Quando chegamos em Singapura, inicialmente ficamos em um apart hotel, pois estávamos com crianças e queríamos um local com a estrutura de um apartamento. Em seguida, começamos a ponderar se valia a pena alugar um apartamento em Singapura ou continuar no hotel, e optamos pela primeira opção. Neste artigo contarei um pouco sobre a nossa busca por um apartamento e os trâmites necessários para formalizar nosso contrato.
Diferenças entre ficar em apart hotel e alugar um apartamento
Primeiramente, um apart hotel possui comodidades, tais como, limpeza semanal, roupa passada, e café da manhã, caso necessite. Vale ressaltar que nem todos oferecem café da manhã. Além disso, você consegue realizar compras online que eles entregam na recepção ou deixam a encomenda em um balcão na entrada no hotel. Entretanto, o custo da estadia é bem mais caro, principalmente se você pretende ficar por um longo tempo no país.
Por outro lado, alugar um apartamento em Singapura requer uma permissão de estadia ou um visto de trabalho. Em geral, a maioria dos proprietários requer que a duração do contrato seja de no mínimo dois anos, embora seja possível negociar períodos menores em caso especiais. Portanto, se você pretende ficar por apenas alguns meses em Singapura, saiba de antemão que terá dificuldades em encontrar apartamentos disponíveis por períodos mais curtos.
Os custos do aluguel são mais baixos em relação aos apart hotéis, mas, em contrapartida, você tem gastos adicionais como gás, luz, água, internet e tv a cabo, fora os gastos iniciais que serão mencionados ao longo do artigo.
Escolhendo a região de Singapura para morar
A escolha da região que irá morar é algo importante. Antes de escolhermos, fomos a alguns locais em diferentes partes de Singapura para conhecer. Para nossa família, era importante ser um apartamento mobiliado, relativamente próximo ao trabalho do meu marido, ter mercado e creches por perto, além de ser próximo a ponto de ônibus ou MRT (como metrô é chamado em Singapura). Isto tudo encarece o custo do aluguel, pois o sistema do metrô é muito bom, permitindo se movimentar por praticamente todo o país.
Se prefere ficar em um bairro com bastantes ocidentais, inclusive brasileiros, Newton e Orchard são boas opções. Novena é uma outra opção mais barata e próxima dos bairros citados anteriormente. A região de East Coast também é muito boa, pois é próxima da praia e pontos turísticos, porém, um pouco mais distante do centro.
Apartamento mobiliado ou não
Geralmente é mais difícil encontrar apartamentos mobiliados em andares baixos, pois os prédios em Singapura são muito altos, sendo a maioria com aproximadamente 30 andares. As janelas e varandas não têm tela de proteção e, por isso, preferimos visitar apartamentos em andares baixos,de preferência no primeiro andar, por causa das crianças. A instalação dessas telas costuma ser bastante cara e muitos proprietários não permitem que essas sejam instaladas.
Preferimos um apartamento com mobília completa pois seria mais custoso e trabalhoso comprar todo o necessário. Há pessoas que trazem todos os móveis e eletrodomésticos do Brasil, e outras que preferem comprá-los e alugar um apartamento vazio. Para nossa família, foi muito mais conveniente alugar um apartamento pronto para morar.

Como encontramos um apartamento para alugar
Uma vez de posse da permissão de estadia, é possível procurar um apartamento para alugar em Singapura. Há grupos de whatsapp de brasileiros em Singapura e muitos pediam indicações de corretores por lá. Alguns colegas, entretanto, disseram que era mais seguro procurar pelo aplicativo, e foi o que fizemos. Baixamos o Property Guru, aplicativo para procura de aluguéis, e foi bem prático. Você consegue filtrar por região, proximidade com o MRT, número de cômodos, valor do aluguel, mobília completa ou não, metragem, andar alto ou baixo, e se aceita animais. Nem todos os proprietários aceitam animais e, às vezes, nem crianças pequenas. É bom esclarecer tudo isso com o corretor antes ou durante a visita ao local.
Após selecionar algumas opções das quais gostamos, entramos em contato com os corretores para agendar as visitas aos apartamentos. No próprio aplicativo há o whatsapp do corretor com o link do apartamento que gostou. Geralmente eles te respondem bem rápido, não importa a hora ou dia da semana. Você consegue agendar visitas em horários bem flexíveis. Já fomos visitar apartamentos à noite, e a maior parte das nossas visitas era durante fins de semana. A maioria dos condomínios possui piscina, academia e parquinho, bastante conveniente para famílias com crianças.

O que fizemos para formalizar o contrato
Após toda a busca e visitas feitas, conseguimos encontrar um apartamento adequado a nossa família. Como no Brasil, alguns documentos são necessários para poder formalizar o contrato de aluguel (tenancy agreement). Primeiramente, o corretor solicita toda documentação dos futuros ocupantes do apartamento (passaportes, permissões de estadia etc). Além disso, também foi necessário fazer o depósito de 1 mês de aluguel. Depois de finalizado o contrato, foi necessário adiantar mais 2 meses de aluguel como caução, ou seja, esses dois meses serão reembolsáveis no final do contrato, caso não haja danos ao imóvel.
Outros custos além do aluguel
Como a água e a luz já estavam ligadas no apartamento, só precisávamos transferir o nome das contas para o do meu marido. Isto foi bem simples, pois há somente uma empresa que faz administração destas contas. Então baixamos o aplicativo SP Group e enviamos o contrato de aluguel por lá mesmo. Depois de ligar a luz, você precisa agendar a ligação do gás pelo telefone. Geralmente o agendamento é conseguido em torno de 7 a 10 dias. Fizemos todo este processo sozinhos, mas há muitos corretores que realizam os agendamentos para os inquilinos.
Para conseguir internet, há 3 empresas maiores em Singapura: M1, Singtel e Starhub. Essas geralmente fornecem um bom serviço de internet e tv a cabo. Há outras empresas menores também, caso opte por opções mais baratas. O agendamento, devido à alta demanda, foi conseguido em torno de 10 a 15 dias.
Em suma, depois de muita procura achamos um apartamento para alugar em Singapura. Lembrando que esta foi a minha experiência, não sendo regra para todos contratos de aluguel no país. O objetivo é dar uma luz aos que estão na dúvida sobre qual tipo de moradia optar.
https://diariodeumaexpatriada.com.br/
About The Author
Alessandra Oliveira Ferrari
Casada e mãe de 2 filhos. Atualmente morando em Singapura. Já dei aulas de inglês por mais de 10 anos, o que me ajudou na adaptação no país. Formada em Odontologia, atuava na profissão antes de me mudar para Singapura.
Respostas de 2
Olá Alessandra,
Tudo bem?
Minha filha vai estudar em Singapura por 3 meses na Essec ( 5, Nepal Park)
, em Queenstown , mas esta tendo dificuldade p achar apto de 3 ou 4 quartos p alugar . Pois ela iria dividir o aluguel c outras colegas.
Vc poderia nos dar alguma dica?
Oi, Márcia
Pode tentar uma tipo de moradia chamada HDB, no app Property Guru. Também têm as acomodações para estudantes no cove.sg., que são aluguéis de quartos.