Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Portugal: simplesmente sabia que era a escolha certa

Última atualização do post:

Mudar para Portugal

Olá, eu sou Chris Ribolho, carioca que há 3 anos escolheu Portugal como novo lar.

A minha sensação de pertencimento em Portugal foi enorme desde a primeira vez em que aqui estive a turismo, há quase 20 anos. Acredito que pela minha família portuguesa, tudo me era muito familiar – sobretudo os cheiros e gostos.

Lembro-me de estar na Praça do Comércio em uma tarde fria e nublada (que eu não gosto!) e pensar: “Tragam minhas coisas que daqui não saio; não volto mais ao Brasil!” Obviamente que as férias acabaram, e eu voltei ao Brasil.

Mas quando a gente menos espera…

O tempo passou, o mundo girou e o destino, mui caprichosamente, “escolheu” Portugal como minha nova casa.

Meu marido não conhecia Portugal até chegarmos aqui! Mas eu afirmava tão categoricamente que aqui era bom, que ele rapidamente concordou com a mudança. Eu simplesmente sabia que mudar para Portugal era a escolha certa naquele momento.

E assim foi! Em poucos meses conseguimos organizar todos os preparativos para a mudança no Brasil e Portugal. Sabe tudo ao mesmo tempo, agora? Foi assim! Mas parecia que o Universo conspirou à nosso favor e tudo fluiu – tal como em uma linda orquestra!

Ribeira das Naus / Cais do Sodré. Arquivo pessoal.

Uma das grandes dificuldades que as pessoas passam na mudança para Portugal é encontrar uma casa. Reservar um airbnb enquanto ainda se está no Brasil é bem fácil. Mas se seus planos não são morar por longos períodos em um airbnb, encontrar um imóvel geralmente é bem burocrático. Contrato, fiador, assinatura presencialmente, ter documentos portugueses são os principais entraves.

Além disso, um aspecto importante durante o planejamento da mudança foi a época. Havia naquele ano uma alta demanda por famílias e turistas em Lisboa, que se refletia em baixa disponibilidade de imóveis e preços em elevação.

O destino mais uma vez nos sorriu!

Elevador da  Glória - Portugal
Elevador da Glória. Arquivo pessoal.

Uma amiga nos deu a dica de um apartamento para alugar e, como havia este laço de amizade, todo o processo foi bem mais simplificado que o normal. Acredito fortemente que a minha vida é uma mistura de ações e aceitação das coisas que aparecem à minha frente. Eu explico!

Desde sempre, nossa intenção era morar em Lisboa. Primeiro pelo clima mais quente e ensolarado que no Norte. Segundo por acreditarmos que em uma cidade maior, teríamos mais probabilidade de sucesso na vida profissional (mas isto é história para outro post! rsrs).

Logo, somente procurávamos apartamentos em Lisboa. Eu até navegava pela internet para conhecer outras cidades; mas na hora de procurar imóvel, só procurávamos em Lisboa.

Este apartamento que surgiu através desta minha amiga era em Carcavelos, uma cidade situada cerca de 20Km de Lisboa. E ficamos muito pensativos e em dúvida – será que é um bom lugar, será que vale a pena, será que é pra gente, será, será, será?

Como todos os arranjos para a mudança estavam “a correr bem”, abraçamos este ajuste de rota e assinamos o contrato! Obviamente que não dá para saber o que teria acontecido se tivéssemos ido para outro lugar. Mas a tranquilidade de ter saído do Brasil com um assunto tão importante resolvido foi muito bom!

E assim em Novembro de 2017 desembarcávamos em Portugal e uma nova fase do grande vídeo game da vida era iniciada!

Leia mais sobre Portugal aqui.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Chris Ribolho

Chris Ribolho

Otimista por natureza, moro em Portugal há 3 anos e sou fundadora da HOMERRY, uma plataforma de serviços imobiliários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − um =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.