Não é novidade que muitas mulheres vêm perdendo seus empregos em massa desde o ano passado. Portanto, há um chamado para apoiar o empreendedorismo feminino. Mas, devido aos desafios atuais, testemunhamos o crescimento das plataformas de networking. Uma saída para expatriadas e empreendedoras!
Essas comunidades se tornaram vitais para o empoderamento feminino. E não só isso, essas comunidades são fundamentais para encorajar as mulheres a dar o melhor de si e reforçar o sentimento de que “somos mais fortes quando nos unimos”.
A propagação das plataformas de networking online para mulheres em todo o mundo é um fenômeno crescente. Um bom exemplo disso são as redes sociais. Se você acessar suas contas no Facebook, Instagram ou LinkedIn, você pode se sentir intimidado com o boom dessas plataformas de networking para mulheres.
Como essas plataformas funcionam?
Você vai descobrir que essas plataformas funcionam como uma alternativa para as mulheres por vários motivos. As excluídas dos seus ambientes de trabalho, aquelas que perderam sua voz nos espaços sociais ou nas redes de relacionamentos convencionais, e outras que tomaram a iniciativa e começaram seu negócio por conta própria.
Sem contar os casos onde ainda há o preconceito de gênero disfarçado nas redes tradicionais. Então isso acaba também encorajando essas mulheres a construir sua própria comunidade, seja para o empreendedorismo, causas sociais como grupos de mães ou ainda outras facetas da vida.
Uma alternativa para as expatriadas
Mas há também os casos em que você se muda para o exterior como expatriada e de repente você perde sua identidade. E então você se faz a famosa pergunta ‘QUEM SOU EU’? Esta é minha realidade. Morar em 4 países diferentes aumentou minha percepção de diferentes culturas e a minha paixão pelas interações humanas.
Minha jornada de expatriada me motivou a desenvolver um “Programa de Coaching para Mulheres Expatriadas” e trabalhar com essas mulheres que estão no processo de redefinir uma identidade pessoal e profissional.
Assim, quando me mudei para o Catar há 2 anos, criei uma iniciativa para mulheres chamada – Expats & Entrepreneurs. Inicialmente, era um grupo fechado com algumas mulheres que se reuniam uma vez por mês, pela manhã, em um café para conectar, alinhar ideias e apoiar umas às outras. Com um formato de coaching em grupo – ampliando oportunidades de crescimento pessoal e de negócios.
Minha ideia por trás disso
Poucas coisas são tão satisfatórias quanto fazer parte de um círculo de mulheres – por menor ou maior que seja, e saber que você tem um grupo dedicado e encorajador que o apoia faz toda a diferença. Pois acreditamos que as mulheres confiantes e empoderadas têm o poder de promover mudanças positivas no mundo.
Como estamos mudando para o novo normal, E&E foi forçado a fazer algumas alterações em seu formato original. Nesse processo, eu me reconectei com uma amiga que faz parte da minha network pessoal. Assim, tivemos a ideia de criar um novo conceito para mulheres de todo o mundo lançando a plataforma de networking online.
Mulheres empreendedoras, assim como nós, sabem como reconhecer o valor de poder se beneficiar de uma rede forte. Dessa forma, a grande maioria das pessoas que fazemos negócios hoje, afirma que 80% das suas transações provêm de referências, quer de clientes antigos e atuais, quer de colaboradores que fazem parte da sua rede.
Aí é que as plataformas online de networking são o diferencial. Você vai indicar aquela empreendedora que você conhece e faz parte da sua rede de contatos. Porém, a grande maioria das redes presentes no mercado hoje concentram-se nos encontros locais e regionais dos seus membros, com um raro alcance internacional.
Uma plataforma de networking como a E&E oferece à você a oportunidade de conhecer mulheres expatriadas e se conectar com clientes e empresas pelo mundo todos os meses, já que todas as nossas reuniões são 100% online!
O poder das plataformas de networking
Outro diferencial do E&E é que além de não focarmos apenas em uma rede local, não nos limitamos às parcerias e negócios na língua inglesa. Pela nossa experiência vivendo em vários países diferentes, entendemos que muitas mulheres expatriadas abrem seus negócios pelo mundo, mas muitas vezes ficam restritas na sua área de cobertura pela barreira do idioma.
O objetivo da nossa plataforma de networking é conectar essas mulheres para aumentarem as possibilidades de negócios e áreas de influência para todo o mundo, mesmo quando elas não falam uma língua internacional.
Portanto, observamos o poder das plataformas de networking, onde as mulheres que participam desses encontros se conectam nesse nível humano com outras mulheres, clientes e parceiros em todas as partes do mundo. Dessa forma, aumentam as chances de fazer conexões significativas e negócios internacionais.
Logo, se você quer começar um negócio e não sabe como, comece conectando-se a uma comunidade feminina online como a nossa. Portanto, considere fazer parte de uma plataforma de networking. Certamente, uma saída para expatriadas e empreendedoras.
Leiam aqui outros textos da autora
Adriana Meyer é consultora em Psicologia Empresarial e Coaching Executivo. Mestrado em Ciências Sociais – MSc in Business Psychology – pela Universidade Heriot-Watt (Dubai). Trabalhou em diversos setores para organizações públicas e privadas. Contribuiu com projetos sociais para a comunidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Sua jornada como expatriada a levou a criar um programa de “Coaching para mulheres expatriadas”, ajudando nesse processo de mudança pessoal e emocional. Email: [email protected] Twitter: AdrianaMeyer11 LinkedIn: Adriana Meyer
Uma resposta