Não venha para a Alemanha! Calma vou explicar. Eu sou uma pessoa que não vou iludir ninguém que deseja mudar para a Alemanha, mesmo eu gostando muito daqui e sempre falando das oportunidades que a Alemanha tem a oferecer.
Mas existem certos pontos que precisam ser encarados de frente quando uma pessoa pensa em imigrar. Por isso não dá pra ver a vida no exterior como os alemães diriam: “durch die rosarote Brille sehen” – significado: ver tudo de um jeito muito positivo e ter uma visão irreal do mundo. Nesse caso uma visão irreal da vida no exterior e na Alemanha.
Então vamos a alguns pontos importantes que você deverá levar em consideração e se planejar antes de mudar de país.
Ter reserva financeira
Ter uma reserva financeira é muito importante, pois você nunca sabe o que pode acontecer. Até mesmo se você já vem com um contrato de trabalho. Pois na verdade, você não sabe como realmente será esse trabalho e se vai gostar. E caso não goste e deseje voltar ou queira procurar algo novo, já tem uma reserva pra te ajudar nessa hora.
Saber lidar com as saudades
Se você for um tipo de pessoa que precisa da sua família perto de você, gosta de visitar eles todo tempo, a casa sempre está cheia e não consegue imaginar ficar longe? Então não venha para a Alemanha, pois você vai sentir muita falta disso e se você não souber lidar com essa saudade, não vai se sentir bem no país. Tenha em mente que a saudade será algo que vai sempre te acompanhar.
Terá que começar do zero
Quando digo isso, digo realmente começar do zero. Pois se no seu país você era alguém, aqui você não será ninguém. Porque ninguém te conhece aqui. Ninguém sabe como você trabalha. Ninguém sabe das suas capacidades. Você vai ter que encontrar seu espaço.
Vai até mesmo fazer um trabalho fora da sua área. E se encontrar um trabalho na sua área não pense que mesmo tendo experiência isso será o suficiente. Muitas pessoas aqui principalmente os imigrantes precisam saber que vão ganhar bem menos que o alemão mesmo estando na mesma posição.
Terá que aprender o idioma alemão
Vai querer aprender o alemão, ou achas que só o inglês é o suficiente? Na verdade vai ter que aprender sim, principalmente se tem vontade de crescer profissionalmente. E claro, para se adaptar também. Porque mesmo os alemães falando o inglês isso não significa que eles vão querer todo tempo conversar com você no inglês. Então aprenda para se sentir integrada e poder conversar com os professores do seus filhos na escola, caso tenha filhos.
Achas que vai ganhar muito e trabalhar pouco
Na verdade você talvez trabalhe até mais que no Brasil e não vai ganhar muito. A diferença é que aqui, mesmo as vezes ganhando pouco, é possível usufruir de muitas coisas boas na Alemanha. Por isso não venha com essa intenção de querer trabalhar pouco. Aliás os alemães trabalham muito.
Não sabe fazer nada sozinho
Se você é uma pessoa que não sabe fazer nada sozinho, então não venha para a Alemanha. Aqui não é como no Brasil que você sempre tem ajuda de alguém. Você pode até ter uma ajuda, mas vai ter que pagar. E os serviços aqui não são baratos como no Brasil e até encontrar alguém bom, vai demorar. Os alemães fazem tudo sozinho, por exemplo: montar seu próprio guarda roupa, cortar a grama do jardim, fazer as unhas, pintar o cabelo e muito mais.
Tem medo de mudanças
Mudanças são assustadoras mesmo, e mais ainda para um país onde você não conhece. Se você não gosta de mudanças, prefere ter tudo do jeito que você tem e conhece, então é melhor não vir para a Alemanha.
Pois aqui tudo vai ser novo: a cultura, as pessoas, o idioma, trabalho, escolas e seu dia a dia. Você vai ter que se reorganizar em tudo, ou melhor dizer mudar tudo o que você estava acostumada.
Então pare e pense nisso tudo. Veja como realmente é a vida de imigrante. Nem sempre é um mar de rosas. E se não parar para pensar, a vida no exterior pode ser bem devastador.
Caminho certo
Mesmo com esses desafios e dificuldades, se você está a procura de uma qualidade de vida melhor e com segurança, então venha para a Alemanha. Tenho certeza que a Alemanha pode ser o caminho certo para você nessa vida de expatriação. Eu já vivo aqui há mais de 18 anos, e me sinto muito feliz. A Alemanha já é minha casa.
E caso você precise de um auxílio na sua nova vida na Alemanha ou tem dúvida se o país seria o ideal para você e sua família! Vem tirar essas dúvidas através de uma consultoria comigo. Na minha consultoria Jornada Alemanha tiro todas as dúvidas que a pessoa tem sobre viver na Alemanha.
A consultoria é um guia da cultura alemã. Você vai saber tudo sobre a vida no país como os costumes, cidades para morar, sistema de saúde e muito mais. Tudo o que uma pessoa precisa saber antes de mudar para a Alemanha.
Caso você queira saber mais e ver fotos do Alemanha, pode me acompanhar nas redes sociais abaixo. E te vejo no próximo artigo.
Até logo.
Sou a Khênnia, moro na Alemanha há mais de 20 anos. Trabalhei em diversas áreas de moda, turismo e administração. Por viver há tanto tempo na Alemanha que já considero minha casa e saber dos desafios de imigrar para um novo país, ofereço Consultoria de Realocação para quem está vindo morar na Alemanha ou simplesmente esta buscando mais informações sobre o país. Compartilho aqui tudo sobre a vida na Alemanha. Caso precise de um auxílio, entre em contato comigo. https://linktr.ee/guiamunich.consultoria