Enquanto me preparava para minha mudança para a Suécia, fui buscar conhecer mais do país, que iria ser minha próxima morada. Foi então, que ouvi pela primeira vez a palavra: lagom, que se pronúncia “lá-gome“, tem um conceito abrangente, mas que está profundamente enraizado na mente sueca.
Mas afinal o que significa Lagom?
Traduzindo livremente seria algo como “tudo com moderação” ou ainda “nem de mais nem de menos”. Lagom significa então encontrar um equilíbrio que resulte para si.
O segredo dos sueco na está «na medida certa»
A água pode estar numa temperatura lagom. Você pode trabalhar uma quantidade lagom. As roupas podem assentar de forma lagom. Ou seja, uma palavra que se pode usar em quase todos os contextos, o que a torna ainda mais fascinante.
Onde pode ser aplicado
Esse conceito, pode ser aplicado em casa, na decoração, no trabalho, lazer, família, relacionamentos, num estilo de vida mais sustentável, é frequente os suecos dizerem que a quantidade certa é o melhor e a moderação é chave.
Ser Lagom em casa.
Para mim se há uma área em que os suecos triunfam é na casa. Na casa escandinava típica, é a verdadeira essência de lagom. As paredes são sempre em tons claros, proporcionando assim uma maior iluminação, os mobiliários e acessorios são escolhidos com base não só na estética como na praticidade, com isso a casa se torna um verdadeiro oásis, um refúgio da agitação do dia-a-dia.
Ser Lagom na decoração
Os suecos tem uma capacidade inata para decorar a casa, simples, prática mas ao mesmo tempo sofisticada. Ao entrar numa casa sueca, provavelmente você irá encontrar peças vintage, de segunda mão ou feitos a mão, sem falar que coisas trazidas da natureza, como: penas, galhos secos, conchas, plantas. Eles criam um equilíbrio ideal entre a o novo e o velho, o moderno e a natureza.
Ser Lagom na família e nos relacionamentos
Na família respeito pelo espaço pessoal é levado mesmo a sério, todos são ouvidos e entendidos desde os menores. Quando se trata de amizades, os suecos são cautelosos, portanto demoram bastante tempo até criar uma amizade, mas depois de formada é para toda vida. Para os suecos é preciso escutar mais e falar menos.
Ser Lagom na vida profissional
Aqui é onde reina o equilíbrio. Maratonas de trabalho e horas no escritório são totalmente anti- lagom. Pelo contrário, são incentivadas pausas para convívio com os colegas e, para descansar a mente , e essa pausa tem até nome – Fika.
Ser Lagom para uma vida mais ecológica
Cada vez mais, suecos estão a comprar em segunda mão, a participar de empréstimo e de consertar o que já existe, comprar em segunda mão, é vista como normal por aqui. A reciclagem do lixo, é levada mesmo a sério, e você pode ser multado por isso.
Suécia – um dos países mais felizes do mundo
Talvez, o espírito da felicidade seja mais nórdico do que sulista, porque a Suécia, está em 7º no ranking dos países mais felizes do mundo, segundo estudo realizado pelo World Hapinnes Report 2019, vale lembrar que no topo da lista estão três países nórdicos:
1º Finlândia , 2º Dinamarca, 3º Noruega
Contudo, parece que os suecos encontraram o seu caminho para a felicidade – o Lagom.
A quantidade certa é melhor – Provérbio sueco
O espírito lagom, não tem a ver com negar-se aos prazeres da vida. É sobre desfrutar de tudo com moderação, de uma forma saudável e equilibrada.
Se você por em prática, talvez descubra como eu, que fazer experiências com o lagom e fazer algumas alterações na sua rotina, não só pode lhe trazer uma sensação de equilibrio a vida, como também lhe dará um maior sentimento de tranquilidade e contentamento.
Que tal começar?!
Olá, sou a Evandra Carreira, brasileira, vivendo na Europa desde 2008. Foram 10 anos em Portugal, e agora estamos há 13 meses em Estocolmo, na Suécia. Esposa do português Manuel há 10 anos e 2 filhos: o Halison (26 anos) e o João (6 anos).
Serei aqui uma ajuda virtual, um apoio para outras mulheres que, assim como eu, vivem esse mundo da expatriação. No meu perfil vocês irão encontrar dicas, minhas experiências e estilo de vida, com o objetivo de ajudar famílias a serem mais felizes no seu novo país.
Uma resposta
Adorei essa filosofia de vida dos suecos..E se estilo de vida que acredito. O segredo da felicidade.