A Noruega tem uma população de cerca de 5,4 milhões de habitantes, considerada relativamente pequena, no entanto, 65% dos carros pessoais vendidos até 2021, já eram elétricos. São mais de 400 mil carros elétricos, o que faz da Noruega, o país com o maior número de carros elétricos por habitante.
Em Oslo e Bergen, as maiores cidades do país, quase todos os carros que vemos são elétricos. No transporte público, temos vários ônibus que carregam com orgulho o aviso: “Eu sou elétrico”.
Incentivos do governo
Quais os motivos que levaram tantas pessoas a trocar os carros a combustão, por elétricos?
Para incentivar as vendas o governo fez alguns ajustes como:
1) Isenção ou redução de impostos.
2) Isenção ou redução de pedágios em todas as estradas nacionais;
3) Preço gratuito ou reduzido da balsa;
4) Estacionamento grátis;
As autoridades locais decidem como oferecer esses benefícios. Sendo assim, foi estabelecida uma regra nacional que garante aos carros com emissão zero a desobrigação do pagamento de mais da metade do preço da tarifa normal. Atualmente, todas essas vantagens de redução de impostos e pedágios estão em discussão e em breve podem não mais existir.
A vantagem econômica
Mesmo com a alta do preço da energia elétrica no último ano, ter um carro elétrico ainda é sinônimo de economia no país.
A razão do crescimento das vendas de carros elétricos são as boas condições de abastecimento. Desde 2015, o estado investiu cerca de 136 milhões de coroas norueguesas em infraestrutura na rede de recarga para carros elétricos. Muitos lugares mais distantes ainda não têm postos de carregamento, mas entre Oslo, Bergen e Stavanger, por exemplo, existem carregadores em vários trechos das estradas.
Cada norueguês percorre em média 42 km por dia. Por isso, o carro elétrico pode cobrir as necessidades diárias de transporte da maioria. Por exemplo, um Ford Focus Electric tem bateria de 23kWh e custará cerca de US$ 2,35 para recarregar totalmente, percorrendo cerca 375 quilômetros.
O boom dos carros elétricos
O grande crescimento da venda dos carros elétricos na Noruega só começou em 2011, com o Nissan Leaf. E esse foi o primeiro carro elétrico que escolhemos comprar. Tivemos dois consecutivamente, apesar de existirem na época várias outras marcas. O Leaf foi o primeiro carro a atender uma necessidade maior e mais ampla, sendo considerado um carro completo.
Entre os carros mais vendidos em junho de 2021, destacam-se: Tesla Model 3: 6270; Toyota Rav4: 5316; Volkswagen ID.4: 4330; Volvo XC40: 4326; Audi e-tron: 3235; Ford Mustang Mach-E: 2718; Mercedes-Benz EQC: 2568; Nissan Leaf: 2502; Polestar 2: 2349; Skoda Enyaq: 2294.
Bom para o meio ambiente?
Um dos principais fatores na escolha do carro elétrico, é com toda a certeza a questão ambiental. As emissões de um carro elétrico dependem das fontes de eletricidade. Na Noruega, temos a sorte de sermos autossuficientes em energia renovável, principalmente a energia hidrelétrica. Isso significa que as emissões diárias de um carro elétrico são quase zero.
Apesar da produção de carros elétricos atualmente causar muita poluição, o impacto ambiental ao longo do tempo é muito menor, o que gera benefícios ao meio ambiente. Uma diferença que sinto quando caminho pela cidade é o ar, que está cada vez mais puro. Recentemente viajei para outro país na Europa e me assustei com a poluição causada pelos carros movidos a combustível. Senti a diferença na respiração já nas primeiras horas no centro dessa cidade fora da Noruega.
Curioso sobre a vida na Noruega? Então te conto mais aqui.
Nossa experiência pessoal
Recentemente compramos um novo carro elétrico com bateria de 420 quilômetros, o que significa que podemos fazer uma viagem de Bergen a Oslo (7 horas de viagem) sem precisar recarregar a bateria. Nossa economia é enorme, e temos um carregador instalado na nossa garagem.
Mas sabe o que é interessante aqui na Noruega? É que os condomínios são obrigados a ter carregadores elétricos à disposição. Aliás, fomos um dos primeiros a instalar o carregador para o carro na garagem do condomínio. Nosso vizinho que ainda não tem carro elétrico, fez questão de instalar um também, pensando no futuro. Nos últimos dias, quando olhei as garagens, notei que vários vizinhos têm os carregadores instalados. Pude concluir que mais da metade dos moradores do condomínio possui um carro elétrico, e todos estão super satisfeitos.
Carros elétricos na Europa
Nos últimos anos houve um crescimento considerável na venda de carros elétricos em toda Europa e no Reino Unido. A Noruega fica atrás apenas da Alemanha, Reino Unido e França nas vendas totais.
Os países nórdicos, como Suécia e Finlândia também apresentaram um alto crescimento nas vendas de carros elétricos no último ano.
Além disso, um outro fenômeno na Europa é o uso cada vez mais frequente de bicicletas, mais uma alternativa para zerar as emissões de gases. Dá uma olhada nesse artigo sobre a Bélgica que temos aqui no blog.
Conta pra gente aqui do diário o que você acha dos carros elétricos? E me siga no instagram para dicas diárias sobre a vida de expatriada na Noruega.
Clique aqui para mais textos da autora
Sou paranaense. Moro em Bergen, na Noruega, há doze anos com meu marido e nossa filha. Sou formada em História com especialização na área de pedagogia e na Noruega precisei começar do zero. Me surpreendi com o resultado. Hoje trabalho em uma escola municipal e no meu tempo livre, crio roteiros personalizados de viagem para Noruega.
Uma resposta
Oi, estamos pensando em ir para a Noruega em Outubro, queremos viajar pelos fiordes de carro, começando em Bergen, Hardar, Voring, Fllm, Stegastein, Sogn, Rampestreken e retornar para Bergen. Pensamos em fazer isso de carro elétrico, mas não sei muitas informações sobre carregadores ao longo da estrada. Você falou que longe de Bergen existem menos pontos, sabe como tem se dado isso? Se teria carregadores ao longo desse trajeto? Ou sites que possuem as localizações desses carregadores? Obrigado!