Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mudar de ares na Croácia: como vim parar aqui

Última atualização do post:

Croácia
Centro de Split. Arquivo pessoal.

Uma mudança de vida é sempre um momento de grandes expectativas e desafios para qualquer um. Seja uma mudança de cidade ou país, sair da sua zona de conforto é sempre um desafio em qualquer circunstância. E quando a mudança te pega de surpresa, o que acontece? Mudar de ares na Croácia, será possível?

Bem, nunca imaginei na minha vida vir morar na Croácia. Na verdade, sempre tive o grande sonho de conhecer a Inglaterra, passear pelas terras dos Beatles e Oasis, e tirar umas fotos em Londres e Abbey Road. Acredita que até hoje nunca fiz isso?

Vista da praia de Bol, ilha de Brac. Arquivo pessoal.

Os sonhos mudam a todo o momento!

Sim, somos do tamanho de nossos sonhos. Sempre acreditei nisso! E desde pequena queria mudar de país, ou ao menos viajar o mundo e conhecer grande parte dele. E isso foi possível em 2009, quando comecei a trabalhar em navios de cruzeiro e viajei por mais de 50 países, ganhando prá isso! Não fiquei rica, mas consegui guardar alguma coisa por quase cinco anos .

Porém, o que mais me acrescentou foi a experiência de vida! Tenho lembranças maravilhosas de excursões fantásticas, de passeios incríveis e pessoas maravilhosas que cruzei por esse mundo afora. Aprendi com cada queda, com cada frustração e surpresas inesperadas ao longo do caminho, porque mudanças nos trazem resultados positivos e também negativos.

Mudar de ares: uma vida nova na Croácia

Conheci meu marido croata no navio, e decidimos nos casar e morar aqui em 2012. Vim de visita e me encantei pelo lugar. Entretanto, cheguei num mês frio de inverno, o que para mim foi bem complicado, pois me sentia como um leão que estava vivendo na Sibéria!

Split, Croácia. Arquivo pessoal.

Mas aos poucos fui me adaptando ao clima e às pessoas, fui conhecendo mais e mais sobre a cultura e costumes locais, hábitos e rotinas, a língua e modos de viver. Comecei a estudar croata, um desafio pra mim pois não me imaginava tendo que aprender mais uma língua estrangeira.

Estudei por uns 10 meses e senti que poderia me virar sozinha sem o curso. Gosto muito de conversar com as pessoas e para mim, essa é a melhor forma de se aprender sobre o local em que se está. Eu moro em Split, cidade do litoral do país e da região da Dalmácia, e aqui as pessoas possuem um dialeto um pouco diferenciado do padrão falado na capital, Zagreb.

Mesmo assim, eu buscava colocar em prática o que havia aprendido no curso formal com o que eu ouvia nas ruas e de vizinhos de onde eu morava. Era bastante interessante e desafiador ao mesmo tempo tentar se comunicar numa língua diferente de todas que eu já havia escutado antes. Uma mistura de russo com polonês que por vezes não fazia sentido algum, mas que eu ia pouco a pouco me acostumando.

Os primeiros anos na Croácia

Eu já vivo aqui há quase 9 anos, e confesso que os primeiros três anos foram bem complicados. Eu procurava me integrar na nova realidade, já que a casa em que vivíamos era gigante e eu passava muito tempo sozinha. No entanto, durante o verão era sempre prazeroso, pois era praia e caminhadas o dia inteiro!

Praia de Rogoznica, litoral croata. Arquivo pessoal.

É como se fossem dois países distintos por conta da época do ano, e até hoje eu ainda sinto essa grande diferença principalmente quando o inverno começa a se aproximar. No início era difícil entender como eu ficaria quase 7 meses sem pisar na praia, sem entrar no mar… Sempre achei isso estranho quando via na TV ou filmes, mas sentir isso na pele e na vida real era algo extremamente novo pra mim.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Debora

Debora

Sou Debora, carioca de Niterói e moro na Croácia. Trabalho como produtora de conteúdo e redatora em redes sociais, sites e blogs. Sou também professora de línguas (inglês e português para estrangeiros) e tradutora EN-PT). Antes dessa mudança total em minha vida de expatriada, trabalhei como professora de inglês em diversas escolas de línguas no Brasil e também em empresas com a Petrobras e Vale do Rio Doce. Fui recepcionista bilíngue em eventos voltados a plataformas de petróleo e gás. Viajei o mundo e conheci os 5 continentes e mais de 60 países, a bordo de navios de cruzeiro da empresa Royal Caribbean, onde era recreadora infantil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + twelve =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.