Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mitos e Verdades sobre os alemães

Última atualização do post:

Mitos e verdades sobre os Alemães

Os alemães, são um povo com uma grande fama – e nem sempre muito boa – no mundo inteiro. Como uma expatriada, morando na Alemanha, pude ver de perto as diferenças entre essa fama e a realidade. Tratarei aqui então de mitos e verdades – na minha visão, claro – em relação aos alemães.

Os alemães são extremamente pontuais

Mito

Quando estava me preparando para vir para a Alemanha, sempre que contava em qual pais eu iria morar, muitas pessoas me falavam sobre a pontualidade alemã. Sempre ouvi que “pontualidade britânica” significava marcar um compromisso às 14h e chegar exatamente às 14h. Já em relação à “pontualidade alemã”, marcar um compromisso às 14h significava chegar 10 minutos antes. Contrapondo com a “pontualidade brasileira”, na qual marcar 14h consiste em chegar às 15h. 

Mas será que realmente é assim?

Após chegar na Alemanha, comecei a notar um forte atraso nos transportes públicos. Pelo menos na minha cidade e em outras cidades que já visitei, os trens costumam se atrasar com frequência. Já cheguei a pegar um atraso de 1 hora e meia voltando da faculdade (o que foi potencializado por ser noite e inverno).

Além disso, notei também que as pessoas não são tão rígidas, quanto a horários, tendo conhecido alguns alemães bem atrasados até. Entretanto, para eventos e horário de trabalho a pontualidade é bem mais rígida.

Os alemães são um povo frio e rabugento

Mito

A maior (má) fama alemã, acredito, que seja a frieza. Os alemães já são motivo de piada por causa da sua frieza e falta de humor. Confesso que, quando estava planejando vir para cá, fiquei insegura em pensar que moraria em um pais somente com pessoas muito frias e nada amigáveis. 

No entanto, essa fama alemã foi a que mais me surpreendeu – e de forma positiva. Claro, que isso depende muito da região e de experiência pessoal, mas a minha, me mostrou os alemães como pessoas extremamente simpáticas, e bem humoradas. Lógico que existem exceções. Da mesma forma que há brasileiros mal-humorados, há também na Alemanha.

No Carnaval daqui, por exemplo, – sim! Na Alemanha, também tem Carnaval – as pessoas costumam se fantasiar de forma bem divertida, e, nas ruas, passam carros alegóricos, que jogam doces para os expectadores.

Pessoas fantasiadas no desfile de carnaval em Aachen, 2020 – Arquivo Pessoal

Os alemães são muito eficientes

Verdade

Os alemães, também são donos de uma fama de eficientes e trabalhadores ferrenhos. Não é a toa que a Alemanha tem a fama de ser um país onde (quase) tudo funciona bem.  

Inclusive no supermercado, por exemplo, a hora do caixa é temida por estrangeiros. Os caixas do supermercados são eficientes até demais. Você coloca as suas compras na esteira e os caixas já vão passando na “velocidade da luz” as suas compras. Nessa hora, você precisa fazer um malabarismo, entre colocar as compras na esteira, depois colocar no carrinho ou na sua sacola  e, por fim, pagar tudo. Se você demorar muito, já recebe olhares furiosos, tanto do caixa quanto de pessoas na fila. 

Os alemães são loucos por cerveja

Verdade

Os alemães realmente amam cerveja, principalmente a cerveja alemã. E, na minha opinião, a cerveja alemã é realmente muito saborosa. Isso pode ter algo a ver com a lei de pureza alemã ou “Reinheitsgebot“, a qual determina, que uma bebida só pode levar a denominação de “cerveja”, caso ela contenha somente 4 ingredientes (lúpulo, levedura, malte e água).

Além disso, o preço da cerveja aqui é extremamente baixo, o que pode influenciar pela preferência nacional.

É muito comum, no final do dia, principalmente no verão, você ver alemães andando com garrafas de cerveja na mão (aqui beber ao ar livre é permitido) ou, se dirigindo a um bar, para tomar cerveja com os amigos.

Eifeler Landbier – Cerveja da Região do Eifel – Arquivo Pessoal

Na Alemanha é tabu falar de Nazismo e do Hitler

Mito

Sempre ouvi falar, que os alemães morrem de vergonha de seu passado recente, e que falar com um alemão sobre nazismo e Hitler, era uma gafe muito feia. Chegando aqui percebi que isso não passa de um mito, na maioria dos casos.

Já ouvi muitos alemães conversaram sobre a guerra e, até mesmo, fazer piadas com Hitler (você vê isso mais entre jovens). Então, pode-se dizer, que esse assunto, não pode ser considerado como um tabu e, caso você queira conversar com um alemão sobre essa época, a maioria deles não vai se sentir ofendido ou se negar a falar com você. 

Mas cuidado: aqui acho que é bom lembrar, que temas mais sensíveis como esse, podem não ser aceitos por todos. Então, a dica é sempre ir “sentindo a conversa”, para que ninguém saia ofendido. Isso vale para qualquer estrangeiro que você conheça, e não somente os alemães. 

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Kathlyn

Kathlyn

Oi! Eu sou a Kathlyn! Casada e natural de Porto Alegre, advogada e ex "concurseira". Moro desde julho de 2017 na Alemanha e faço um LL.M na Faculdade de Colônia, desde Outubro de 2019. Morei também durante um ano na França, através de um programa de intercâmbio durante minha graduação no Brasil. Amo viajar e conhecer lugares e culturas novas. Adoro ler e fotografia. Tenho um perfil no Instagram, no qual mostro meu dia a dia e curiosidades.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

nine − 6 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.