Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Desconfinamento em Portugal

Última atualização do post:

O que farei quando tudo isso passar?

Desconfinamento em Portugal, o que farei quando tudo isso passar?

O desconfinamento em Portugal aconteceu no dia 4 de maio. Mas ainda de forma bastante tímida. Por isso, aos pouquinhos as pessoas e empresas estão retomando suas rotinas e relações com o social. Mas, já há uma imensa alegria e confiança volta a tomar conta de todos nós, depois de uma quarentena que não sabíamos quanto tempo iria durar.

Por outro lado, com o desconfinamento, os planos voltaram a borbulhar e elenquei alguns lugares que planejo conhecer e passear com minha família. Acima de tudo tomando todos os cuidados e respeitando as medidas de segurança voltaremos a “vida normal”.

As estações do ano em Portugal

Cada estação começa no dia 21 e termina no dia 20 do mês seguinte. Portanto:

✔️o verão é de junho até o final de setembro; 

✔️o inverno é de dezembro à março;

✔️a primavera é de março à junho;

✔️o outono é de setembro a dezembro.

Estamos na primavera desde o dia 21 de março. Em maio as temperaturas podem alcançar os 35ª graus. Com isso as praias já começam a serem frequentada, mas de forma contida. A população, aos pouquinhos, tem sentido mais segurança para frequentar lugares ao ar livre.

Temos então, desde o desconfinamento, 18 finais de semanas quentes para curtir as altas temperaturas e muitas praias. Em suma, preparei esse mesmo total de lugares para conhecer e outros que são para quando as temperaturas começarem a cair.

A temperatura da água marítima de Portugal

A temperatura da água do mar aqui varia entre congelante, gelada e super fria.

Na super fria a gente consegue entrar, porque queremos muito um banho de mar. Brincadeiras à parte, considera-se “quente” tudo o que estiver acima dos 25 graus, o que geralmente acontece no Algarve, por isso é uma região tão badalada.

Portugal continental tem, na sua Costa Ocidental, praias viradas à Oeste e ao Sul.  As que estão viradas à Oeste são praias oceânicas, portanto com bastante ondulação e águas que, mesmo no verão, raramente atingem os 20 graus.

As que são viradas ao Sul,como por exemplo o caso da linha de Cascais e as da Serra da Arrábida, entre Sesimbra e Setúbal, por terem influência dos estuários dos rios Tejo e Sado, são um pouco mais amenas e protegidas do vento. Mas, por outro lado, as praias do Algarve viradas ao Sul são mais quentes, ultrapassando muitas vezes os 20 graus.

Desconfinamento: visitas as praias marítimas

Praia da lagoa de Albufeira – Praia de piscinas. Super parecida com uma lagoa. Perfeita para as crianças, portanto ganhou um pedacinho do meu coração.

Primeira Praia do roteiro visitada – Praia da Lagoa de Albufeira

Praia do Ribeiro do Cavalo – Fica em Sesimbra. Existe uma trilha íngrime até chegar à praia, mas que é paradisíaca. É possível ir de barco (pagando uma taxa leva 10min) ou alugar um caiaque para fazer a travessia.

Praia das Arrabidas em Setúbal.

Praia da figueirinha em Setúbal (Praia Marítima) – Tem como cenário a belíssima Serra da Arrábida. A Praia da Figueirinha é uma das mais conhecidas e procuradas da região, certamente pela tranquilidade do mar.

Segunda Praia do roteiro visitada – Praia da figueirinha em Setúbal

Praias da região de Porto Corvo – Setúbal

Porto Corvo faz parte de Sines, que faz parte de Setúbal, mas que é Alentejo e o início da Costa Vicentina. As praias ficam em Falésia. O acesso são escadinhas que descem até as praias, mas por outro lado tem pouco vento e águas calmas. Vamos ao roteiro, onde o ideal é ficar um final de semana em cada.

✔️Praia Grande;

✔️Praia dos Buizinhos;

✔️A preferida: Praia das Samoqueiras ;

✔️ A mais famosa: Praia São Torpes ;

✔️Morgavel;

✔️Canudos;

✔️Malhão;

✔️Aivados.

Praias fluviais no entorno de Lisboa

As mais desconhecidas e tranquilas , que aproveitam as águas do Tejo são:

Praia do Rosario – Moita (45 min de Lisboa)

Praia da Valada – Cartaxo (1 hora de Lisboa)

Praia Doce – Salvaterra de Magos (1 hora de Lisboa)

Conhecer as Aldeias Portuguesas

Aldeias são pequenos vilarejos charmosos, verdadeiros patrimônios históricos intactos. Portanto, ´é como voltar ao passado e rever tudo o que se manteve congelado no tempo.

📍Aldeia da mata pequena;

📍Cadaval;

📍Monsanto – Aldeia mais portuguesa de Portugal;

📍Belmonte – terra de Pedro Álvares Cabral;

📍Sortelha – tipicamente medieval;

📍Serra do Montejunto – tem moinhos intactos! 

📍A Aldeia situada entre a Ericeira e Mafra é conhecida por vários nomes. Para além de Aldeia-Museu José Franco também é habitual ser chamada de Aldeia Saloia, Aldeia Típica do Sobreiro ou mesmo Aldeia Típica de José Franco. Esta aldeia é uma das mais reconhecidas aldeias musealizadas do país.

Águas termais em Lobios na Espanha

A vila espanhola de Torneiros pode ser uma boa sugestão econômica pois, além de ser excelente região para ser visitada próximo ao inverno. Faz parte do território do Parque Natural Baixa Limia – Serra do Xurés. Conhecida por ter uma banheira de água termal, quente, a céu aberto e acima de tudo gratuita!

Nas Águas Termais de Lobios brotam águas mineromedicinais que atribuem benefícios de propriedades a combater o reumatismo e às doenças de pele. São águas bicarbonatadas, sódicas e cloretadas que emanam dos mananciais a mais de 70 graus de temperatura em uma vila termal do século XXI em partilha com jazida arqueológico do período romano. 

Por último mas não menos importante Serra da Estrela

A Serra da Estrela fica na região centro de Portugal, cerca de 300 km à Norte de Lisboa e 200 km ao Sul da cidade do Porto.

Mas, entre novembro e janeiro, época que planejo ir, é preciso acompanhar os aplicativos de meteorologia para saber exatamente quando irão cair os flocos de neve. Ficar hospedado por três dias e fazer esse roteiro por exemplo:

▪ visitar o ponto mais alto de Portugal Continental – que é a Torre;

▪ Conhecer a estância de ski;

▪ Visitar as cidades e vilarejos da região (a cidade de Guarda e as aldeias históricas do entorno da Serra da Estrela, algumas delas listei lá na parte de cima nas aldeias que quero visitar).

E você, fez seu planejamento? Por outro lado, sabemos que a retomada será lenta e gradual e se dará a partir do turismo doméstico. Então, bora lá incentivar e reanimar o turismo!

Para mais textos de Portugal clique aqui.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Kelly

Kelly

Casada há 21 anos, 39 anos, Mãe da Zoe (5 anos) e do Hiram (9 anos). Ex bancária, formada em Contabilidade, ex-sócia e proprietária da empresa Brazil Country Boots, fui por 3 anos Travell Planer na agência de viagem hm miles and tour e atualmente estou em transição de carreira em Dublin na Irlanda. Com experiência e memórias de 5 países onde morei e tenho na bagagem: Itália, Inglaterra, Austrália, Portugal e atualmente Irlanda. Venho compartilhar com vocês experiências de mãe para mãe e a vida de uma expatriada pelo mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − 8 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.