Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nada mais é como era antes!

Última atualização do post:

Expatriada na Australia
Foto por Andrea Piacquadio

A história é longa até chegar na Austrália. Tudo começou na minha adolescência, quando fui morar com a minha família na França por três anos. Com quatorze anos tive minha primeira experiência morando fora do Brasil e sendo expatriada. De repente, eu me vi tendo que ir pra escola num lugar onde eu não conhecia ninguém e não falava a língua nativa. Pra piorar, a França tinha acabado de ganhar a Copa do Mundo de 3 x 0 do Brasil.

Me lembro como se fosse ontem, outras crianças tirando sarro de mim, por conta disso e eu sem saber falar nem uma frase em francês.

Assim começa minha vida de expatriada. De lá para cá, nada é mais como era antes.

Lá vou eu de intercâmbio

Assim que eu terminei a faculdade, resolvi fazer um intercâmbio no Canadá. A intenção era de aprender inglês e conhecer um pouco da cultura canadense. Gostei tanto da experiência que o que era pra durar seis meses acabou durando dois anos e meio.

De novo, eu me vi completamente transformada.  Foi uma experiência incrível! Aprendi muito sobre mim mesma e mais uma vez eu não conseguia me ver voltando para minha vida de antes. A pessoa que eu era já não existia mais.

Whistler Mountain, BC, Canada – Arquivo pessoal

Posso dizer que o começo não foi fácil ser expatriada. Foi um processo de adaptação, onde eu aprendi muito, me adaptei e me transformei numa versão melhor do que o que eu era antes. Esses anos morando fora, me transformaram completamente. A verdade é que a readaptação ao Brasil, pra mim foi muito mais difícil, do que a adaptação num país estrangeiro, pois eu já não era a mesma pessoa de antes e, também não me encaixava mais naquela realidade.


Desde então eu soube que eu queria morar em outros países e reviver essa experiência maravilhosa de mergulhar de cabeça em outro mundo.

Ser expatriada na Austrália, país que escolhi

Agora, já faz dez anos que moro na Austrália, conheci meu marido (australiano) durante o tempo em que morei no Canadá e nos mudamos pra cá juntos. Temos dois filhos que nasceram aqui e eu amo o país que escolhi pra viver.

Foto da familia em frente ao “Spirit of Tasmania” minutos antes de embarcarmos para o nosso mais novo destino (Tasmania – Australia) – Arquivo pessoal

Cada uma dessas experiências, contribuiu pra quem eu sou hoje e com certeza me ajudaram a ser mais tolerante, mais adaptável e mais corajosa. Aprendi muito sobre mim mesma e, descobri que sou mais forte do que pensava. Aprendi que o meu trabalho, ou as minhas origens não me definem como pessoa e que eu tenho o poder de escolher quem eu quero ser.

Para mim, o mais interessante dessa vida como expatriada é que não importa quantos anos se passem, eu sinto que estou sempre aprendendo. Muitas vezes sinto como se tivesse morado aqui a vida toda e, outras vezes, sinto como se tivesse acabado de sair do meu país de origem.

Contudo, a minha vida agora é aqui, mas muitas das minhas referências ainda são do Brasil e sempre serão, pois são parte de quem eu sou. Muitas vezes a minha sensação é de pertencer a dois lugares e ao mesmo tempo não pertencer a lugar nenhum.

Para mais textos sobre a Oceania, clique aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Leandra

Leandra

Olá, meu nome é Leandra! Sou casada e tenho dois meninos. Já morei na Europa, Canadá e atualmente - desde 2010 - moro na Austrália. Fui educadora infantil por alguns anos e amo aprender sobre o desenvolvimento infantil. Adoro viajar e conhecer novas culturas. Estou muito feliz de poder compartilhar a minha experiência como mãe e expatriada. Tenho um perfil no Instagram junto com a minha irmã, que também mora aqui, e lá compartilhamos um pouco da maternidade e nossa vida na Austrália. @irmaesnaustralia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

three × 1 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.