Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Natal no país da pura vida

Última atualização do post:

natal no país da pura vida

O final do ano chegou e junto com ele as festividades natalinas, mas sempre muito carregado de emoções e lembranças afetivas.

São muitas as lembranças dos natais que passamos em casa (no Brasil) com a família e agregados com mesa farta e muitas risadas. Mas com a imigração para o exterior precisamos nos readaptar aos novos costumes e formas de celebrar.

Pois aqui na Costa Rica somos somente eu e o marido, foi necessário se adaptar a essa nova realidade. Aos poucos fomos conhecendo as tradições de natal no país da pura vida.

País cristão

A Costa Rica é um país cristão, majoritariamente católico que tenta conservar as festividades natalinas à volta da celebração do nascimento de Jesus e da reunião familiar, independente da influência do capitalismo nessa data.

Portanto o foco total está na reunião familiar durante o mês de dezembro. É onde as famílias decoram suas casas e montam a árvore de natal. Aqui tem-se o costume de usar árvores naturais, até existe um local onde você vai e pode escolher pessoalmente sua árvore.

Por ser um país predominantemente católico, no dia 24 de dezembro as famílias costumam ir à Missa do Galo. Depois disso elas se reúnem para a ceia da noite e celebram juntos essa data.

Mas sempre tentando se manter em volta do nascimento do menino Jesus. Pois ao invés do Papai Noel trazer os presentes quem traz os presentes é o menino Jesus, já que ele nasce e é colocado no portal a meia noite.  

Leia também: Como validar seu diploma na Costa Rica?

Comidas típicas do natal  

Não existe natal sem as comidas típicas e na Costa Rica não seria diferente.

Comidas típicas temos o “tamal”. Uma comida bem antiga com origem pré-colombiana. Eu costumo resumir que se parece com uma pamonha brasileira recheada e ao invés de ser doce, o tamal é salgado.

Tamal – comida típica do Natal
Foto por Pixabay

Temos também o “queque navideño”, que é um bolo de natal com passas, amêndoas, nozes, frutas secas e rum.

Além disso, existe também uma bebida bem típica – o “rompope”. Que é uma bebida feita com ovos, leite, rum, açúcar, canela e noz-moscada.

Avenidazo

Além das tradições típicas do natal durante todo o mês de dezembro, existe também várias atividades voltadas a época natalina.

Por exemplo em San José temos o “Avenidazo” é quando oficializa a abertura da festa de natal com atividades para todas as idades. É uma forma de incentivar e promover o comércio local para a temporada de final de ano.

Leia também: Custo de vida na Costa Rica.

Festival da Luz

No municipio de San José também é promovido o “Festival de la Luz”. É tipo um carnaval com tema natalino, onde carros alegóricos (“carrozas”) desfilam pelo Paseo Colon e a Avenida Central, decorados com vários temas e com mais de 10 bandas instrumentais tocando. Toda essa festa tem um personagem principal que chama-se “Mariscal”.

Festival da Luz – San Jose
Foto por TicoTimes

Decoração do Hospital Infantil

Um outro evento importante e muito emocionante que acontece na Costa Rica é a decoração da árvore de natal do Hospital Nacional Infantil, onde as crianças hospitalizadas ajudam a decorar a árvore. Pois essa árvore tem o significado de esperança, gratidão e união para essas crianças.

Presépio

Ademais disso, tem também o presépio que encena o nascimento de Cristo, o presépio mais famoso fica em frente ao teatro nacional.

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco do natal no país da pura vida.

*Vale lembrar que esse ano tudo foi diferente por conta da situação atual que vive o mundo.

Para mais textos da autora clique aqui.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Lorena Andrade Schramm

Lorena Andrade Schramm

Lorena é soteropolitana, metade brasileira, metade israelense. Advogada por formação e pelo sonho de tornar o mundo mais justo, Líder de Yoga do Riso por amor. Decidiu morar na Costa Rica para tornar o seu sonho de ter uma vida totalmente diferente em realidade. Morou em Israel por 6 anos, onde concluiu o ensino médio e serviu ao IDF. Ama viajar, conhecer pessoas, falar muito e se expressar sem repressões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × cinco =

LEIA TAMBÉM

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.