Tendo como base os acontecimentos atuais que estamos vivendo, venho falar sobre a organização OTAN (no inglês chamada de NATO). Pois como moradora de Bruxelas, acho de grande importância abordar esse assunto. Já que a OTAN tem sua sede em Bruxelas e além disso, nessas últimas semanas, estamos ouvindo falar da OTAN nos noticiários do mundo inteiro.
A sigla OTAN significa: Organização do Tratado do Atlântico Norte.
A criação da OTAN
Criada em 04 de abril de 1949, a OTAN teve sua primeira sede em Londres. Mas depois de um ano, em 1950, depois de uma reunião entre seus membros, que aconteceu em Nova Iorque, foi decidido estabelecer a sede em Paris. Pois a cidade tinha uma boa localização e também possuía ótimos meios de comunicação para a época. E a França então, passa a sediar a OTAN até o ano de 1966.
Em dezembro de 1966, novamente por decisão dos países membros da época, a França deixa de sediar e a Bélgica assume o papel. A cidade escolhida para a nova sede, foi Bruxelas.
Sede da OTAN em Bruxelas
Em Bruxelas, o primeiro edifício da OTAN teve sua sede na antiga comuna de Haren. As comunas podem ser comparadas aos bairros do Brasil. Atualmente o edifício localiza-se na comuna de Evere, desde maio de 2017. Quando eu cheguei aqui na Bélgica, Evere foi a primeira comuna que eu morei. Aliás tenho ótimas lembranças desse lugar. Pois eu sempre passava de bicicleta em frente ao edifício da OTAN nas idas e vindas do dia a dia.
Além disso a comuna de Evere tem uma localização muito estratégica, por estar bem próxima do aeroporto de Bruxelas (que fica na cidade de Zaventem).
A construção do atual edifício demorou sete anos para ser concluída. Tendo o seu início em outubro de 2010 e sua inauguração foi em 25 de maio de 2017. Esse conjunto de edifícios tem dimensões enormes, com 32 metros de altura e uma superfície de 250.000 metros quadrados, e seu terreno tem um total de 49 hectares.
O custo total dessa construção teria sido de 1 bilhão de euros. Mas esse valor foi reduzido de alguns milhões de euros, graças à um consórcio de grande obra a um preço inferior aquele que havia sido previsto ao consórcio belgo-nerlandês BAM Alliance. Baseado em dados de 2018, cerca de quatro mil pessoas trabalham em tempo integral na sede da OTAN. E nos seus edifícios acontecem em torno de cinco a seis mil reuniões por ano.
Motivos da criação
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a antiga União Soviética se uniram para derrotar a Alemanha. Mas com o término da guerra, as duas potências começaram a disputar territórios, e assim inicia-se a Guerra Fria. Resumidamente, a Guerra Fria foi um período de fortes tensões geopolíticas durante a segunda metade do século XX, entre Estados Unidos e seus aliados europeus do bloco Oeste e do outro lado a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e seus Estados satélites formando o bloco do Leste.
E foi no início da Guerra Fria, quando os Estados Unidos começou a se aliar com países do Oeste europeu que foi criada a Otan, em 1949, como já dito no início desse artigo.
A Guerra Fria se instala progressivamente à partir do fim da Segunda Guerra Mundial nos anos de 1945 à 1947 e dura até a queda dos regimes comunistas na Europa em 1989 (mesma data da queda do muro de Berlim, na Alemanha), e em 1991 ocorre a dissolução da URSS.
Objetivos da OTAN
Nos primórdios os principais objetivos da Aliança Atlântica (termo também utilizado para se referir à OTAN), era evitar que a antiga União Soviética se expandisse pela Europa após a Segunda Guerra Mundial, evitando assim a expansão do socialismo pela Europa Ocidental.
Atualmente, o foco essencial é defender mutuamente seus países membros, por meios políticos e diplomáticos, ou por meios militares se houver alguma ameaça de um Estado não pertencente à organização.
Além disso a OTAN também contribui com a ONU (Organização das Nações Unidas), no sentido de atuar em causas mais perigosas, onde a ONU não possa atuar.
Quais são os países membros da OTAN?
Hoje em dia a OTAN é formada por 30 países, que são os seguintes :
- Albânia/Alemanha/Bélgica/Bulgária/Canadá/Croácia/Dinamarca
- Eslováquia/Eslovênia/Espanha/Estados Unidos/Estônia/França
- Grécia/Holanda/Hungria/Islândia/Itália/Letônia /Lituânia/Luxemburgo
- Macedônia/Montenegro/Noruega/Polônia/Portugal/República Tcheca
- Romênia/Turquia/Reino Unido
Russia X Ucrânia
Mas o que a OTAN tem a ver com essa guerra
Com o fim da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), em 1991, a OTAN incorporou treze países do leste europeu, entre eles Estônia, Lituânia e Letônia que são ex-repúblicas soviéticas.
Mas há alguns anos a Ucrânia tem negociado com a OTAN na tentativa de fazer parte da organização. E um dos principais motivos da invasão da Ucrânia pela Rússia, é para impedir que a OTAN avance pelo leste europeu.
A presença da OTAN no leste europeu é uma grande ameaça para a Rússia. Segundo Vladmir Putin (presidente da Rússia), a Europa Ocidental e os Estados Unidos usam a OTAN para cercar a Rússia, e então ele exige que a organização pare com suas atividades políticas, comerciais e militares no leste europeu.
Pois o maior receio da Rússia é que com a aderência da Ucrânia na OTAN, a organização possa fazer com que esse país fronteiriço da Rússia seja utilizado de base para lançamento de mísseis contra a Rússia.
Porém, nada justifica o que vem acontecendo nessas últimas semanas: a perda e o sofrimento de tantas pessoas inocentes.
Então vou ficando por aqui e até o próximo artigo.
Sou a Leslie, brasileira de São Paulo. Formada em Odontologia, mas deixei de atuar na área há um bom tempo. E então resolvi seguir outros caminhos e hoje sou professora de yoga. Sou casada, mãe de um menino e uma menina. Um dos meus divertimentos é viajar. Amo conhecer novas culturas, experimentar culinárias diferentes e me aventurar em novos lugares e, em família, estamos pouco a pouco desbravando a Europa de carro. Morei em Portugal e atualmente moro na Bélgica. É com imenso prazer que compartilho aqui um pouco das minhas experiências na Bélgica.
Me acompanhem também no meu Instagram @eulesliepinheiro