Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saiba por que Malta é chamada de segunda Roma!

Última atualização do post:

Malta chamada de segunda Roma
Malta- Valletta - foto Canva premium

Malta é mais do que 90% cristā, isto é 80 % da população é católica romana. Em toda sua trajetória histórica com diversas religiões, o cristianismo permaneceu forte e mérito dado aos Cavaleiros da Ordem.

Por que é chamada de segunda Roma

Hoje com mais de 360 igrejas, podemos entender o por que Malta é chamada de segunda Roma. O legado e patrimônio deixado pelos cavaleiros marcaram a história e os dias atuais dos malteses.

Razões pelas quais sāo óbvias, pois sua localizaçāo é super estratégica e a missāo de Malta foi e ainda é a uniāo e paz entre diferentes nações. Como parte da cultura maltesa com simplicidade e reciprocidade.

Observamos isso na sua sub-bandeira de 8 pontas representando 8 diferentes línguas, confirmando alguns fatos que mencionei acima o Papa Francesco em seus dois dias de visita missionária em Malta confirmou isso também em suas palavras.

Convidado pelo atual presidente George Vella, Papa Francesco veio a Malta nos dias 2 e 3 de abril 2022, visitando diversos pontos da Ilha Maltese e também Gozo.

Malta chamada de segunda Roma
Papa Francisco – Santa Missa Floriana – Malta – Imagem Arquivo pessoal

Qual foi a missão do papa

Sua missão em Malta foi levar o exemplo de humildade e paz. O intuito do papa era levar ao mundo o exemplo e pedir para Malta ser mais flexível e dar mais apoio para com os imigrantes e o fato principal em nāo se envolver em questões de guerras ou conflitos.

Claro que ele condenou a corrupção no país (e que não sirva de exemplo) mas pregou o amor, perdão e arrependimento. E aproveitando essa visita missionária, ele também fez a peregrinação do Apostolo São Paulo que é relatado no antigo testamento em um bravíssimo e importante momento para os católicos que estavam na quaresma.

Ele também aproveitou de forma pessoal a estadia na ilha e foi um marco de organização. O papa João Paulo II, agora santo, veio a Malta em 1990 e 2001, enquanto o papa emérito Bento XVI visitou em 2010.

Malta em Roma

Um fato bacana que vale a pena também mencionar é que Malta esta presente em Roma. Você já ouviu falar no Buraco da Fechadura?

Fica localizada nas colinas históricas de Roma em uma de suas vias mais charmosas e românticas (tudo a ver com Malta). Em uma das vias está a Villa del Priorato del Cavalieri di Malta, é uma vila muito charmosa e fica perto de pontos super turístico e de fácil acesso. Mas muitos vão para olhar a beleza da cúpula da Basílica de Sāo Pedro no buraco de fechadura na vila que é lindo. Pois olhando pela fechadura há um efeito mágico como se você tivesse olhando através de um binóculo, e com isso você vai ver a maior e mais fabulosa cúpula de Roma.

Importante ligação entre Malta e Itália

Super importante essa ligação entre Malta e Itália, pois essa visita missionária do papa tem a ver também com o 27º Jubileu ordinário da história da igreja em 2025. O primeiro ano de Jubileu foi em 1300 proclamado por Bonifácio VIII um marco na história medieval em Malta também.

Pois é, estou tentando resumir ao máximo toda essa história em um artigo! Mais acredite, tem muita ligação e união entre estes países e claro a religião.

Eu costumo dizer que Malta foi a União Europeia muito antes de existir a União! E a história se confirma e afirma. Essa peregrinação mexe com antigo testamento que envolve as primeiras religiosidades mundiais independente de seguimento.

E traz novamente a tona a verdadeira Malta, que serviu de apoio, suporte e de exemplo como sua bravura, força e uniāo ou seja o principal sentido da visita ilustre.

Malta possui relações fortes em questões religiosas e a Ordem de Malta continua ativa e isso e fantástico.

A Ordem tem por fim promover a glorificação de Deus pela santificação dos seus membros, pelos serviços em relação à Fé e à Santa Sé e pelo auxílio ao próximo, conforme as suas tradições seculares.
Afirma e difunde as virtudes cristãs de caridade e da fraternidade e exerce as obras de misericórdia socorrendo os enfermos, os refugiados, os exilados e os pobres. Em particular, a Ordem, presta ainda assistência às vítimas de cataclismos e dos efeitos da guerra.

Ordem de Malta

Conheça mais da história de Malta

Tenho certeza que se você já foi ao Roma você nem se quer percebeu esta ligação tāo viva ainda nos dias de hoje. E pra você que nāo visitou ainda, te convido a imergir em toda essa história, pois quando vieres a Malta você irá ter a mesma sensação e prazer em contemplar a história. E entender também por que Malta é uma segunda Roma.

Ahh, Malta! Tāo pequena em tamanho mas tāo grande em marcos históricos. Se engana aquele que acha que virá à ilha apenas para um cursinho de inglês ou apenas para conhecer mais um país por aí.

Mas te garanto, por paixão a minha profissão de turismo receptivo e expat local, Malta tem algo que é inexplicável. E por mais que tentamos explicar não conseguimos, tem que ser vivido.

Então espero que tenham curtido o artigo, caso queiram saber mais podem deixar seus comentários. E se você já visitou e teve alguma experiência compartilhe nos comentários também, será maravilhoso trocar mais experiências com vocês.

Abraços!

Cliquem aqui para mais textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Bruna Maier

Bruna Maier

Bruna Maier é uma mulher de força e determinação, mãe solo de três filhos e residente em Malta há mais de uma década. Ela é uma empreendedora de sucesso e fundadora da UBM Travel by Bruna Maier, a única agência de turismo brasileira licenciada pela MTA e Cadastur, atuando como representante oficial para visitas a Malta. Reconhecida pela sua expertise na indústria de turismo e intercâmbio, Bruna se destaca no mercado por sua dedicação e paixão por oferecer experiências únicas aos seus clientes. Insta @Brunamaiermalta Além de ser uma referência no turismo, Bruna desempenha papéis múltiplos como consultora, mentora, coach e terapeuta sistêmica. Sua missão é ajudar as pessoas a descobrirem seu potencial máximo, enfrentarem desafios e transformarem suas vidas pessoais e profissionais. Com uma carreira sólida e experiência adquirida em quatro continentes, Bruna oferece um serviço personalizado e de alta qualidade, focado no sucesso e bem-estar de seus clientes. Suas abordagens inovadoras e empáticas garantem que cada pessoa que se conecta com ela tenha uma jornada enriquecedora e inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

two × 2 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.