Oslo é a capital e a maior cidade da Noruega. Além disso é uma das cidades mais antigas do país, com uma história que começa por volta do ano 1000, em uma época onde a cidade ainda era chamada de Christiana. Oslo também é um município e um condado e está localizado no coração do Fiorde de Oslo.
Comparada a capitais de outros países da Europa, Oslo é uma cidade pequena, mas não deixa de ser uma metrópole cultural. Qualquer coisa que você imagine, com certeza vai encontrar em Oslo.
Como chegar em Oslo
A cidade de Oslo e região metropolitana, tem desde 2018 mais de um milhão de habitantes. Mas apesar de ser a maior cidade do país, não perdeu as formas de uma típica cidade norueguesa com muitas atividades ao ar livre.
Já estive em Oslo algumas vezes, mas dessa vez escolhi compartilhar aqui no blog o roteiro turístico de 3 dias inesquecíveis que fiz na cidade. Chegamos no aeroporto de Oslo, ainda pela manhã e precisamos pegar o trem até a estação central, porque ficaríamos em uma hospedagem próxima a estação e também das atrações que eu iria visitar.
O trem até o centro chama-se “Flytoget” e leva cerca de 30 minutos do aeroporto até a estação central. O bilhete custa 210 kr (30,43 dólares) e é possível comprar pelo site.
Da estação, fomos a pé, até o hotel. Optei em passar o primeiro dia nos arredores. Então depois de um almoço em um fast food que detesto, mas que foi escolha da minha filha, começamos a turistar. Então fizemos todo o trajeto do primeiro dia a pé e foi supertranquilo.
Primeiro dia em Oslo
Castelo da família real – O castelo da Família Real Norueguesa foi construído no século XIX. O castelo projetado por diversos arquitetos, têm três andares em estilo neoclássico e possui 173 cômodos. Aliás o castelo é a residência do Rei e Rainha da Noruega e é sem dúvida um lugar que precisa ser registrado.
Teatro Nacional da Noruega – conhecido como Nationaltheatret teve sua primeira apresentação em 1 de setembro de 1899. E tem suas origens no Christiania Theater, fundado em 1829. Ele fica na mesma rua do Palácio real e do parlamento.
Parlamento norueguês – é um dos prédios mais lindos da cidade, na minha opinião. O desenho era de um arquiteto sueco. O prédio foi inaugurado em 1866 e está localizado na rua Karl Johans gate, o centro do nosso passeio nesse primeiro dia em Oslo. O interior do prédio pode ser visitado em dias e horários específicos, então confere o site do “Stortinget”.
Akershus festning – é um dos fortes mais importantes na história da Noruega, devido à sua localização estratégica. O forte foi construído entre 1299-1304, no período renascentista e ao longo dos séculos foi atacado e sitiado diversas vezes. Continua sendo uma área militar, mas agora aberto ao público.
Durante a segunda guerra mundial e a invasão nazista na Noruega, muitos patriotas noruegueses foram executados em Akershus, que foi entregue à frente norueguesa nas últimas horas da guerra. Após a guerra, Quisling (o líder nazista na Noruega) foi preso em Akerhus.
Aker brygge – ou seja, o cais de Aker, é uma área que desde a década de 80 e 90 é super popular para compras, eventos e entretenimento. Ao lado você encontra o bairro Tjuholmen, uma área moderna da cidade e projetada por cerca de 20 arquitetos. Além disso o local oferece vários espaços ao ar livre e obras de artes inusitadas.
Segundo dia em Oslo
Nesse dia fomos até a ilha de Bigdøy. Escolhemos ir de barco. O bilhete compramos pela internet e custa cerca de 45 euros para um adulto o acesso de 24 horas. Eu também optei comprar o cartão «Oslo pass» pela internet para 24 horas, já que nesse dia quase todas as atividades seriam pagas.
Bygdøy é uma ilha há alguns minutos do centro de Oslo. São muitas as opções de atividades por lá e por isso um passeio a pé já vale muito a pena.
Barco saindo do cais de Aker para Bigdøy – é um passeio em um barco pequeno, mas super vale a pena pela praticidade e rapidez. O barco que leva até a ilha funciona de abril a outubro. Mas a linha de ônibus funciona bem o ano todo.
Principais atraçōes:
- O Museu do Folclore Norueguês mostra como as pessoas viviam na Noruega do século 16 até hoje. O passeio perfeito pra fazer com crianças. No museu a céu aberto, é possível caminhar entre 160 construções históricas de épocas diferentes, entre eles a igreja de madeira de Gol do século XIII.
