é preciso que tenha em mãos um documento assinado autorizando as aulas com homem, em alguns casos se você for casada, seu marido também precisa assinar.

Dependendo da nacionalidade do seu instrutor eles tem uma forma diferente de te tratar e podem ser mais rígidos ou flexíveis, não leve para o lado pessoal. Minha instrutora por exemplo era do Paquistão, a gente tinha uma relação bem legal mas ela tinha uma personalidade bem forte.

Prova prática de estacionamento

Uma vez que finalizar as aulas, você marca a prova interna, que será a primeira prova de estacionamento, nesse caso, você será avaliado por uma pessoa, e é uma avaliação interna da auto escola, a prova consiste em cinco passos: parada na rampa, parada de emergência, estacionamento paralelo, angular e garagem.

Essa pessoa vai avaliar se você está preparado e dizer quantas aulas pegar caso seja reprovado. Depois, a avaliação é ainda interna, no “smart car”, um carro cheio de sensores afiadíssimos e câmeras, assim que aprovado você marca a prova do RTA, que é no mesmo carro e mesmo processo.

Lembrando que se falhar em uma etapa, na próxima tentativa basta repetir essa etapa, não precisando fazer tudo de novo.

Prova prática de percurso: interna

Assim que passar na prova de estacionamento do RTA, você inicia o processo da avaliação de percurso interno. Mais uma vez, quem te avalia é a auto escola. Esse processo se faz necessário, pois se algum aluno vai despreparado para a prova final do RTA, a auto escola é notificada. Nessa prova, cada vez que você for reprovado, é obrigatório fazer mais 8 aulas.

Prova prática de percurso: RTA

Essa prova é igual à anterior, mas agora quem te avalia é um funcionário do governo. Se você for mulher então será avaliada por uma mulher e, se for homem, por um homem. Pode acontecer de mulher ser avaliada por um homem, mas são raros os casos e você precisa estar com aquela autorização em mãos.

Essa foi a etapa em que senti maior pressão, mas felizmente passei na primeira tentativa. Geralmente você vai no carro com a examinadora e outra pessoa que fará também a prova. A examinadora de cara já me colocou para ser a primeira. A outra mulher que estava comigo ia repetir a última prova pela sexta vez. Logo que terminei ela passou para o banco da frente e iniciou a prova, e eu fiquei esperando. Retornamos à auto escola e o resultado já sai dentro do carro mesmo, fui aprovada mas, infelizmente, a outra moça não.

Emissão da habilitação

Assim que é aprovado, a habilitação é emitida na hora. Sensacional! Então, se quiser sair da auto escola dirigindo, já pode. A foto é a mesma que você usa na Emirates ID então não tem dor de cabeça de ficar tirando foto, coletando digitais e etc.

Valores

Bem, o pacote básico que te oferecem é de cerca de 5.000 dirhans. Eu gastei um pouco mais por essas desventuras de ter que comprar mais aula, ter que fazer as aulas mais caras e repetir a prova de estacionamento mais de uma vez. Mas você pode gastar menos dependendo da situação.

Algumas auto-escolas oferecem uns pacotes premium que são cerca de 8-9.000 dirhans. E todas as aulas iniciais são incluídas e aulas ilimitadas caso você seja reprovado muitas vezes. Mas ainda assim terá que pagar por cada prova. O processo todo é bem caro, então se não tiver muita segurança, mesmo sendo motorista experiente, recomendo comprar o pacote. As coisas são muito diferentes aqui, e ainda tem a questão da língua.

Alguns Emirados como Sharjah, Ajman ou Ras al Khaimah têm preços muitos melhores que Dubai e o processo é um pouco mais tranquilo. Mas, para quem vem morar em Dubai especificamente, é complicado ir para algum emirado só por causa do processo. No fim das contas as despesas serão as mesmas ou maiores. 

Meu processo todo levou cerca de 2 meses e eu achei bem desgastante, mas no final deu tudo certo e valeu super a pena. Lembrando que eu tirei a habilitação em Dubai em 201. Sendo assim pode ser que para algumas pessoas que tiraram antes, o processo pode ter sido diferente, assim como quem for tirar de agora em diante. 

Espero ter ajudado com as informações!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Lívia Martins

Lívia Martins

Médica Veterinária de pequenos animais, e apaixonada por gatos. Atualmente morando nos Emirados Árabes com seu marido e sua gata Feta Cheese.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 2 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.