Imagina que você entrou no seu carro para dirigir de algum lugar em Salvador para algum lugar específico em Porto Alegre, mas não consultou um mapa e fez um planejamento de viagem antes de sair (ok, eu sei que hoje em dia temos o GPS, Waze, etc, mas vamos fazer de conta aqui).
É provável que você fique meio perdida para chegar lá, concorda?
E se a gente for pensar, não há surpresa nenhuma nisso.. você não tem idéia para onde ir e nem como vai chegar lá. Sabe que estradas pegar? Quantas horas vai levar? Vai ter de dormir no meio do caminho? Vai precisar de abastecer? E vai comer onde? E pra ir ao banheiro?
Bem, quando falamos de negócios, é praticamente a mesma coisa. Se você quiser ir de onde está agora para onde quer estar, mas não tiver nenhum tipo de planejamento, será muito mais difícil.
Planejamento é tudo! Estudos comprovam
E não sou eu que estou dizendo isso, não! As estatísticas confirmam:
- Um estudo1 descobriu que as empresas que planejam crescem 30% mais rapidamente do que aquelas que não planejam. Este estudo constatou que muitas empresas podem obter sucesso sem planejamento, mas que as empresas com um plano cresceram mais rapidamente e tiveram mais sucesso do que aquelas que não planejavam.
- Outro estudo2 descobriu que as empresas de crescimento rápido – empresas que tiveram mais de 92% de crescimento nas vendas de um ano para o outro – geralmente têm planos de negócios. De fato, 71% das empresas de crescimento rápido têm planos.
Fonte: https://articles.bplans.com/do-you-need-a-business-plan-scientific-research-says-yes/
Então, já está provado que planejamento é importante. E daí eu te pergunto: por que é que a gente tem a tendência a esquecer de planejar? A gente já quer logo ir mergulhando de cabeça, querendo vender, ganhar dinheiro, e chegar na tão famosa “renda passiva”, da mesma maneira que um Porsche 918 Spyder faz de 0 a 60 milhas por hora (+/- 96km) em 2.2 segundos!
Isso acontece comigo também. Eu fico tão envolvida com a administração do VEM (Você, Empreendedora pelo Mundo) e me perco no meio de emails, relatórios para clientes, criação de conteúdo, postagens em mídias sociais, etc, etc. E o que acontece?
Fica super fácil de deixar de lado o tempo de reflexão.
O momento de parar e olhar a coisa toda de cima, como se fosse uma maquete mesmo, e olhar com atenção para o meu carrinho (bem longe de ser um Porsche Spyder, viu gente?) que fica dando voltas e mais voltas sem sair do lugar.
Quem sofre?
Sem direção, a gente começa a deixar a peteca cair. Coisas importantes vão ficando sem fazer, ficamos estressadas porque não damos conta de tudo e de todas as ideias que vão surgindo, achando tudo o máximo e querendo fazer tudo ao mesmo tempo, até o cérebro dar um nó e a gente simplesmente congelar.
(sim, a ideia aqui era mesmo de você ler até perder o fôlego. Pois não é assim que nós, empreendedoras, nos sentimos tantas vezes?)
E o nosso negócio sofre. Os nossos clientes sofrem. Quem nem era nosso cliente ainda sofre – porque nessa de você deixar seu negócio congelar, seus clientes em potencial vão demorar mais pra chegar até você. Coitados!
O que fazer? Como me organizar e planejar? Ou, como planejar e me organizar?
Com o final do ano chegando, essa é a hora perfeita de planejar para o sucesso pro ano que vem. Muitas vezes, as metas para o ano novo podem ser esmagadoras, principalmente se você tiver muitas coisas que deseja realizar.
Então por onde começar?
Eu sugiro 3 passos simples:
1. Refletir sobre o ano que está terminando
Olhar para trás é tão importante, e é aqui que eu sugiro que você comece. Na maioria das vezes, estamos tão ansiosas com o que vem pela frente, e por todos os planos e desejos que temos, que esquecemos que o sucesso começa aqui, agora.
Então se pergunte: Que grandes coisas você fez este ano e quais foram suas realizações? (e aqui, como toda boa chefe – que nesse caso você é de você mesma – se parabenize.)
Você merece reconhecimento pelas suas realizações!
2. Crie o tema para o novo ano
Ao revisar o ano que passou, você deve ter uma boa ideia do que funcionou, do que não funcionou e de onde precisa/quer se concentrar no próximo ano. Neste ponto, anote tudo o que você quer fazer, tanto pessoal quanto profissionalmente.
Não se censure nesse momento. Então, desta listona maluca, escolha três áreas de foco para o ano novo. Esses serão os três principais objetivos nos quais você se concentrará no próximo ano.
Não se preocupe com pequenas tarefas, mas tente acumular tudo em objetivos maiores.
3. Crie um planejamento de 90 dias
Deixa eu te contar um segredinho: eu não faço planos para o ano todo. Tente você também. Ao invés de definir metas para o ano todo, defina metas para os próximos 90 dias!
Às vezes, quando planejamos para o ano inteiro, parece que dezembro está a anos-luz de distância! E a tendência a deixar o plano de lado no meio do caminho é grande.
Parece que esses planos para o ano todo são tão gigantes e pesados, que a gente acaba desanimando em agir sobre eles. A vida acontece, e continua acontecendo e os planos ficam esquecidos.
E foi justamente por esse motivo (de ver tantos dos meus planos caídos e esquecidos pelo meio do caminho) que há dois anos eu só faço planos de 90 dias. Eu amo planejar para 90 dias, sabe por quê?
Porque o período de 90 dias é longo o suficiente para fazer grandes coisas acontecerem, mas ainda é curto o suficiente a ponto da gente conseguir ver uma conclusão.
Que tal planejar com o VEM? Não importa se é um planejamento pra ser começado no primeiro dia do ano, ou no segundo trimestre do ano. O importante é que você planeje suas metas e as atinja, certo?
Aprenda a dividir suas ações em blocos de 30, 60 e 90 dias. Você pode fazer acontecer.
WORKSHOP: Planeje para o Sucesso
Junte-se a nós para o Desafio “Planeje para o Sucesso em 2020” e faça acontecer no seu negócio e na sua vida! Pequenas ações podem levar a grandes resultados! Faça dos próximos 90 dias os mais produtivos que já teve! (E os próximos 90 dias, e os próximos … e os próximos. )
1. Burke, A., Fraser, S., & Greene, F. J. (2010). The multiple effects of business planning on new venture performance. Journal of Management Studies, 47(3), 391-415.
2. Upton, N., Teal, E. J., & Felan, J. T. (2001). Strategic and business planning practices of fast growth family firms. Journal of Small Business Management,39(1), 60-72.
Olá, somos Daniela Pescuma e Eliza Ferreira, co-fundadoras do Clube das EUpreendedoras. Cada mês uma de nós vai aparecer por aqui. O Clube das EUpreendedoras é uma comunidade dedicada a mulheres empreendedoras solo, oferecendo mentoria, apoio, recursos e uma rede de suporte para impulsionar o crescimento pessoal e profissional.
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