Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pela Bélgica sobre duas rodas

Última atualização do post:

Bélgica Diário de uma expatriada
Andando de bicicleta por Bruxelas (arquivo pessoal)

Antes de morar na Bélgica eu não fazia idéia do quanto os belgas utilizam a bicicleta, como hobby e principalmente como meio de transporte.

Eu imaginava que a utilização frequente de bicicletas no cotidiano fosse exclusividade dos holandeses, como diz a fama. Mas não, a Bélgica também está no hanking de países campeões no quesito utilização de bicicletas como meio de tranporte. Uma explicação para isso é que os encargos mensais com carro é alto e o trânsito nas grandes cidades (como em Bruxelas por exemplo) é caótico e a bicicleta passa a ser uma alternativa fácil e econômica. Além disso o país é muito bem preparado com ciclovias, tornando a bicicleta um meio de transporte seguro.

Em dias úteis, nos horários de pico, podemos presenciar um grande movimento de bicicletas nas ciclovias devido ao grande número de pessoas que saem para trabalhar, para estudar ou mesmo para levar seus filhos para a escola nas suas « magrelas ». Segundo pesquisas, 8% dos deslocamentos diários são feitos de bicicleta, e estima-se que uma pessoa se movimenta sobre duas rodas pelo menos 1 quilometro por dia.

Modelos de bicicletas

Bélgica Diario de uma expatriada
Bicicleta usada para transportar crianças (Arquivo Pessoal)

Os modelos, tipos e valores das bicicletas são muito variados.

Geralmente, as bicicletas usadas para trabalhar ou levar crianças para a escola são as elétricas (e.bikes). Mas, podemos presenciar também aqueles que estão em trajes sociais pedalando sua bicicleta normal (não elétrica). E as bicicletas para transporte de cargas ou crianças são adaptadas com carrinhos na frente ou com garupas bem confortáveis, e essas quase sempre são elétricas.

Eu, particularmente, acho isso incrível. Adoro ver homens ou mulheres, de idades variadas, transportando seus filhos pra escola, às vezes com até três crianças na garupa.

E as crianças que sabem pedalar, vão acompanhando seus pais com suas próprias bicicletas. Então é muito comum presenciar crianças muito pequenas (de dois a quatro anos) pedalando suas próprias bicicletas sem rodinhas de apoio laterais. Eu costumo dizer que dá a impressão de que as crianças belgas já « saem da barriga » de suas mães pedalando (risos). As crianças começam a aprender a andar em bicicletas sem pedal desde muito pequenas. Nos finais de semana é comum vermos grupos de pessoas passarem com suas bicicletas de corrida, fazendo seus treinos, se divertindo e ainda queimando muitas calorias. Talvez por isso é bem difícil se deparar com um belga acima do peso. Pode ser que a intensa utilização da bicicleta os auxilie na manutenção da boa forma física.

Programas de incentivos nas escolas

Existem escolas que incentivam seus alunos a usarem a bicicleta lhes dando um pequeno prêmio ao final do mês. Os estudantes que optam pela utilização da bicicleta são monitorados diariamente através de um dispositivo que é colocado na sua bicicleta. E cada dia que a criança chega na escola de bicicleta, vais sendo somado, e no final do mês a criança ganha um prêmio de acordo com a quantidade de dias idos pra escola de bicicleta. Este ano a escola da minha filha começou com esse projeto de incentivo, e eu achei muito válido.

A Bélgica no ranking das bicicletas

Como as pessoas utilizam bicicletas para trabalhar e praticar esportes, existem aqueles que tem duas bicicletas. Sendo assim, a Bélgica ocupa o ranking de nono país do mundo com mais bicicletas.

A população da Bélgica é de quase 11 milhões de habitantes, e o número de bicicletas é de 5,2 milhões. Estima-se que 48% da população do país tem pelo menos uma bicicleta.

Existem pessoas que moram muito distante do seu trabalho, então, além da bicicleta essas pessoas também usam o tranporte público. Assim, encontramos trens, metrôs e trams (bondes) que possuem vagões com espaços especiais para acomodação dos passageiros que embarcam com suas bicicletas.

E aqueles que preferem deixar suas bicicletas nas estações de trem, existem as que possuem estacionamento próprio para as bicicletas. Mas quem opta por essa modalidade, deve deixar sua bicicleta muito bem segura com cadeado, pois o roubo de bicicletas aqui na Bélgica é muito comum, infelizmente meu marido passou por essa experiência. Ele teve sua bicicleta furtada do bicicletário do edifício onde morávamos. E a partir daí passamos a ter o máximo de cuidado com nossas bicicletas.

Ciclovias na Bélgica

Bélgica
Faixa vermelha no asfalto é demarcação de uma ciclovia em Bruxelas (arquivo pessoal)

A Bélgica é um país muito preparado no que diz respeito ao transporte sobre bicicletas, tendo milhares de quilometros em ciclovias, e elas cortam o país de norte a sul.

Nas ruas, elas são delimitadas por faixas brancas ou amarelas, ou então o asfalto é pintado na cor vermelha para bem sinalizar.

Mas podemos ver também as ciclovias nas calçadas, as quais são bem largas e divididas no meio, ficando metade para os pedestres usarem e metade para os ciclistas.

E tanto nas ruas como nas calçadas tem o desenho de uma bicicleta ou a palavra « fierst- bicicleta em neerlandes » no chão e em placas também, facilitando o deslocamento pelas ciclovias.

Mas mesmo que não haja a demarcação de ciclovia em determinada rua, o ciclista pode pedalar à direita desta rua. Apenas crianças podem pedalar em calçadas sem ciclovias.

E para facilitar a visualização e auxiliar na segurança, os ciclistas sempre andam equipados com coletes em cores cítricas, com capacetes e as bicicletas sempre estão sinalizadas com faróis dianteiros e trazeiros.

Se você vier pra Bélgica a turismo, experimente alugar uma bicicleta. Existem vários pontos de aluguel de bicicleta pública que você pode alugar facilmente tendo o aplicativo no seu celular. Eu tenho certeza que você vai amar conhecer a Bélgica sobre duas rodas.

Aproveito para desejar um ótimo ano à todos e até o próximo artigo.

Para mais textos da autora cliquem aqui

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Leslie Pinheiro

Leslie Pinheiro

Sou a Leslie, brasileira de São Paulo. Formada em Odontologia, mas deixei de atuar na área há um bom tempo. E então resolvi seguir outros caminhos e hoje sou professora de yoga. Sou casada, mãe de um menino e uma menina. Um dos meus divertimentos é viajar. Amo conhecer novas culturas, experimentar culinárias diferentes e me aventurar em novos lugares e, em família, estamos pouco a pouco desbravando a Europa de carro. Morei em Portugal e atualmente moro na Bélgica. É com imenso prazer que compartilho aqui um pouco das minhas experiências na Bélgica. Me acompanhem também no meu Instagram @eulesliepinheiro

Respostas de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × five =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.