Existe um castelo encantado no meio da floresta da Baviera, onde os contos de fadas se tornam realidade. Mais precisamente no sudoeste da região, encontra-se uma das construções mais exuberantes da Europa, cuja arquitetura inspirou inúmeras obras de ficção, dentre elas o famoso castelo da Cinderela, símbolo dos estúdios da Disney. Situado entre as cidades de Hohenschwangau e Füssen, esse palácio é destino obrigatório tanto para os amantes de castelos, quanto para os aficcionados por história.
Homenagem a um amigo
O famoso castelo bávaro foi construído pelo rei Ludovico II da Baviera, no século XIX, em homenagem ao compositor Richard Wagner, grande amigo do monarca. Rodeado por florestas, vales e rios, o castelo deveria se encontrar na “localização mais bela que alguém pode encontrar, sagrada e inacessível, um templo digno para o divino amigo que trouxe a salvação e a verdadeira benção ao mundo”, escreveu Ludovico II em uma carta a seu amigo. De fato, quem visita o fantástico cenário confirma que os arredores do castelo também fazem parte da atração.
O Rei Ludovico, o louco
Apesar de palco para essa criação magnífica, o reinado do rei Ludovico II da Baviera (Ludwig em alemão) foi permeado por muitas intrigas e obscuridades. Visto por muitos como um monarca fraco que se interessava somente por literatura, artes e óperas, o rei efetuava gastos incontáveis, o que causava indignação por parte dos outros membros do governo. Em 1886, o Rei foi declarado insano e aprisionado no castelo, ganhando assim seu “apelido”. Muitos acreditam que o rei era perseguido por um complô para lhe retirar o poder, o que culminou em sua morte por afogamento, juntamente com o psiquiatra que certificou sua loucura. As circunstâncias de sua morte permanecem até hoje em dia sem explicação.
Rota Romântica
O Castelo de Neuschwanstein faz parte de um trajeto conhecido como “Rota Romântica”, que se estende por quase 400 km, da cidade de Würzburg até Füssen. Esse trajeto é melhor aproveitado se o turista alugar um carro e ir parando nas cidadezinhas ao longo do percurso. Uma cidade que recomendo conhecer é a charmosa Rothenburg ob der Tauber. Os seus muros e a famosa torre do relógio fazem dela a cidade mais famosa da rota romântica. O percurso até o castelo é, portanto, encantador e chegando lá ainda existem estacionamentos, permitindo que você escolha entre subir a pé, com um ônibus ou de carruagem, o que faz o passeio mais pitoresco.
Curiosidades
Apesar de serem proibidas as fotos dentro do castelo, estima-se que o Castelo Neuschwanstein é o ponto turístico mais fotografado da Alemanha. Além disso, o Rei ordenou que as visitas fossem proibidas depois de sua morte, para evitar danos ao castelo. A contragosto do monarca, entretanto, o castelo é atualmente um dos locais mais visitados da Alemanha.
Portanto, se você estiver pensando em visitar a Alemanha, o Castelo Neuschwanstein, juntamente com o trajeto da rota romântica serão escolhas certeiras em seu roteiro de férias. Super recomendo!
Para mais textos da autora, clique aqui
Oi! Eu sou a Kathlyn! Casada e natural de Porto Alegre, advogada e ex “concurseira”. Moro desde julho de 2017 na Alemanha e faço um LL.M na Faculdade de Colônia, desde Outubro de 2019. Morei também durante um ano na França, através de um programa de intercâmbio durante minha graduação no Brasil. Amo viajar e conhecer lugares e culturas novas. Adoro ler e fotografia. Tenho um perfil no Instagram, no qual mostro meu dia a dia e curiosidades.