Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Leipzig, a cidade de muitas histórias da Alemanha.

Última atualização do post:

Leipzig cidade de muitas histórias

No post anterior contei sobre o outro lado de Berlim. Hoje falarei de Leipzig, também conhecida como Lípsia. Cidade que morei assim que cheguei na Alemanha. Cidade de muitas histórias.

Já ouviu falar de Leipzig? Não?! Então, acompanhe esse post que te conto tudo sobre essa cidade e a sua importância histórica.

Conhecendo Leipzig

Com cerca de 587 mil habitantes é a maior cidade do estado da Saxônia e se localiza no leste do país.

A cidade foi fundada no século XII e se desenvolveu rapidamente por ser o centro do comércio devido a intersecção de duas rotas importantes a Via Regia (Rota do Rei, a rota mais importante que ligava o Oeste ao Leste europeu) e Via Imperii (Rota Imperial, que ligava Norte ao Sul europeu).

Na praça principal encontra-se uma placa que marca o local de intersecção das rotas.

Placa que marca a intersecção das rotas na Marktplatz – Arquivo pessoal

Durante a época da Guerra Fria, Leipzig fazia parte da Alemanha Oriental (lado comunista da cortina de ferro) e a cidade teve uma grande importância para a reunificação da Alemanha.

A cidade das celebridades

No século XVI foi palco de um debate histórico entre Martinho Lutero, Carlstadt e Johann Eck sobre a reforma protestante que estava acontecendo no período liderado por Lutero.

Dois séculos depois, no século XVIII a cidade ficou conhecida como centro cultural do movimento de literatura classicista, liderado por Johann Christoph Gottsched, Gellert, Schiller e Goethe, que estudou na Universidade de Leipzig.

Felix Mendelssohn, pianista, maestro alemão e compositor da música Sonho de uma noite de Verão, fundou o Conservatório de Música de Leipzig que se transformou numa das academias musicais mais conhecidas do mundo. 

Também foi a cidade em que Johann Sebastian Bach trabalhou como compositor da igreja luterana de São Tomás.

Batalha das Nações

Em 1813 aconteceu a Batalha de Leipzig, também conhecida como a Batalha das Nações. Napoleão Bonaparte na tentativa de manter a sua hegemonia na Europa, no dia 16 de Outubro de 1813 travou uma batalha com os exércitos da Rússia, Prússia, Áustria e Suécia.

Essa batalha durou 3 dias. Em 19 de Outubro de 1813, Napoleão Bonaparte e seu exército foram derrotados, destruindo assim sua hegemonia na Europa. A vitória conseguida é recordada através de um majestoso monumento na cidade, chamado Völkerschlachtdenkmal: Memorial da Batalha das Nações.

Memorial da Batalha das Nações – Arquivo pessoal

Montagsdemonstrationen: protestos de segunda-feira

Foram manifestações em massa que tiveram início em Leipzig às segundas-feiras e se propagaram a todas as cidades da República Democrática Alemã. As manifestações terminavam com orações pela paz na Igreja de St. Nicolau em Leipzig. Assim tendo como objetivo propor uma reorganização pacifista e democrática do país que estava dividido.

Com o lema “Nós somos o povo”, as pessoas exigiam um fim do regime comunista e a liberdade de viajar para o Ocidente. Assim levando à queda do Muro de Berlim em 9 de novembro de 1989 e à reunificação da Alemanha em 3 de outubro de 1990.

Leipzig e o futebol

Assim como nós brasileiros, os alemães amam o futebol! A cidade de Leipzig possui o próprio time de futebol que compete pela Bundesliga (liga profissional de futebol alemã).

O nome do time é Red Bull Leipzig, ou em alemão RasenBallsport Leipzig, pois a empresa de bebidas austríaca a Red Bull, comprou o antigo time da cidade que jogava na quinta divisão. A intenção era de levar o clube remodelado à Bundesliga em um prazo de dez anos, conseguindo seu objetivo, com antecedência, na temporada 15/16.

Na última temporada disputaram com grandes clubes europeus e conquistaram o 3º lugar, perdendo para o Paris Saint German na semi final. Eles possuem um estádio na cidade e uma legião de fãs. Assim como nós, são loucos por futebol!

A cidade de Leipzig respira acontecimentos que tiveram um significado imenso para a história da Alemanha! Portanto não deixe ela de fora da sua lista de lugares a visitar quando vierem a Alemanha!

Para mais textos sobre a Alemanha, cliquem aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Juliana Shiratsuchi

Juliana Shiratsuchi

Olá, sou a Juliana mais conhecida como Juh, paulistana e redescobrindo alguns prazeres da vida. Recentemente me mudei para a Alemanha e aqui compartilharei as descobertas do cotidiano, estilo de vida, aprendizagem da língua e cultura nesse país germânico com vocês! Em pouco tempo de Alemanha, Berlim é a segunda cidade que moro. Por quase 6 meses morei em Leipzig que fica na região da Saxônia alemã. Essa é a segunda vez que moro fora do Brasil, durante os anos 2.000 tive o prazer de morar no Japão. Me sigam no perfil do Instagram!

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.