Mudar de casa é uma das coisas mais estressantes que você provavelmente fará, mas a perspectiva é ainda mais assustadora quando sua mudança significa mudar-se para o exterior. O que isso implica para nós? O que acontece com as amizades quando mudamos de país?
Como mencionei no meu artigo Como devo me preparar para uma mudança de país?, sabemos que uma boa empresa de mudanças nos ajudará com questões práticas, como embalar nossos pertences e mudar nossos animais de estimação. Contudo, eles não podem nos ajudar a gerenciar o custo emocional de deixar para trás familiares e amigos.
Pode parecer uma tarefa impossível, mas se você já passou por essa situação você sabe que se despedir dos familiares e amigos é um dos momentos mais difíceis quando estamos prestes a mudar de país. Mas o que acontece com as amizades quando mudamos de país?
O ditado popular – Quem não é visto, não é lembrado – é uma máxima quando se trata da nossa vida de expatriados. Portanto, a expressão serve para você reforçar seu marketing pessoal e tomar alguns cuidados antes de se mudar.
Pensando nisso, eu preparei algumas dicas para lhe ajudar a dizer adeus da melhor forma enquanto se muda para o exterior. Assim, você pode manter as amizades de longe e ter a certeza que sempre que regressar ao seu país, você e seus amigos continuem a amizades como se tivessem se visto ontem.
Divulgue as notícias pessoalmente. E o mais rápido que puder
Dizer a alguém com quem você se importa que está se mudando para o exterior não é uma tarefa fácil, mas resista à tendência de procrastinar. Quanto mais tempo os seus entes queridos e amigos tiverem para se acostumar com a ideia, mais fácil será.
Deixar para se despedir próximo do momento de uma mudança tão grande, também fará com que seus amigos se sintam desvalorizados, pois presumirão que são a última pessoa a saber.
Mais adiante, certifique-se de contar aos seus entes queridos sobre sua partida individualmente e pessoalmente. Postagens de mídia social e e-mails em massa podem facilitar a divulgação de notícias importantes para um grande grupo de pessoas ao mesmo tempo, mas esses métodos digitais são muito impessoais para um anúncio tão significativo.
O toque pessoal ajudará a aliviar a mágoa que seus entes queridos e principalmente aqueles amigos que você não vê há algum tempo podem sentir.
Escolha o tom certo
Dizer adeus aos entes queridos requer um tom equilibrado. Por um lado, é importante focar nos aspectos positivos. Lembre-se de que seus familiares e amigos querem apenas o melhor para você.
Se eles perceberem que você está feliz com sua decisão de se mudar para o exterior, eles o apoiarão. Fale com entusiasmo sobre as novas perspectivas de emprego ou algumas das vantagens de sua nova casa.
No entanto, muita positividade pode levar seus entes queridos a acreditar que você está se despedindo sem olhar para trás. Lembre-se de mencionar como você está triste por deixá-los para trás e o quanto sentirá falta da presença regular deles em sua vida.
Não deixe questões mal resolvidas
Muitas pessoas têm bagagens emocionais acerca de relacionamentos pessoais. É tentador deixar esses problemas permanecerem no passado, especialmente se você estiver se mudando para o exterior. Você provavelmente nunca mais verá essas pessoas, então por que levantar a questão?
Estudos mostram que a maioria das pessoas lida com o conflito evitando-o. No entanto, a maioria das pessoas também admite que essa estratégia nunca funciona. O ressentimento fervilha e o constrangimento e a mágoa seguem.
Enfrentar os problemas que você teve com as pessoas no passado permitirá que você lhes dê um adeus saudável e se mude para o exterior, sentindo-se emocionalmente mais leve.
Na pior das hipóteses, você alcançará o fechamento necessário para realmente deixar o problema antes da sua partida. Mas, na melhor das hipóteses, você pode descobrir que conversarem sobre seus problemas o ajudarão a recuperar parte da intimidade que costumavam compartilhar.
Faça uma festa de despedida
Depois de informar o mais rápido aos amigos da sua decisão de se mudar, comece a planejar uma festa de despedida. Pode parecer mais trabalho a ser adicionado à sua longa lista de tarefas, mas uma festa de despedida dará aos seus amigos a oportunidade de dizer um adeus final e também o ajudará a fazer uma pausa bem-vinda do estresse da mudança.
Faça uma lista de convidados com sua família para que os colegas de trabalho de seu cônjuge e os amigos importantes dos seus filhos também sejam convidados.
Como convidado de honra, você deve curtir sua festa. Portanto, certifique-se de que seja um momento descontraído. Faça uso do seu quintal, longe de suas caixas móveis. Se você não tiver espaço adequado do lado de fora, considere fazer a festa na casa de um ente querido.
Seu menu também não precisa estar no padrão ‘Masterchef’. Faça um churrasco, peça pizza ou incentive seus convidados a trazer um prato para aliviar sua carga. Evite erros comuns como encomendar um bufê e sua festa ficará livre de estresse.
Deixe claro que você não está dizendo adeus
A ascensão da era digital e passagens aéreas acessíveis significam que você realmente não precisa dizer adeus, apenas até breve. A promessa de manter contato pode ajudar a aliviar a tristeza e saudade que seus amigos podem sentir com sua mudança iminente.
Estabeleça conexões com familiares e amigos que ainda não estejam em suas listas de mídias sociais, para que você possa acompanhar a vida um do outro quando partir.
Troque detalhes do Skype ou WhatsApp para que você também possa conversar por vídeo gratuitamente. Ver e ouvir as pessoas que você ama online pode ajudá-lo a sentir menos saudades de casa enquanto se ajusta ao novo país. Assim mantemos as amizades que deixamos para trás.
E não se esqueça de organizar visitas na vida real. Quando a gente mora no exterior é sempre uma desculpa maravilhosa para um membro da família ou amigo querido tirar férias e nos fazer uma visita no novo país. Tenha sempre as portas abertas para eles!
Fazer planos para a próxima vez que vocês se encontrarem pode ajudar a tornar um pouco mais fácil aquelas dolorosas despedidas. Dizer adeus nunca é fácil, mas como você e sua família buscam oportunidades no exterior, essas dicas podem ajudá-lo a se separar de seus entes queridos e amigos mantendo sempre os laços depois que se mudarem.
Adriana Meyer é consultora em Psicologia Empresarial e Coaching Executivo. Mestrado em Ciências Sociais – MSc in Business Psychology – pela Universidade Heriot-Watt (Dubai). Trabalhou em diversos setores para organizações públicas e privadas. Contribuiu com projetos sociais para a comunidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Sua jornada como expatriada a levou a criar um programa de “Coaching para mulheres expatriadas”, ajudando nesse processo de mudança pessoal e emocional. Email: [email protected] Twitter: AdrianaMeyer11 LinkedIn: Adriana Meyer
Uma resposta