Com a chegada do primeiro dia do Advento, chega também a época do Natal na Alemanha. Berço de inúmeras tradições de natal, a Alemanha mistura costumes religiosos, culinários e culturais que acalentam os corações no frio do inverno.
O Advento
De tradição cristã, o advento é muito comemorado na Alemanha e marca o início da época de Natal. Ele corresponde aos 4 domingos antes do Natal e referem-se à preparação para a chegada de Jesus Cristo. É no primeiro domingo do advento que se arruma oficialmente a casa e a árvore para o Natal. Uma das “arrumações” para o Natal é a fabricação da coroa do Advento.
A coroa do advento, muitas vezes manufaturada pela própria família, é feita de ramas verdes, assim simbolizando a esperança, bolas, simbolizando o espirito santo, fitas vermelhas, que indicam o amor de Deus, além de seu formato em circulo, que caracteriza a eternidade. Além disso, também são colocadas 4 velas, devendo cada uma ser acessa em cada domingo do advento.
Outra tradição de natal muito forte dessa época é o calendário do advento, em alemão “Adventskalender”, que surgiu para contar os dias até o Natal. Reza a lenda que as crianças, inquietas, perguntavam todos os dias para os pais quanto tempo faltava para o Natal. Desta forma, os pais começaram a dar doces para as crianças, um por dia, até o dia do Natal, para que elas soubessem os dias exatos até o Natal.
Atualmente, existem outros tipos de calendários do advento – de maquiagem, ferramentas, e como um bom alemão, de cerveja – , sendo muito comum as pessoas se presentearem com eles ou os receberem no trabalho.
São Nicolau
No dia 06 de dezembro, comemora-se o dia de São Nicolau, na Alemanha. Nesse dia, as crianças boazinhas recebem doces, frutas e presentes em seus sapatos, e as crianças malvadas devem prestar contas aos ajudantes de São Nicolau e recebem pedaços de carvão ao invés de presentes nos seus sapatos.
Esse santo, de origem turca, inspirou a criação do Papai Noel. Nicolau ficou famoso por distribuir presentes e ajudar anonimamente pessoas que estavam com necessidades financeiras. Ele colocava então um saco com moedas de ouro em suas chaminés. Apesar de sua origem, o primeiro pais a adotar esse santo como tradição natalina foi a Alemanha (somente mais tarde que surgiu o mito do Papai Noel como conhecemos, residente das terras frias da Lapônia, na Finlândia).
Mercados de Natal
Os famosos mercados de Natal – ou Weinachtsmärkte – marcam forte presença nas festividades natalinas. Quase toda cidade alemã tem um, e milhões de turistas vêm de todos os lugares do mundo para visitar essa atração.
Nesses mercados, comercializa-se produtos natalinos, roupas de inverno, comida típica, como as famosas salsichas alemãs – Bratwust; Brezel (pão em forma de pretzel, feitos de Laugenbrot, um tipo de pão de origem alemã); Flammkuchen (uma espécie de pizza quadrada); e o famoso Glühwein, vinho quente com especiarias, muito parecido com o quentão brasileiro. Todo ano o Glühwein vem com uma xícara comemorativa do Natal, que pode ficar de souvenir.
Culinária Natalina alemã
A culinária de Natal na Alemanha também é um espetáculo à parte. Além das comidas dos mercados de Natal, há também inúmeros doces que aparecem nos supermercados nessa época do ano. Há um biscoito (ou bolacha) de canela famoso: o Spekulatius, que é estampado com diversos motivos.
Também há o Stollen, que é um pão/bolo de frutas secas e cristalizadas envolto em açúcar de confeiteiro. Já o Lebkuchen é uma especie de pão de mel vendido em diversos formatos e, em cada região, tem uma receita específica. E os Plätzchen, que são biscoitos chatos com formatos diversos, com que os alemães tem o costume de presentear nessa época do ano em pequenas latas.
Além disso, na ceia de Natal também há alguns pratos típicos, o que vai depender também da região da Alemanha. Em alguns lares, é comum a ceia com salada de batata e salsicha alemã, pois eles gostam de lembrar da época das guerras, em que a comida era mais escassa.
Em outros lares, a ceia é mais farta, tipicamente com pato ou ganso recheado com frutas, acompanhado de batatas (batatas, ou Kartoffel, em alemão, não pode nunca faltar). A ceia ocorre na noite do dia 24, mas no dia 25 e 26 que são os feriados oficiais de Natal.
Sternsinger
Os “cantores da estrela” são grupos de crianças ou jovens que vão de casa em casa cantar músicas natalinas e arrecadar doações, entre os dias 27 de dezembro e 6 de janeiro. Esses grupos são compostos por 4 membros, sendo 3 fantasiados de reis magos e o quarto anda segurando uma grande estrela, que simboliza a estrela de Belém.
Após a cantoria, marca-se a porta com giz (ou um papel preto é colado), com a inscrição “20*C+M+B+[ANO]”, que significa o ano e as iniciais dos três reis magos. Essa marcação traz boa sorte para o lar e a tradição é não apagar.
A Alemanha encanta milhões de turistas todos os anos, e a época natalina é, com toda a certeza, uma das épocas mais lindas do ano por aqui. Então, para quem não se importa tanto com o frio, eu aconselho um dia conhecer os encantos natalinos alemães.
Para mais textos da autora, cliquem aqui
Oi! Eu sou a Kathlyn! Casada e natural de Porto Alegre, advogada e ex “concurseira”. Moro desde julho de 2017 na Alemanha e faço um LL.M na Faculdade de Colônia, desde Outubro de 2019. Morei também durante um ano na França, através de um programa de intercâmbio durante minha graduação no Brasil. Amo viajar e conhecer lugares e culturas novas. Adoro ler e fotografia. Tenho um perfil no Instagram, no qual mostro meu dia a dia e curiosidades.
Respostas de 3