Toda mudança gera medo, incerteza e ansiedade. Independentemente das suas metas ou motivos de mudança, é possível começar do zero se você pensar com cuidado, planejar minuciosamente e checar todos os passos para garantir que você está no caminho certo. Principalmente se a mudança envolve recomeçar uma nova vida em outro país.
Mas para isso é importante lembrar o significado da palavra recomeçar. De acordo com o dicionário Dicio recomeçar significa: “começar de novo; refazer depois de interrupção; retomar: recomeçar um trabalho; retornar a fazer qualquer coisa; começar a ser; produzir novamente”. Mas, recomeçar vale a pena?
Decida o tamanho da mudança que você deseja fazer
Para algumas pessoas, começar uma “nova vida” em outro país pode significar começar tudo de novo: realocar, construir novas redes sociais, conseguir um novo emprego, começar um novo curso, etc.
Para outras, pode significar mudanças menores, mas substanciais, como abandonar velhos hábitos ou perspectivas e focar no desenvolvimento de novas formas de viver com valor congruente. Seja qual for o seu desejo, certifique-se de ter certeza do tamanho das mudanças que deseja fazer.
Descobrir o que precisa mudar em sua vida pode ser muito útil nesse momento. Por exemplo, o que está deixando você infeliz ou insatisfeito? Você precisa mudar tudo na sua vida ou seria mais eficaz focar em uma ou duas áreas?
Fazer mudanças é difícil, portanto, você poderá ser mais bem sucedido se começar com metas pequenas e seguir em frente. Assim, você pode começar a entender que recomeçar vale a pena.
Examinando os seus valores
Seus valores pessoais são o seu roteiro para viver. Eles são o cerne do que você acredita: sobre você, sobre os outros, sobre a vida em geral. É importante examinar quais são seus valores antes de tomar uma decisão importante, como começar uma nova vida.
Depois de saber o que é mais importante para você, você pode garantir que tomará as decisões corretas para priorizar esses valores. Aceitar quem você é, é o primeiro passo para fazer grandes mudanças.
Faça a si mesmo algumas perguntas
Por exemplo, considere duas pessoas que você admira. O que você mais respeita neles? Por quê? Como isso pode entrar em sua própria vida?
Outra boa pergunta é: quais problemas fazem você se sentir mais investido ou inspirado ao ouvi-los falar? Por exemplo, você se sente apaixonado por ouvir novas invenções e deseja poder fazer parte desse processo de inovação?
Isso fará você se sentir entusiasmado ao ouvir sobre projetos de serviços comunitários? Examinar isso pode ajudá-lo a descobrir o que você mais valoriza, como inovação, ambição, justiça social ou serviço.
Lembre-se de que não existem valores pessoais “inferiores” ou “superiores”. Uma pessoa pode valorizar a adaptabilidade, enquanto outra pode valorizar mais a estabilidade. Não tem “certo” ou “errado”.
É sobre aceitar quem você é e viver uma vida de acordo com suas crenças e valores pessoais acreditando que recomeçar vale a pena.
Atribuindo valores essenciais
Estudos sugerem que, em geral, as pessoas tendem a atribuir um valor muito alto às suas relações sociais e ao seu sentimento de valor e respeito no trabalho. Se uma dessas áreas estiver ausente, considere concentrar seus esforços de “nova vida” nessa área.
Você pode encontrar listas de valores essenciais on-line, caso você precise de ajuda para encontrar palavras para defini-los. Nas minhas sessões de coaching para expatriados, eu trabalho com essa ferramenta poderosa e outras que lhe ajudam a alinhar seus valores com a sua visão e ações a tomar.
Para você que nos acompanha aqui no blog eu tenho um presente para lhe oferecer. Basta clicar aqui que você vai receber uma lista de valores essenciais pessoais e um exercício de coaching para ajudá-lo(a) a definir suas metas e assim, lhe dar o suporte inicial no seu processo de mudança.
Depois que você ler a sua lista de valores essenciais pessoais e o exercício de coaching para ajudá-lo(a) a definir suas metas, você ainda pode ter uma sessão cortesia de 30 minutos com o feedback do exercício de coaching. Entre em contato comigo para agendar a sua sessão.
Praticando a consistência
Depois de avaliar seus valores essenciais, suas crenças e motivações para ajudá-lo a recomeçar uma vida nova, pratique a consistência. Ter uma lista de coisas a fazer pode ser um bom começo.
Outra dica legal é manter uma rotina com horários e atividades regulares. É claro que imprevistos acontecem, mas manter consistência nos seus compromissos e atividades será muito positivo.
Dessa forma você terá a sensação de estar alcançando suas metas e progredindo com a certeza de que “Recomeçar vale a pena!”
Adriana Meyer é consultora em Psicologia Empresarial e Coaching Executivo. Mestrado em Ciências Sociais – MSc in Business Psychology – pela Universidade Heriot-Watt (Dubai). Trabalhou em diversos setores para organizações públicas e privadas. Contribuiu com projetos sociais para a comunidade, tanto no Brasil quanto em Portugal. Sua jornada como expatriada a levou a criar um programa de “Coaching para mulheres expatriadas”, ajudando nesse processo de mudança pessoal e emocional. Email: [email protected] Twitter: AdrianaMeyer11 LinkedIn: Adriana Meyer