Eu me mudei para a Bélgica no meio de um outono bem cinzento. Mas quando a gente muda de país, no início tudo é novidade, e aquele tempo cinza do início, não mexeu muito comigo. Além de tudo ser novidade, havia tanta burocracia pra resolver que eu não tinha nem tempo de pensar como estava o clima.
Quando veio o inverno
Mas quando tudo começou a se resolver e a ficar mais calmo, eu comecei a ter mais tempo livre, e foi aí que eu me dei conta de onde eu realmente estava morando. Em um país com idiomas novos e com pouco sol. Nesse momento a “ficha caiu”, e os dias ensolarados começaram a me fazer falta. Como eu havia morado em Portugal (nesse artigo explico mais Porque Vim Morar na Bélgica), que é um país onde temos sol na maior parte do ano, começou até me dar vontade de voltar para Portugal, mas a vida da família toda já estava se consolidando aqui, e o que me restava era me esforçar para me adaptar. Mas confesso que não foi a coisa mais fácil do mundo essa adaptação.
E então veio o inverno. O primeiro inverno parecia não ter fim, todos os dias eram chuvosos e cinzentos, eu não tinha nem vontade de sair de casa.
Resolvi ocupar minha cabeça estudando, e então me matriculei no curso de francês, que era essencial para eu poder me comunicar e também me lançar no dia a dia e no trabalho.
Na época, comecei a fazer um curso intensivo de francês, no qual eu precisava ir vários dias da semana. E então uni o útil ao agradável, eu aprendi francês rapidamente e ainda comecei a fazer amizade. Junto com isso eu comecei a dar aulas de yoga. Assim, meus dias começaram a ficar mais ocupados. Com isso, aquele rigoroso inverno passou a fazer parte dos meus dias e foi passando naturalmente. Hoje eu até gosto dos dias mais cinzentos e frios, acho romântico.
A chegada da primavera
Quando eu menos percebi, aqueles dias longos e escuros de inverno foram terminando, as árvores secas começaram a criar vida e as primeiras flores começaram a aparecer. E de mansinho a primavera foi chegando. E que alegria foi poder presenciar cada árvore florescendo e colorindo as ruas e parques. Lembro da sensação até hoje, tanto que a primavera passou a ser uma das estações do ano muito especiais pra mim, é um encanto.
Aqui na Bélgica e em todo o hemisfério norte, a chegada da primavera acontece entre os dias 20 a 22 de março. Os dias vão ficando mais iluminados e o por do sol vai acontecendo cada dia um pouquinho mais tarde. E em conjunto com tudo isso, também é em torno da segunda semana de primavera que entra o horário de verão aqui na Europa, ajudando ainda mais a iluminar nossos dias até mais tarde. Existem aqueles que não gostam, mas eu, particularmente, aprecio demais essa fase do ano com horário de verão. Eu já gostava quando morava no Brasil, e passei a gostar ainda mais quando me mudei para a Europa.
Mas, independente de julgamentos, quando as flores começam a aparecer, quando o sol começa a iluminar mais os dias, é nítido a mudança comportamental das pessoas nas ruas. Vemos rostos mais alegres e sorridentes, parece que existe um alto astral coletivo.
As cerejeiras e as magnólias são um encanto na primavera
Aqui na Bélgica, o grande destaque da primavera são para as cerejeiras ornamentais do tipo sakurá (como são conhecidas em japonês) ou cherry blossoms (como são conhecidas em inglês), e também para as magnólias. E as minhas preferidas são as cerejeiras.
A floração das cerejeiras acontece entre fim de março até meados de abril, varia um pouquinho de ano para ano.
Existem algumas ruas e parques onde essas árvores estão mais concentradas, e quando elas terminam de florescer, é uma verdadeira explosão de cores. Aliás essas ruas viram uma exposição de arte a céu aberto. Eu digo que é uma obra de arte da natureza. As pessoas que passam por essas ruas durante a floração das cerejeiras, elas não resistem passar sem fazer no mínimo uma fotinho que seja. E para mim, todo ano é a mesma coisa, eu não me canso de fotografar e fazer vídeos de tamanha beleza.
Aqui na Bélgica, a variedade de cerejeira mais encontrada é a ” kanzan “, a qual tem uma peculiaridade impressionante, pois apresenta entre 20 a 50 pétalas por flor. Suas flores tem um tom de rosa inconfundível e formam cachos bem volumosos.
Mas também encontramos as cerejeiras brancas de forma mais isolada.
Após a floração, o tempo que as cerejeiras permanecem floridas é de no máximo três semanas, e por durar tão pouco, temos que aproveitar para contemplar o máximo essas belezuras.
Onde encontrar as cerejeiras aqui em Bruxelas
Entre meados de março e meados de abril, já começamos a ver cerejeiras por vários cantinhos de Bruxelas, mas existem as ruas e os parques onde elas se encontram em maior concentração, tais como :
- Avenue Emile Max; Avenue du Diamant e Avenue de Mai
- Parc Josaphat
- Place Saint Antoine
- Place des Bienfaiteurs
- Tour Japonaise
- Square François Riga
- Parc du Viaduc
- Val des Epinettes
Portanto se você vier para a Bélgica nessa época do ano, reserve um tempo para apreciar as cerejeiras. Será um colírio para seus olhos e um bálsamo para sua alma.
Então vou ficando por aqui e até o próximo artigo.
Sou a Leslie, brasileira de São Paulo. Formada em Odontologia, mas deixei de atuar na área há um bom tempo. E então resolvi seguir outros caminhos e hoje sou professora de yoga. Sou casada, mãe de um menino e uma menina. Um dos meus divertimentos é viajar. Amo conhecer novas culturas, experimentar culinárias diferentes e me aventurar em novos lugares e, em família, estamos pouco a pouco desbravando a Europa de carro. Morei em Portugal e atualmente moro na Bélgica. É com imenso prazer que compartilho aqui um pouco das minhas experiências na Bélgica.
Me acompanhem também no meu Instagram @eulesliepinheiro
Respostas de 3
Oii estava navegando em seu blog e encontrei diversos artigos interessante como este. visite aqui meu blog.