Um lugar único e lindo! A Harrods é a maior e mais famosa loja de departamento de grifes internacionais do mundo, onde muitas celebridades são clientes féis e também é uma das atrações turísticas de Londres. Estabelecida em 1949 o prédio possui sete andares, e também uma parte subterrânea, onde tem uma estrutura extraordinária, como se fosse uma pequena cidade subterrânea, onde tem ruas, bancos, correio, despachante e muito mais do que você possa imaginar.
Mas e como é trabalhar lá? Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre trabalhar na Harrods.
Algumas coisas que acontecem atrás das Camêras
Processo seletivo e a recomendação na Harrods
Também existem várias regras, tanto para a contratação quanto para você se manter empregado. Regras tão rígidas que muitos não aguentam ou não conseguem seguir todas elas. E, ou saem por espontânea vontade ou então são convidados a se retirarem. Como já vi vários casos de colegas de trabalho.
Para você trabalhar lá a melhor forma é por recomendação de alguém que já esteja trabalhando lá. Para quem pensa que ganhar dinheiro recomendando é ruim vai se assustar em saber que, cada pessoa que um funcionário recomenda ele ganha £250 quando o recomendado passa nas entrevistas e começa a trabalhar, e mais £250 quando o recomendado passa no período probatório que é de três meses. Minha amiga que me recomendou teve sorte, pois ela ganhou os £500 me recomendando.
Depois da sua recomendação, e se o gerente do departamento gostou do seu CV, aí sim convidarão você para uma entrevista por telefone. Se passar nessa entrevista, ainda haverá outra entrevista com o gerente do departamento, e então finalmente uma prova escrita e o encontro final com o setor do RH.
Treinamento
Enfim, se passar em todas essas etapas, então te chamam para três dias de treinamento. Se passar nos três dias de treinamento então você vai para o departamento e começa a trabalhar por um período probatório de três meses. Durante esse período acontecerão avaliações. Mas, haverá uma mentora que te dará todo o apoio e ajudará com o arquivo de Desenvolvimento Pessoal (PDF) ,uma apostila de mais de 100 páginas, e a conhecer todos os departamentos do prédio inteiro. Finalmente após esses três meses, faz um teste escrito referente a apostila e sobre os departamentos e a história da Harrods. Garantindo 80% de acertos será feita a efetivação.
Porém, mesmo após ser efetivado, se falhar em certas regras, eles podem te demitir (já vi vários colegas serem demitidos). Se falhar em quaisquer regras, como por exemplo chegar atrasado, esquecer as tags nos produtos (eles levam muito a sério isso, para não deixar o cliente com vergonha, na hora de passar nas portas, e os produtos apitarem) são três avisos, se passou de três a pessoa é demitida.
Celebridades e Autoridades
É muito comum ver celebridades ou autoridades lá dentro da Harrods, algumas preferem ser clientes VIP e ficam nas salas exclusivas para cliente VIP, mas muitos deles também adoram passear pela loja. Um exemplo é o David Beckham que já vi várias vezes lá. Os funcionários têm que tratá-los normalmente e não podem tirar fotos ou pedir autógrafos, ou qualquer coisa do gênero. Super difícil de se manter calmo, mas nessas horas o profissionalismo conta muito. Já vi várias celebridades, como Jennifer Aniston, Beyoncé, Brad Pitt, jogadores de futebol, jornalistas famosos e princesas, e claro o próprio Mohamed Al-Fayed.
A Harrods funciona para quem gosta de disciplina
A loja é rígida, mas para quem gosta de disciplina e respeito não será problema nenhum e vai ficar na empresa por muito tempo ou até querer se aposentar. A empresa é muito boa em reconhecimento também.
Honestidade
Certamente, uma das coisas que se presa muito é a honestidade. Caso algum cliente esquecer qualquer pertence, os funcionários devem levar para a sala de perdidos e achados. Caso isso não aconteça, e a câmera te pegar a demissão é imediata. Dois seguranças vão até você e na hora eles te convidam para se retirar, e te escoltam até a porta. Já vi vários colegas serem escoltados, infelizmente.
Receber presente ou gorjetas de clientes
Você pode receber gorjetas e pode receber presentes, até porque é ofensa para os árabes se você não aceitar. Mas assim que você recebe, tem que falar com sua gerente para que possa ser documentado e você não ter problema nenhum na hora de sair da loja.
Confiança
Já tive clientes que deixavam o cartão de crédito nas minhas mãos. Nesse caso, eu sempre deixava o cartão num cofre que tinhamos dentro da sala da gerência do departamento.
Reconhecimento aos funcionários
A Harrods presa muito pelos seus funcionários, então sempre reconhecem o funcionário que segue as regras e que se destaca dentro da companhia. Quando algum funcionário completa mais de cinco anos, 10 anos, 15 anos, ou mais, de trabalho, a Harrods envia cartão, presente e um certificado como forma de agradecimento e lealdade. Considera os pedidos de tempo sabático e muito mais.
Funções internas extras
Para você exercer qualquer função interna extra, como de embaixador da loja, representante ou mentor dos iniciantes entre outras, você terá que ser convidado ou se você se colocar a disposição terá que ser aprovado pela gerência.
Para todos as funções extras você recebe uma gratificação financeira. Por exemplo, se você é mentora dos iniciantes, cada iniciante que passar no teste probatório, você recebe £100 por iniciante.
Incentivos às ideias geniais
Este programa é excelente, onde a Harrods incentiva enormemente os funcionários a dar ideias geniais e são altamente reconhecidos financeiramente e também são destaques na Revista da Harrods. Como exemplo a ideia do pote do café no departamento de perfumaria.
Harrods fatura 1 bilhão em 2011
Em 2011 quando a Harrods chegou a £1 bilhão em vendas, a pessoa que vendeu para fechar os £ 1 bilhão foi presenteada com uma viagem de luxo, com tudo pago. E cada um dos 4.500 funcionários ganharam um livro exclusivo da história da Harrods numerado de 1 a 7000.
Se me lembro bem, foi muito interessante aquele domingo de manhã quando anunciaram sobre o presente a quem chegasse aos £ 1 bilhão, não importando o quanto que a pessoa venderia, mas sim que fechasse os £ 1 bilhão e todos estavam loucos para serem os felizardos.
A Harrods é um lugar onde tudo é possível!
A minha história é da década de 2010, lá é um lugar onde todos os dias tem novidades e tudo muda muito rápido. Por eu ter amigos que ainda trabalham lá, sei que a Harrods já mudou muito e não é mais a mesma desde que o Sr. Mohamed Al-Fayed vendeu a loja para a Família Real de Qatar.
E assim foi minha jornada na Harrods, o lugar onde tudo acontece e tudo é possível!
Meu nome é Simone Stroili, nascida no Paraná, crescida no Mato Grosso do Sul. Me mudei para Londres em 2005. De 2013 a 2017 morei em Curitiba-Paraná-Brasil, voltando para a Inglaterra em 2017.
Sou casada há 13 anos com Carlo Stroili, Francês /Italiano. Sou mãe da Nicole, minha princesa que fala 4 idiomas. Tenho meu negócio on-line em saúde e bem estar. Minha paixão é ajudar mulheres a terem uma vida mais saudável e autoestima. Trabalho com Desenvolvimento Pessoal. Amo conhecer lugares, pessoas, culturas diversas e fazer amizades verdadeiras.