Mais um ano chegando ao fim, e diga-se de passagem que foi um ano que passou bem rápido! Já estamos a falar de Natal na Bélgica e tudo que gira em torno dessa data. Particularmente para mim uma época do ano bem especial.
Esse período do Natal e tudo o que envolve os festejos de fim de ano emana um ar de alegria e renovação. Gosto de entrar nas lojas e ver tudo decorado. Eu aprecio sentir a energia das pessoas e o clima de alto astral por todo lado. Até pode ser imaginação minha, mas eu sinto que é uma fase em que todos ficam mais sensíveis e bondosos.
Eu gosto de entrar nos mercados para comprar os quitutes que são feitos especialmente nessa época de Natal. Bom, acho que já deu pra vocês perceberem que eu adoro as festividades de fim de ano. Então vamos ao que realmente interessa! Vou falar um pouco como são as festividades natalinas aqui na Bélgica.
Festividades natalinas na Bélgica
O clima e as temperaturas nesta época do ano
Como vocês sabem, o Natal aqui no hemisfério norte acontece no início do inverno e isso traz uma grande sensação de aconchego. Antes de morar aqui, eu ouvia muito dizerem que Papai Noel combina com clima frio. Depois de ter passado meu primeiro Natal na Bélgica, passei a sentir a mesma coisa.
Nessa época das festas de fim de ano as temperaturas mínimas variam entre 3 e -2 graus, e as temperaturas máximas variam entre 5 e 9 graus. Mas como o clima aqui é bem úmido, a sensação térmica na maioria das vezes é mais baixa.
E pode ser que esse ano seja até um pouco mais frio. Pois em meados de novembro já tivemos manhãs com temperaturas negativas e com granizo nos gramados. Portanto, se você pensa em vir para a Bélgica nessa época do ano, traga seu casaco, touca e cachecol para poder apreciar o clima natalino de forma confortável.
Leia aqui sobre Natal em outras partes do mundo
Agora, se você sonha em passar um Natal com neve, em Bruxelas não é comum nevar, mas nas Ardennes Belgas, que é uma região mais montanhosa, você poderá apreciar aquela paisagem toda branquinha com a neve nas montanhas. Mas posso garantir que mesmo sem neve, o Natal belga tem seu charme.
Os mercados de Natal na Bélgica
Como é muito comum existirem os mercados de Natal por todos os países da Europa, aqui na Bélgica não é diferente. Eles também fazem parte da cultura das festividades de fim de ano.
E para aqueles que não sabem e possam ter uma ideia melhor deles, esses mercados são quiosques de madeira que ficam um ao lado do outro geralmente em praças famosas das cidades. E, cada quiosque (loja) é responsável pela venda de uma guloseima típica dessa época.
Mas vale dizer que aqui na Bélgica também vendem as famosas batatas fritas, os chocolates e as cervejas belgas. Todas maravilhosas e saborosas, que vale à pena experimentar em qualquer época do ano.
Alguns quiosques vendem roupas e acessórios de inverno e também ” souvenirs” os quais podem representar a cidade onde o mercado está instalado. Geralmente os mercados de Natal, aqui na Bélgica, começam a funcionar no último final de semana de novembro e vai até o primeiro final de semana que sucede o Ano Novo.
E eu recomendo muito visitarem os mercados, pois são locais para provar os ” comes e bébes” típicos e variados de cada cidade belga.
Algumas comidas típicas das festas de fim de ano
Um prato bem típico de inverno e festas de fim de ano é a raclette.
Raclette é um tipo de queijo que dá nome também ao prato. Esse queijo é derretido em um aparelho próprio e é acompanhado com carne e batatas. Há quem use como acompanhamento para os salsichões e outros embutidos, por exemplo, os presuntos. Mas a maneira mais clássica de comer este prato é colocar o queijo derretido sobre a carne e as batatas ao lado, e depois se deliciar!
Outras guloseimas típicas desta adorável época são os spéculoos (biscoitos à base de canela), os massepains (marzipans em português) – são os docinhos feitos com pasta de amêndoas, além dos vinhos quentes com especiarias que são vendidos em garrafas prontos para esquentar e saborear.
Saint Nicolas
Aqui na Bélgica, uma curiosidade é que temos o Saint Nicolas, que antecede a chegada do Papai Noel, sendo comemorado no dia 6 de dezembro. Ele é um personagem lendário, que recompensa o bom comportamento das crianças com guloseimas, sendo as mais tradicionais o spéculoos (biscoito de canela) e o chocolate no formato de Saint Nicolas.
E as comemorações natalinas em Bruxelas?
Aqui em Bruxelas, a cereja do bolo fica para a Grand Place, que é a praça principal no centro da cidade. É onde é montada a árvore de Natal que é enorme e muito bem decorada.
Todas as noites (começando no último final de semana de novembro e indo até o primeiro final de semana de janeiro), acontece o show de luzes e música. Essas luzes coloridas refletem nos edifícios centenários desta praça, acompanhadas de música, tornando o local encantador e mágico. Esse espetáculo faz encher os olhos do público de todas as idades.
Bem, finalizo este artigo deixando um convite a você leitor para que venha pelo menos uma vez na vida passar o Natal na Bélgica, tenho certeza que você vai se encantar.
Boas Festas à todos e até o próximo artigo!
Sou a Leslie, brasileira de São Paulo. Formada em Odontologia, mas deixei de atuar na área há um bom tempo. E então resolvi seguir outros caminhos e hoje sou professora de yoga. Sou casada, mãe de um menino e uma menina. Um dos meus divertimentos é viajar. Amo conhecer novas culturas, experimentar culinárias diferentes e me aventurar em novos lugares e, em família, estamos pouco a pouco desbravando a Europa de carro. Morei em Portugal e atualmente moro na Bélgica. É com imenso prazer que compartilho aqui um pouco das minhas experiências na Bélgica.
Me acompanhem também no meu Instagram @eulesliepinheiro