Se me permite posso te dar um conselho? Vá ao Brasil, renove sua carta de condução e troque aqui em Portugal. Continue lendo e saiba porque.
Para quem já conduz
Se você já dirige há alguns anos e escolher tirar nova carta em Portugal, sua nova carta de condução será provisória por 3 anos. Se nesse período você cometer alguma infração, poderá ficar proibida de conduzir de 2 meses até 2 anos. Ou até perder a carta e ter que tirar tudo novamente. Ou seja, as regras são mais rígidas para quem está com carta em regime probatório.
Além disso, o tempo que você despende pra concluir o processo é tão grande que, no meio do caminho, dependendo da sua necessidade, te fará desistir do processo e ir ao Brasil para resolver.
Vivi essa experiência. Iniciei o processo em outubro de 2021 e apenas em dezembro do mesmo ano as minhas primeiras aulas estariam disponíveis.
Um total de 28 aulas teóricas, 32 aulas práticas e 8 aulas em simulador de direção. Vão sendo agendadas por etapas concluídas entre aulas vermelhas (obrigatórias na auto escola) e amarelas (podendo optar por fazê-las online). Mas, quando você trabalha ou tem criança, o processo se alonga. Somente 8 meses depois de iniciado, consegui finalmente concluir as aulas teóricas e marcar o teste teórico.
Depois que você passa na prova teórica, tem 12 meses para concluir o processo. E caso não o faça, esse processo caduca e terá que realizar novamente.
Sobre a prova teórica
Quanto à prova teórica, além de pegadinhas, são 30 questões e só pode errar 3. O conteúdo do teste é bastante contraditório ao meu ver, pois ele abrange o conhecimento de todas as categorias de motoristas (condutores).
Caso seja reprovado na prova, precisa pagar o valor novamente e fazer mais 5 aulas presenciais (eu gastei 564€ euros, mas esse valor pode variar, não é um valor fixo). Com todo esse tempo e valor gasto, você vai ao Brasil renovar sua carta na hora e volta podendo conduzir sem passar por todo esse estresse.
Cidadãos da CPLP (13 países que falam a língua portuguesa) não precisaram mais trocar a carta de condução para dirigir em Portugal
Para que o cidadão de outro país estivesse apto a dirigir legalmente em Portugal, até então, era necessário fazer a troca da habilitação brasileira pela portuguesa. As autoridades concediam um prazo de 90 dias para turistas, e de 2 anos a contar da data da autorização de residência em Portugal, para que os estrangeiros fizessem a requisição de troca.
Ao fim do período de dois anos, sempre contados a partir da data da autorização de residência, os estrangeiros perdiam o direito à troca automática, sendo necessária também a aprovação em uma prova prática de direção.
Embora os países tenham um acordo que permita trocar a habilitação de maneira simplificada, o processo em geral se arrastava por meses até a conclusão. A mudança também esbarrava na necessidade de os estrangeiros estarem com a situação migratória regularizada para emitir a habilitação portuguesa.
Com a sobrecarga no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), os processos de regularização por atividade de trabalho (Manifestação de Interesse) – a via mais comum de imigração brasileira para Portugal – arrastam-se por dois ou três anos. Durante o período, mesmo quem tinha CNH válida ficava impedido de dirigir.
Novo decreto
Mesmo diante da proibição, muitos imigrantes acabam se arriscando ao volante, principalmente fora dos centros urbanos, onde a oferta de transporte público é deficiente. E conduzir um carro sem habilitação adequada gera uma série de punições, incluindo multas e possível apreensão do veículo.
Em junho, autoridades portuguesas aprovaram o decreto-lei que promoveu mudanças no Código de Estradas de Portugal. O presidente Marcelo Rebelo de Sousa chancelou e promulgou a medida, que acabou de ser publicada no Diário da República, o Diário Oficial Luso. E passa a valer a partir do dia 01 de agosto de 2022. Com isso, a CNH brasileira poderá ser usada em Portugal até o fim de sua validade. Quando, só então, será necessário fazer a alteração para o documento português.
Leiam mais textos da autora aqui
Casada há 21 anos, 39 anos, Mãe da Zoe (5 anos) e do Hiram (9 anos). Ex bancária, formada em Contabilidade, ex-sócia e proprietária da empresa Brazil Country Boots, fui por 3 anos Travell Planer na agência de viagem hm miles and tour e atualmente estou em transição de carreira em Dublin na Irlanda.
Com experiência e memórias de 5 países onde morei e tenho na bagagem: Itália, Inglaterra, Austrália, Portugal e atualmente Irlanda. Venho compartilhar com vocês experiências de mãe para mãe e a vida de uma expatriada pelo mundo.
Respostas de 3
Parabéns pela garra, tenho acompanhado no grupo , vc e seu esposo são valentes e desbravadores, obrigado por compartilhar conosco e ajudar e encorajar aqueles que tem o desejo de fazer o que vcs estão fazendo! Acho que mais um ano sai a cidadania de minha esposa e então quem sabe podemos reunir nossas famílias e vcs contarem as histórias de vcs pessoalmente! Ou , vc pode fazer um livro , seria um best seller para nós que queremos fazer o q vc fez!
Muito obrigada Ivan pelas palavras, fico imensamente feliz em saber que somos inspiração para trilharem um novo caminho e escreverem uma nova história no livro da vida de vocês. Será um imenso sucesso a trajetória de vocês tenho certeza que estão fazendo um bom planejamento. Quando chegarem por cá na terrinha do ora pois, será um um imenso prazer encontrar vocês. Grande abraço
Muito obrigado mais uma vez! Nos encontramos em breve por ei em Portugal então!
Abraço,