Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Natal e Ano Novo em Malta

Última atualização do post:

Natal e Ano Novo em Malta
Natal e Ano Novo em Malta

Vamos conhecer um pouco da cultura e tradição do Natal e Ano Novo em Malta?

A preparação natalina em Malta é levada super a sério, assim como cada vilarejo decora suas ruas, também já podemos sentir as lojas entrando no clima.

O que fazer e onde visitar

Aconselho a passear pelas ruas de Valleta, ver a decoração natalina e também a feira de Natal já logo na entrada de Valetta. Também contamos com uma feira dos artesãos locais no Tal Qali, super animada e a criançada adora.

E temos a recém criada, por conta do covid, a “Mágica Trilha Iluminada”, que acontece na floresta da casa de verão do presidente de Malta. Encanta a todas as idades.

Para mais sobre o que fazer em Malta com shows, eventos e lugares para visitar nesta época eu indico este site: Showshappening.com

E como são os dias 24 e 25 de dezembro

Por ser um país super católico a missa é de suma importância, assim como a reunião em família.

O dia 24 geralmente fica por conta de algum coquetel ou encontros entre amigos, ou apenas entre a própria família (sem a parentela). Já o dia 25 é celebrado com um almoço entre família (parentela).

Quando menciono família são os cinco tios com as esposas, os primos e os filhos e assim sucessivamente haha! Casa cheia e os avós presentes, sendo assim o dia 25 é mais importante que o dia 24 de dezembro.

O “Box Day”

O dia 26 não é feriado nacional seguindo o calendário britânico, porém é comemorado como o conhecido Box Day (dia de fazer caridade e ajudar o próximo), segue o link da pagina do Facebook, para ver a maior organização do país em fundos para caridades, conhecido como: L-Istrina.

A ida a ilha Gozo, como forma de ir pro interior, também esta entre a lista do que fazer durante o período festivo, os hotéis fazem parte desta lista igualmente.

Já os estrangeiros tentam se reunir em suas pequenas comunidades, ou até mesmo em clubs para as festas após o jantar do dia 24. Salvos os que aproveitam também para viajar à países próximos a Malta para aproveitar o período de férias escolares e feriados.

Mas lembrando que após a blakfriday promoções irão acontecer apenas em janeiro do próximo ano 🙂

E o Ano Novo como é?

Haaa, essa parte é a mais curiosa pra mim, agora já me acostumei, mas no início foi difícil. Por estar frio, com vento e por muitas vezes os dias serem chuvosos, todos optam por roupas escuras e quentinhas. Então não tem a mesma mágica que nós do Brasil entre branco, amarelo e etc…

Aqui geralmente não passam entre família, já são só os casais por exemplo, e deixam seus filhos em casa. Isso por que os hotéis tem festas de gala para a virada de ano, com DJ’s super tops animando a entrada do ANO NOVO.

Ano Novo antes e depois do COVID

Em anos pré-covid a festa acontecia para o público na capital maltesa em Valletta, com show ao vivo e fogos de artifícios. E a festa de 2020/2021 foi totalmente televisionada e o evento aconteceu em um belíssimo forte aqui em Malta (segue a foto abaixo).

Natal e Ano Novo em Malta
G7 evento em Malta – NYE 2021. Fotos by Canvas Premium

E também no ano de 2020/2021 foi muito atípico, e cheio de medidas protetivas e regras. Já a expectativa para o ano de 2022 esta causando ansiedade.

Os hotéis já estão publicitando os seus jantares entre família ou as festas de gala, assim como algumas pessoas irão optar por estar em suas residências reduzindo o contato.

Porém, para os que gostam de participar de show, este ano está previsto a festa na capital maltesa com shows de bandas e DJ’s locais, assim como também os fogos e artifícios. Segue o site para maiores informações: Maltainfoguide

Claro que o evento será diferente do da foto postada abaixo, mas você pode ter uma ideia de como seria. E o governo irá tomar as medidas protetivas do COVID.

Natal e Ano Novo em Malta
NYE 2018 – News Malta. Fotos by Canvas Premium.

Comidas e tradições

Falamos tanto de festa não é? Mas agora vou falar sobre comida e algumas tradições do Natal e Ano Novo aqui em Malta.

Super curioso, durante a fase ainda natalina, e super comum as crianças plantarem “GULBIENA”, que é uma espécie de planta. Os malteses usavam isso na história para decoração natalina e também para fazer o presépio, onde o menino Jesus ficou. Não se sabe ao certo o porquê esta tradição iniciou e como, porém todos os anos é comum as igrejas utilizarem na decoração, assim como a criança na escola.

Já a questão de pratos típicos… Gente pra mim Bruna, hahaha, Natal combina com DOCE! E o maltes adora as sobremesas como o famoso e tradicional Oudina tal-Milied (pudim de Natal) e o super popular nesta época o Tal-ghasel (anel doce de mel). Também não poderia deixar de mencionar o tradicional torrone de Natal, as famílias adoram fazer, decorar e também serve como um mimo/presente paras os professores e entes queridos. E o vinho gente?! Mulled Wine é o vinho quente local, uma delícia, nas feirinhas já mencionadas aqui neste artigo é possível encontrar.

Teríamos muito mais para falar sobre as comidas típicas locais, porém separei as mais populares e super fáceis de encontrar.

Você esta planejando vir a Malta nesta época? Então sigam as dicas 🙂 e aproveite a magia natalina!

Beijos!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Bruna Maier

Bruna Maier

Bruna Maier é uma mulher de força e determinação, mãe solo de três filhos e residente em Malta há mais de uma década. Ela é uma empreendedora de sucesso e fundadora da UBM Travel by Bruna Maier, a única agência de turismo brasileira licenciada pela MTA e Cadastur, atuando como representante oficial para visitas a Malta. Reconhecida pela sua expertise na indústria de turismo e intercâmbio, Bruna se destaca no mercado por sua dedicação e paixão por oferecer experiências únicas aos seus clientes. Insta @Brunamaiermalta Além de ser uma referência no turismo, Bruna desempenha papéis múltiplos como consultora, mentora, coach e terapeuta sistêmica. Sua missão é ajudar as pessoas a descobrirem seu potencial máximo, enfrentarem desafios e transformarem suas vidas pessoais e profissionais. Com uma carreira sólida e experiência adquirida em quatro continentes, Bruna oferece um serviço personalizado e de alta qualidade, focado no sucesso e bem-estar de seus clientes. Suas abordagens inovadoras e empáticas garantem que cada pessoa que se conecta com ela tenha uma jornada enriquecedora e inesquecível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − seventeen =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.