Me lembro como se fosse hoje quando percebi que não amava a minha profissão, sou formada em Geografia pela Unesp de Rio Claro/SP, vim de família simples e só consegui passar na Universidade Pública porque vendi muitas trufas para pagar o cursinho pré-vestibular.
Foram tempos extremamente difíceis, quando ingressei na universidade eu vivia entre três cidades, morava em Campinas/SP, trabalhava em Americana/SP e estudava em Rio Claro/SP, totalizando 180 km percorridos diariamente.
Como você pode ver não foi fácil ingressar na faculdade e muito menos me formar tendo que arcar com todas as despesas sozinha, para no final perceber que queria abandonar TUDO!
Sim! Eu abandonei tudo, abandonei minha carreira como Geógrafa tendo trabalhado por dez anos em grandes empresas como Petrobras, Embrapa, entre outras.
No meu último emprego morei em São Paulo capital, acordava às 04h30 da manhã para chegar no trabalho às 08h00, minha vida se resumia a trabalhar, trabalhar e trabalhar.
Percebi que estava triste e não via mais propósito naquilo que fazia, trabalhava totalmente no modo automático, foi então que resolvi morar por alguns meses em Toronto, Canadá, eu precisava ressignificar a minha vida.
E foi assim que tudo começou, abandonei minha carreira para começar do absoluto zero sem saber o que ia fazer.
Depois que voltei para o Brasil resolvi empreender e trabalhar com aquilo que realmente fazia meus olhos brilharem e hoje já fazem quase cinco anos que mergulhei no mundo do empreendedorismo, por isso acredito que as minhas dicas possam te ajudar na sua caminhada, vamos lá?!
1° Faça uma reserva financeira antes da mudança
Seja para empreender ou mesmo uma mudança de emprego, você nunca sabe o dia de amanhã. Quando começamos algo novo precisamos ter o mínimo de segurança que daqui um mês não nos faltará o necessário, por isso, planeje todos os detalhes do que precisará.
Uma vez ouvi uma frase do Vilfredo Schurmann, o brasileiro que junto da sua família foram os primeiros a circunavegar o mundo em um veleiro:
“O primeiro passo para uma grande viagem é você marcar a data de saída.”
Ou seja, tenha bem claro quando você deseja a sua transição de carreira, defina uma data e se possível faça seu planejamento financeiro.
2° Investigue essa nova área com profundidade
Busque profissionais que já trabalham na área, tente descobrir como funciona a rotina, os maiores desafios e prazeres.
Às vezes criamos um mar de flores na nossa mente e a realidade é bem outra.
Caso você não conheça ninguém da área vou te contar uma atitude que tive que me fez economizar 30 mil reais.
Quando eu comecei o meu negócio coloquei na minha cabeça que precisava desenvolver um aplicativo para celular, mas o investimento naquela época era a partir de R$30 mil reais e eu não tinha esse dinheiro.
Foi então que assisti a palestra do Diego Simon, CEO da primeira Startup brasileira a valer um bilhão de reais, ele era o “mestre dos magos” dos aplicativos.
Mas como eu conseguiria uma conversa com ele? Não o conhecia, não tinha amigos em comum, absolutamente nada me aproximava dele.
Resolvi então buscar o nome dele no perfil do Linkedin e para minha surpresa qual foi o primeiro perfil que apareceu? O dele!
Eu não tinha nada a perder, enviei uma mensagem pelo aplicativo contando que faziam três meses que eu estava empreendendo, que estava com muitas ideias e ao mesmo tempo com muito medo e desde o dia da palestra em Campinas/SP eu queria falar com ele, mas não sabia como. Por isso estava o chamando por essa rede social, para tentar meia hora de conversa no que ele pudesse me orientar sobre esse mundo de aplicativos.
Quando cliquei no botão enviar pensei:
“- Rachila, você é doida! Você acha mesmo que o CEO da empresa que vale 1 bilhão de reais irá te responder?!
Pois é minha cara leitora, quando duvidamos do universo, ele responde em menos de 24 horas rs.
O CEO me respondeu dizendo que com certeza me receberia no seu escritório em São Paulo/SP e que seria um prazer poder me ajudar.
Eu esperava meia hora do tempo dele e ele ficou uma hora inteira, me entregando dezenas de dicas. Foi a hora mais valiosa da minha vida e que me fez economizar esse pequeno montante de 30 mil reais.
Ou seja, não tenha medo de pesquisar sobre essa nova profissão, de perguntar para desconhecidos, existe muita gente disposta a ajudar no nosso planeta!
3° Pergunte para amigos o que eles acham dessa mudança
Ninguém melhor que os nossos próprios amigos para nos mostrar aquilo que é óbvio para todos menos para a gente. Compartilhe sua ideia com eles, pergunte o que acham, se ainda tiver dúvidas se possui perfil para essa nova carreira, pode ter certeza que seus amigos te entregarão essa resposta.
4° Invista na sua capacitação
Independente da sua idade, NUNCA é tarde para voltar a estudar. Lembre-se sempre você está entrando em algo completamente novo, a capacitação é o que te dará a segurança necessária para trabalhar seus medos e inseguranças.
Mas cuidado com a “obesidade mental”, ouvi esse termo uma vez e nunca mais esqueci, ele nos indica profissionais que estudam, estudam e estudam e nunca se sentem prontos, sempre acreditam que precisam de algo mais para estarem totalmente habilitados e preparados para essa nova profissão.
Você só estará preparada quando unir duas palavras: Conhecimento + Ação!
5° Liste os pontos que te conectam com essa profissão
Essa é uma hora fundamental, analise suas habilidades, veja se o seu perfil comportamental se encaixa com essa nova carreira.
Por mais simples que pareça essa quinta dica, pode ter certeza que é uma das mais difíceis, o momento de olhar para dentro, de reconhecer seus pontos fortes e fracos e associá-los a essa profissão.
Se necessário busque a ajuda de um profissional para essa análise pois muitas vezes gostamos de nos sabotar.
E por fim quero deixar uma frase que utilizo como um mantra na minha vida e espero que ela te ajude tanto quanto me ajudou:
“Se der medo, vai com medo mesmo”
Desejo todo o sucesso desse universo para você que tem a coragem de MUDAR. Poucas são as pessoas que acreditam no seu próprio potencial e espero que você esteja nessa pequena estatística.
Me conte nos comentários se já começou a fazer uma dessas cinco dicas para mudar de carreira…
Com carinho,
Rachila Macedo
Diretora da Deixa Comigo
Olá, meu nome é Rachila, sou campineira, casada e com duas filhas pets.
Sou formada em Geografia e trabalhei por 10 anos na área, mas descobri que tenho uma paixão pelo empreendedorismo.
Abri minha empresa em maio de 2017 para trabalhar como Assistente Pessoal e Virtual e hoje me especializei no atendimento para brasileiros expatriados, ofereço toda a parte de:
Legalização de documentos em consulados;
Emissão de certidões de nascimento, casamento…;
Emissão de documentos acadêmicos;
Traduções juramentadas;
Apostilamento de Haia;
Entre outros serviços…
Aqui no blog compartilho tudo que você deve fazer com seus documentos antes e durante sua viagem. para facilitar ao máximo a sua mudança!
Conheça um pouco do meu trabalho na minha página do Instagram: https://www.instagram.com/deixacomigooficial/, ficarei muito feliz em te ajudar!!
Respostas de 2