Se tem uma coisa que aprendi logo no primeiro verão aqui na Suécia é que tenho que aproveitar ao máximo o verão, pois ele passa rápido demais. Ou seja, quando damos conta já é setembro e estamos no outono e nos preparando para mais um inverno rigoroso.
Desvendar Estocolmo no verão
O verão é sem dúvida a melhor altura para desvendar Estocolmo, afinal depois de meses de chuva, frio, neve e escuridão, a cidade ganha cores. Portanto os suecos estão felizes e radiantes, e essa mudança deles é notória.
Mas afinal, o que fazer no verão?
Passeio de barco
Minha primeira sugestão é fazer um passeio de barco pelas águas do mar Báltico. Estocolmo tem 14 ilhas e será, sem dúvida, especial e inesquecível. O passeio dura duas horas e inclui almoço, além disso tem uma linda vista da cidade.
Skansen
Foi um dos primeiros museus de céu aberto do mundo, e também possui um zoológico. Nele você pode ver diferentes estilos de vida, de diferentes regiões da Suécia. É uma otima opção para fazer um piquenique e passar um dia em familia.
Gröna Lund
É o parque de diversão mais antigo da Suécia. Fica à beira mar, na região antiga da cidade. Ele foi inaugurado em 2013 e possui diversas atrações, entre elas, o eclipse com 160 metros de altura, montanha russa, casa do terror. No verão acontecem os festivais de música, e em outubro a maior festa de Halloween do país. Se quiser uma diversão ainda mais completa, a travessia pode ser feita de ferry, com saída de Slussen.
Midsummer, maior celebração da Suécia
Celebrar a chegada do verão (solstício de verão) é uma das melhores coisas para fazer na Suécia. É também a maior celebração do país, onde todos os suecos participam e brindam o dia mais longo do ano, regado a muita comilança, dança, cantoria e bebedeira.
Geralmente os suecos celebram os feriados na véspera, como o nosso Natal. Então, a festa acontece no Midsommarafton (a véspera do Midsommar). Em Estocolmo a maior festa acontece, no Skansen, o museo de céu aberto.
Em Gotemburgo, também há uma grande celebração no principal parque da cidade, Slattsskagen.
(Esse ano as celebraçãos foram canceladas devido ao coronavirus)
Fjäderholmarna
Os Fjaderholmarna são várias ilhas no arquipélago de Estocolmo, que estão a 20 minutos de barco saindo de Strandvägen e Slussen durante o verão. A temporada tem início no mês de junho e encerra em setembro. A ilha é um refúgio, onde a natureza prevalece, e é um destino certo para relaxar em dias de verão.
A ilha possui restaurantes, cafés, cervejarias, cultura e lazer, além de parque de diversão para crianças. Todos proporcionam uma bela vista para ser desfrutada.
Vaxholm
A ilha mais famosa de Estocolmo é considerada a capital dos arquipélagos, e possui uma antiga fortaleza aberta ao público que merece uma visita. O passeio na ilha em si é rápido, e você irá encontrar, bares, cafés e restaurantes com boa comida e vários drinks, uma excelente sugestão para um dia de calor.
O passeio dura em torno de uma hora e meia de barco, com saída de Estocolmo, e você pode aproveitar a viagem para admirar as várias ilhas no caminho.
Como pode ver, opção é o que não falta para aproveitar o verão na Suécia. Anote todas as dicas e divirta-se!
Veja outros textos da autora aqui!
Olá, sou a Evandra Carreira, brasileira, vivendo na Europa desde 2008. Foram 10 anos em Portugal, e agora estamos há 13 meses em Estocolmo, na Suécia. Esposa do português Manuel há 10 anos e 2 filhos: o Halison (26 anos) e o João (6 anos).
Serei aqui uma ajuda virtual, um apoio para outras mulheres que, assim como eu, vivem esse mundo da expatriação. No meu perfil vocês irão encontrar dicas, minhas experiências e estilo de vida, com o objetivo de ajudar famílias a serem mais felizes no seu novo país.