Este artigo é muito especial, pois quero falar um pouco dessa cidade maravilhosa e destino imperdível para quem vem para a Europa. Essa foi a cidade que me acolheu quando cheguei com minha família e onde minha filha Zoe nasceu.
Lisboa, tem uma área urbana de 100,05 km² e 545 796 habitantes, sendo assim a maior e mais populosa cidade de Portugal, subdividindo-se em 24 freguesias. Além disso, é considerada uma cidade global no aspecto financeiro, comercial e turístico. Está posicionada como a sétima cidade mais visitada do sul da Europa, depois de Istambul, Roma, Barcelona, Madrid, Atenas e Milão. Em 2018 conquistou nos World Travel Awards os galardões de “Melhor Cidade Destino” e “Melhor Destino City Break”.
Turistando em Lisboa
De norte ao sul da capital, é possível apreciar uma variedade de paisagens e patrimônios históricos, bem como castelos, espalhados pela cidade e que ficam sempre a uma curta distância entre si. Além disso, existem também praias, parques naturais e percursos culturais.
O fado é marcante na cultura portuguesa e foi consagrado como Patrimônio Mundial. Por isso, jantar numa casa de fados, saboreando um prato típico português como o bacalhau, regado a um bom vinho português é experiência imperdível. Contudo, não deixe de passear por uma das aldeias: Monsanto, Cadaval, Sortelha e serra do Montejunto. Você vai se sentir no passado, como se tivesse viajado através dos tempos, nesses lugares históricos!
Turistar pelo centro da cidade
No centro de Lisboa andando pelas ruas e calçadas de pedras você se deslumbra a todo o momento com os monumentos. Depois, seguindo pelas ruas da Baixa Pombalina, que se abre ao Tejo na Praça do Comércio, é possível conhecer certamente alguns dos lugares mais bonitos da cidade.
Desça em paralelo ao Rio Tejo e chegue à zona monumental de Belém, com seus monumentos do Patrimônio Mundial. Além disso, há também os bairros medievais, as zonas de lazer, e os jardins contemporâneos, como o do Parque das Nações ou das Docas.
Passeio de Bondinho não pode faltar
Passar por Lisboa e não tirar uma foto em frente aos bondinhos que transitam pela cidade é como ir à Roma e não fazer uma foto no Coliseu. Os bondes de Lisboa são, não só um dos meios de transporte mais úteis, como também uma das atrações turísticas mais importantes.
A rede é composta por cinco rotas e 57 bondinhos (chamados de elétricos), dos quais 40 ainda são tradicionais. Os bondes tradicionais são pequenos, nostálgicos, arrisco dizer que bem românticos. Funcionam de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h30. Compre a passagem a bordo por €3 euros, ou use o cartão Sete Colinas ou Viva Viagem que são os mesmos utilizados no metrô e saem por €1,45, cada.
Primeiramente, dentro das cinco rotas diferentes, há duas que são imprescindíveis: o Bonde 28, que é de madeira e sai de Campo de Ourique para a Martim Moniz. São mais ou menos 36 pontos e essa linha atravessa toda a cidade. Além daquele, o Bonde 15 é o mais utilizado por todos os turistas, pois é o que leva até Belém, sendo a última parada a Praça do Comércio.
Lisboa e suas praias
Lisboa é rodeada de praias, com paisagens cinematográficas. Desde praias rodeadas de bares e bem urbanizadas até as selvagens. Um brinde à satisfação já na chegada! Começaremos pelas praias da região de Sintra. Primeira parada – praia das Maçãs e depois a praia da Ursa, a mais ocidental da Europa. Tem também a praia Grande, conhecida por ter uma das maiores piscinas de água salgada da Europa.
Imperdível, a praia da Adraga é uma praia selvagem considerada a mais bela pelo The Times. Além dessa, há também a praia de Azenhas do Mar, praia da Aguda, praia da Samarra, praia do Magoito, ou seja, a serra de Sintra toda é maravilhosa, vale a pena voltar parando em todas as praias da região.
Em seguida, as praias de Cascais são o destino perfeito e que agradam a qualquer tipo de turista. A maior e mais popular é a de Carcavelos, seguida da praia da Conceição. Mais ao norte temos a mais selvagem – a praia do Guincho, com suas enormes dunas e o parque natural de Sintra-Cascais. Lembrando que lá já foi refúgio de grandes celebridades internacionais como Walt Disney, Evita Perón e Grace Kelly. Além disso, fez parte do filme 007 James Bond – Ao serviço de sua majestade; já tendo também recebido Bill Clinton e Brad Pitt. Devido aos ventos comuns no local, é o melhor destino para a prática de windsurf e surf. A seguir, temos ainda: praia da Rainha, praia da Duquesa, praia da Cresmina, praia da Ribeira ou dos pescadores, praia de Santa Marta.
Praias de Estoril, Costa da Caparica e Oeiras não podem faltar
Dentre as praias de Estoril na linha de Cascais, temos a famosa praia do Tamariz. Ademais, há as praias da Poça, da Azarujinha, das Moitas e de São Pedro do Estoril. Já as praias da Costa da Caparica foram as primeiras que conhecemos quando chegamos em Lisboa! Fizemos fotos maravilhosas no pôr do sol. Possuem um extenso areal, sendo bem movimentadas e rodeadas de bares.
Durante o período do verão um comboio turístico (trenzinho) liga as praias do centro da Caparica: Fonte da telha, praia da Adiça e termina na praia naturalista, e “praia Gay” – a praia 19. Já as praias de Oeiras são: praia da Torre, praia de Santo Amaro e praia de Caxias.
E as praias de Setúbal?
Você deve estar se perguntando, cadê as praias da serra da Arrábida? As praias da região de Setúbal que sempre vamos e adoramos, não estão listadas aqui, porque não fazem parte de Lisboa, mas de Setúbal. Isso mesmo! Setúbal é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Setúbal e que se localiza na Área Metropolitana de Lisboa, sendo a 9ª maior cidade do país.
Espero que tenham apreciado o conteúdo deste artigo tanto quanto eu curti escrevê-lo!
Para mais artigos da autora clique aqui
Casada há 21 anos, 39 anos, Mãe da Zoe (5 anos) e do Hiram (9 anos). Ex bancária, formada em Contabilidade, ex-sócia e proprietária da empresa Brazil Country Boots, fui por 3 anos Travell Planer na agência de viagem hm miles and tour e atualmente estou em transição de carreira em Dublin na Irlanda.
Com experiência e memórias de 5 países onde morei e tenho na bagagem: Itália, Inglaterra, Austrália, Portugal e atualmente Irlanda. Venho compartilhar com vocês experiências de mãe para mãe e a vida de uma expatriada pelo mundo.