Eu viajei para Salvador no dia 14 de Janeiro de 2021 com o objetivo de rever minha família, fazer uma pequena cirurgia, e relaxar um pouco após 1 ano praticamente em lockdown restrito na Inglaterra. O meu retorno para Inglaterra estava programado para o dia 17 de Fevereiro com a Tap Airline (Salvador-Lisboa-Londres).
Até aquele momento era apenas solicitado pela Inglaterra ao retornar para o país, apenas o teste de covid-19, feito com 72 horas antes da sua viagem. E era obrigatório fazer quarentena no seu retorno na sua casa por 10 dias.
O que mudou na Inglaterra?
Coincidência ou não, no mesmo dia do meu voo para o Brasil, novas restrições foram anunciadas pelo primeiro ministro Sr. Boris Johson, proibindo qualquer residente a sair da Inglaterra de férias. Naquele mesmo dia foram decretados 37 países na lista vermelha na Inglaterra, assim chamada a lista dos países com altos casos de covid. Além disso não eram autorizados nenhum voo saindo de Londres ou retornando de nenhum desses países.
O Brasil continua sendo um desses países. Mas essa medida foi decorrente ao aumento de casos de covid-19 na Amazônia, e do surgimento da nova variante do vírus no Brasil. Ou seja, o maior receio do primeiro ministro, era que essa nova variante do vírus não pudesse ser imunizado com a nova vacina produzida na Inglaterra.
E como estava a realidade no Brasil
Foi uma estadia bem diferente no Brasil nesse período de 3 meses. Apesar da beleza e energia de Salvador, que encanta e enche os nossos corações de esperança, as pessoas estão vivendo com medo, ansiosos, preocupados com o trabalho, com o seu negócio e com seus entes queridos. Foi um momento bem tenso, pois tive amigos e familiares com covid entre a vida e a morte no hospital. Durante essa época apenas os mercados de necessidades básicas estavam abertos, e o melhor lazer do baiano, que são as praias, completamente interditadas.
Como retornar para casa na Inglaterra?
Imagine, você ter a sua passagem para retornar para sua casa e não poder viajar. Tive 3 voos cancelados pela Tap Airline, pois Lisboa estava na lista vermelha da Inglaterra e o Brasil estava na lista vermelha de Portugal.
Que loucura! No dia 11 de fevereiro de 2021 a Inglaterra decretou uma nova restrição obrigando todos os residentes da Inglaterra que estavam no Brasil a serem obrigados a ficarem de quarentena por 11 noites e 10 dias em um hotel em Londres, antes de retornar para a sua casa.
Uma outra opção era de viajar para um outro país que não estivesse na lista vermelha e ficasse por 10 dias em quarentena e mais 10 dias de quarentena em sua casa após retornar para a Inglaterra.
Qual seria a melhor opção?
Se você tomasse a decisão de ir direto para a Inglaterra você precisaria fazer o PCR teste de covid-19, reservar o seu voo, e pagar no site do governo o hotel para quarentena em Londres no valor de 1700 GBP (+/- 2363,95 US dolar), incluindo dois teste de covid, transporte do aeroporto para o hotel, alimentação e acomodação por 10 dias.
Também precisaria preencher o formulário de saúde com os seus dados pessoais, do seu voo, do recibo de pagamento do hotel. E apresentar isso na imigração em Londres logo na sua chegada.
A opção de você ir para um outro país pode ser boa mas você também precisa fazer um teste de covid no Brasil, e fazer um outro teste no país da quarentena antes de viajar para a Inglaterra. Além de comprar mais dois kits de teste covid no site do governo da Inglaterra para apresentar no aeroporto em Londres.
O que dificultou também é que muitos países fecharam o Brasil dificultando ainda mais essa opção. Segue o link do governo na Inglaterra para seu conhecimento.
Site do governo: How to quarantine when you arrive in England – GOV.UK (www.gov.uk)
Quarentena na Inglaterra!
Você não pode chegar na imigração em Londres sem a apresentação do teste do covid-19 feito dentro de 72 horas, do recibo do hotel pago, e do formulário da organização de saúde preenchido.
Logo após passar pela imigração, eles te acompanham para uma área separada e você fica com o grupo que irá para o seu mesmo hotel. Além disso as pessoas precisam manter uma distância, e devem usar a máscara o tempo inteiro. O próximo passo e pegar as bagagens, e seguir até o ônibus do hotel, que vai estar esperando todo o grupo no terminal de saída no aeroporto.
Assim que chegar no hotel eles solicitam seus documentos, fazem o check-in e acompanham você até seu quarto. São 11 noites e 10 dias. O teste do covid é feito no segundo e oitavo dia da sua estadia. E caso o seu teste seja positivo, você terá que ficar um pouco mais no hotel e assumir todos os custos.
Eles deixam na sua porta a sua alimentação do café da manhã, almoco e jantar em um saquinho com pratos, colheres e copos descartáveis. Portanto, tudo é bem organizado.
Tive muita sorte, pois o hotel que eu estou tem uma área verde e eles nos permitem a sair para caminhar por 15 minutos pela manha ou pela tarde. Segue o video abaixo para mostrar para vocês a área de fora do hotel, pois algumas pessoas imaginam que é uma prisão. Além disso o tratamento e muito bom, e nesse período eu organizei meus cursos, li alguns livros e tentei relaxar um pouco.
Olhem nesse video o hotel onde estou: https://youtu.be/_22MVg9kbso , https://youtu.be/4i1baALblnw
Apesar de ter estado presa em um quarto de hotel, a minha experiência foi bem tranquila, e se puder optar por essa quarentena em Londres não tenha receio pois é bem segura e organizada.
Leiam aqui outros textos da autora
Baiana de Salvador, resido fora do Brasil há 18 anos. A Minha graduação no Brasil foi na área de serviço social, mas tive algumas qualificações na área de business, eventos, planejamento de casamentos, designer de interiores; e hoje, após a pandemia, estou voltando a trabalhar como assistente social aqui na Inglaterra. Retornei para a Inglaterra em maio de 2015 depois de 5 anos vivendo em Dubai. Gerencio a minha agencia de entretenimento a Sounds of Brazil há 11 anos em Dubai e, 7 anos na Inglaterra.
Uma resposta