Vivencio de perto esse movimento crescente que gira em torno da moda sustentável em Londres. Fico encantada com a força dessa tendência não apenas entre os fashionistas, mas também entre os preocupados com o meio ambiente, ética na moda e consumo consciente. Estou empolgada em compartilhar com vocês os melhores lugares para encontrar tesouros da moda sustentável em Londres, aproveitando ao máximo as vantagens de peças de segunda mão. Quem vem comigo?
Redução do impacto ambiental
Londres é certamente uma cidade reconhecida mundialmente por sua diversidade cultural, criatividade e inovação. E essa reputação se estende também à moda sustentável. Por toda a cidade, é possível encontrar brechós, bazares de caridade e lojas de moda sustentável, que oferecem uma ampla variedade de peças de segunda mão de alta qualidade. Inclusive de marcas renomadas, a preços acessíveis. Essas opções trazem consigo uma série de vantagens. Primeiramente, não só por contribuírem para a redução do impacto ambiental causado pela indústria da moda, uma das mais poluentes, como também pelo fato de que permitem expressar a individualidade e a criatividade pessoais. Além disso, por apoiarem causas sociais e promoverem práticas sustentáveis.
Porto Bello Road: Destino Imperdível!
Outro destino imperdível, mesmo para quem desconhece esse mercado, é a icônica feira de Nothing Hill, que acontece aos sábados na famosa Porto Bello Road. É uma verdadeira festa para os olhos, repleta de porcelanas, pratarias e bijuterias vintage, oferecendo peças exclusivas e cheias de personalidade a preços acessíveis. Além disso, ao comprar nessas feiras, você contribui para a economia circular, dando uma nova vida a peças descartadas, e se diverte em um ambiente descontraído e cheio de história. Eu me perdi entre as bancas, admirando as relíquias expostas, mergulhando nessa experiência única.
Leia também: A importância da imagem pessoal
Consumo consciente por uma boa causa!
Uma opção interessante são os bazares de caridade, comuns em Londres e em outras cidades europeias. Esses eventos são geralmente organizados por instituições de caridade e oferecem roupas e outros itens doados a preços acessíveis. Ao comprar nesses bazares, você não só contribui para uma boa causa, mas também promove a sustentabilidade, dando uma nova vida a peças descartadas e participando da economia circular. Locais como British Red Cross, Cancer Research UK e Oxfam oferecem uma ampla variedade de roupas usadas e apoiam causas sociais importantes, como a arrecadação de fundos para instituições de caridade e a promoção de práticas sustentáveis.
Peças únicas e com material reciclado
O Beyond Retro, um dos brechós mais antigos e icônicos de Londres, inaugurado em 2002, ainda está em funcionamento. Com uma vasta seleção de peças vintage e retrô, e um modelo de negócio sustentável, é um verdadeiro paraíso para os amantes da moda vintage. Lá, você encontrará roupas, acessórios e calçados cuidadosamente selecionados de décadas passadas, apresentados em um ambiente moderno e convidativo. Além disso, o brechó também oferece uma linha própria de roupas upcycled, ou seja, peças transformadas em algo novo e único a partir de materiais reciclados. Não tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente dessa vez, mas soube que vale a pena.
Indústria da Moda: uma das mais poluentes
A indústria da moda é uma das maiores do mundo, movimentando bilhões em recursos financeiros e empregando milhões de pessoas. Mas também, infelizmente, é uma das mais poluentes do planeta, sendo responsável por significativo impacto ambiental. Além disso, o modelo de produção em massa e o consumo exagerado de roupas levam a sociedade a um ciclo vicioso, querendo sempre mais e mais! Por isso, é importante, que repensemos nossos hábitos de consumo, bem como optemos pela qualidade e não por quantidade. Busquemos marcas que valorizam a mão de obra durante o processo de produção. Confira esse vídeo importantíssimo sobre o tema.
A moda e o luxo agora é vestir-se de maneira sustentável
As lojas de departamento em Londres também têm investido na moda sustentável. A Selfridges, por exemplo, ampliou seu foco e agora oferece opções de roupas de segunda mão, upcycling e marcas de luxo sustentáveis em suas lojas. Essas escolhas permitem aos consumidores encontrarem peças únicas e sustentáveis, apoiando assim as iniciativas de responsabilidade social e ambiental dessas renomadas empresas. Eu pude conferir pessoalmente e vi peças em ótimo estado, selecionadas cuidadosamente, sendo muitas delas novas e com preços mais acessíveis. Confira o artigo “Economia circular de luxo“.
Você tem pensado sobre suas escolhas?
Além disso, tenho dedicado tempo para refletir sobre meu consumo, minhas escolhas e como posso contribuir para um mundo mais sustentável. Por isso, durante meus atendimentos, tenho colocado em prática o princípio de que é melhor fazer escolhas certas do que muitas escolhas. É importante ser fiel ao nosso estilo pessoal. E se você se identifica com essa ideia, posso garantir que existem diversas opções de roupas de segunda mão, vintage e marcas sustentáveis que nos permitem expressar nossa individualidade e criatividade.
Então, se você estiver em Londres e passar por um desses lugares, lembre-se de mim e me conte depois!
Sou Renata Horta, 51 anos, Consultora de Imagem e Estilo,
Estrategista de Imagem Pessoal e Especialista em Coloração Pessoal e Visagismo.
Sou mineira de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro e expatriada no Porto, Portugal, desde 2021.
Vivendo meu melhor aos 51.
Apaixonada por Moda e viagens. Casada há 27 anos e mãe de uma arquiteta talentosa de 25 anos.
Somos únicas, únicas nas nossas escolhas, experiências e vivências, na carga genética, habilidades, imperfeições e sentimentos e esse é nosso super poder.
Meu convite para você é: VISTA-SE DE SI MESMA
Me siga também no instagram: @renatahorta