Duas das celebrações mais importantes do calendário americano acontecem bem próximas uma da outra. O Halloween, celebrado no mês passado, agora cede espaço ao Thanksgiving (Dia de ação de graças), uma das datas comemorativas e de grande valor em alguns países.
O Thanksgiving Day ( que, se traduzido ao pé da letra, significa dia de agradecer, de dar graças) é celebrado no mês de novembro, na última quinta-feira do mês. No Canadá, por outro lado, a data é comemorada na segunda segunda-feira de outubro, em razão da colheita precisar ser feita antes por conta das baixas temperaturas. E qual é a história por trás da origem do dia de Ação de Graças nos EUA? Vamos ver um pouco?
Um pouco da origem do dia
Em 1621 foi a primeira vez que os colonos e índios americanos, da colônia Nova Inglaterra (New England), comemoraram o dia de Ação de Graças. A intenção da celebração era a de agradecer a Deus pelos resultados positivos com a ótima colheita daquele ano.
No entanto, diz- se que muito antes dessa data a celebração já acontecia em diversas partes do mundo. Hoje em dia a data significa uma reunião entre família e amigos regada a comida e bebida, o peru recheado (turkey), molho de cranberry (sauce), torta de abóbora (pumpkin), purê de batatas (mashed potatoes) entre outros.
Esses pratos têm uma simbologia: mostrar a vida simples e os alimentos que remetem ao povo rústico, além da simplicidade com que viviam no passado. Além disso, devido ao inverno rigoroso, durante muitos anos as colheitas eram bem escassas, da mesma forma que determinados alimentos simplesmente não vingavam.
O dia oficial do Thanksgiving
Em razão disso em 1939 o presidente Roosevelt oficialmente declarou a data como feriado nacional, visando trazer melhorias para o comércio. Já que a data é bem próxima do Natal, os comerciantes poderiam lucrar durante essa época de vacas magras.
Mas, mesmo bem antes do presidente Roosevelt estabelecer a data oficial, em 1863, a autora de um poema super famoso Mary Had a Little Lamb (Maria tinha um cordeirinho), convenceu o presidente Lincoln a declarar a quarta quinta-feira do mês de novembro como o dia oficial.
No que diz respeito aos dias de hoje, como os americanos celebram a data? Desfiles e queimas de fogos acontecem em todo o país! Um dos mais conhecidos e esperados é o desfile da Macy´s em Nova York, quando centenas de celebridades e personagens animados como Mickey, Homem Aranha, Super Man e tantos outros surgem para abrilhantar mais ainda a festa.
Uma outra forma de celebrar em casa é assistindo a algumas das mais importantes partidas de futebol americano. Além de na sexta-feira acontecer a famosa e tão aguardada Black Friday ,aquela mega promoção que os brasileiros também amam. As filas nas portas das lojas e shopping centers dão voltas nos quarteirões! Esse ano com o coronavírus mudando a rotina de todos mundo afora, veremos como será.
Leia mais sobre Thanksgiving.
Vocabulário usado para o Thanksgiving
Vejamos agora algumas palavras para acrescentar ao vocabulário de quem está aprendendo inglês.
Apple cider – cidra de maçã
Bread pudding – pudim de pão
Casserole – Ensopado (de legumes, carne)
Cranbery sauce – molho de cranberry
Gravy – molho de carne
Ham – presunto
Mashed potatoes – purê de batatas
Parade – desfile
Pecan pie – Torta de nozes pecan
Pilgrims – peregrinos
Pumpkin pie – torta de abóbora
Spinach – espinafre
Roast – assado
Sweet corn – Milho doce
Thankful – agradecido
Wild rice – arroz selvagem
Espero que tenham gostado desse artigo. Happy Thanksgiving Day!
Para mais textos da autora leia aqui.
Sou Debora, carioca de Niterói e moro na Croácia. Trabalho como produtora de conteúdo e redatora em redes sociais, sites e blogs. Sou também professora de línguas (inglês e português para estrangeiros) e tradutora EN-PT).
Antes dessa mudança total em minha vida de expatriada, trabalhei como professora de inglês em diversas escolas de línguas no Brasil e também em empresas com a Petrobras e Vale do Rio Doce. Fui recepcionista bilíngue em eventos voltados a plataformas de petróleo e gás. Viajei o mundo e conheci os 5 continentes e mais de 60 países, a bordo de navios de cruzeiro da empresa Royal Caribbean, onde era recreadora infantil.