- No Museu Framm, é possível ver como as tripulações viviam nos lugares mais frios e perigosos do mundo – o Ártico e a Antártica. Ao lado você encontra também o museu marítimo e o museu Kon-tiki.
- Museu Kon-Tiki – Thor Heyerdahl (1914–2002) ganhou fama mundial quando cruzou o Oceano Pacífico na jangada de madeira Kon-Tiki em 1947. No Museu Kon-Tiki, é possível ver as embarcações e peças originais das expedições.
- Oscarshall – foi construída a mando do Rei Oscar I entre 1847 e 1852. Considerada a principal obra neogótica na Noruega, e é um dos mais importantes monumentos românticos nacionais do país. O local geralmente está aberto ao público no verão com visitas guiadas de quarta a domingo.
- Centro HL – Centro de Estudos do Holocausto e Minorias Religiosas. Aqui você pode aprender sobre o destino dos judeus noruegueses durante a Segunda Guerra Mundial.
- É em Bygdøy que está o Museu do Navio Viking com as embarcações e peças de Oseberg e outros barcos. O Oseberg é o barco viking mais preservado no mundo todo. Mas no momento o Museu do Navio Viking está fechado para reforma até 2025/2026.
Parque Vigeland
Pra voltar ao centro de Oslo, escolhi pegar o ônibus e no caminho paramos no Parque Vigeland. A passagem do ônibus estava incluída no Oslo pass, assim como várias das atividades em Bigdøy.
O parque de Vigeland em Frognerparken em Oslo, recebeu esse nome devido a coleção de esculturas do artista Gustav Vigeland. Pois o parque de esculturas é o trabalho da vida de Gustav Vigeland e consiste em mais de 200 esculturas em granito, bronze e ferro forjado. Foi construído principalmente no período 1940-1949, mas é o resultado de mais de 40 anos de trabalho. Aliás é o maior parque de esculturas do mundo feito por um único artista.
Demos uma boa volta a pé pelo parque e pegamos o ônibus até a estação central.
Depois de um banho no hotel, fomos almoçar em Aker bryggen.
Terceiro dia em Oslo
Museu de História – o Museu Histórico no centro de Oslo fica num edifício em estilo Art Nouveau. O arquiteto Karl August Henriksen venceu uma competição sobre quem deveria desenhá-lo, mas com sua morte em 1892, logo após terminar o desenho, Henrik Bull, que também foi responsável pelos prédios do Ministério das Finanças e o Teatro Nacional, assumiu a obra. Bull seguiu principalmente os desenhos de Henriksen, mas mudou as escadas e os cantos do edifício.
O edifício foi aberto ao público em 1904. Funciona hoje com um museu com exposições permanentes e itinerantes. Por isso vale a pena consultar o site pra saber quais as exposições no momento da sua viagem. O museu tem várias peças da Era viking.
Catedral – a catedral do centro de Oslo foi consagrada pela primeira vez em 1697, e em 1950, foi restaurada para o seu interior barroco original. É a principal igreja da Diocese de Oslo da Igreja da Noruega. Além disso é usada para casamentos e funerais pela família real norueguesa e pelo governo norueguês.
Opera e balé – Ópera de Oslo fica em frente a estação central. O edifício foi inaugurado em 2008, e projetado pelo estúdio de arquitetura Snøhetta. Que foi autor de outras obras como a embaixada norueguesa em Berlim e a Biblioteca em Alexandria do Egito. A construção é linda e a melhor parte com toda a certeza é caminhar no telhado dela, com uma vista linda de Oslo.
Trem de Oslo a Bergen
Para voltar a Bergen, indico então o tradicional passeio de trem, de Oslo a Bergen (Bergensbanen). É possível parar em outras regiões no caminho. Mas como eu estava voltando pra casa e já conheço boa parte das paradas, optei em somente aproveitar a vista, que é deslumbrante. Caso faça esse passeio no inverno, lembre de fazer durante o dia pra aproveitar bem a vista. No verão os dias são claros quase o tempo todo, o que torna a viagem ainda mais perfeita.
E como eu moro em Bergen, tanto no meu blog pessoal, como no instagram, você sempre encontra dicas atualizadas. Quer conhecer mais sobre a Noruega? Então compartilha esse artigo com a companhia perfeita pra viagem.
Cliquem aqui para mais textos da autora
Sou paranaense. Moro em Bergen, na Noruega, há doze anos com meu marido e nossa filha. Sou formada em História com especialização na área de pedagogia e na Noruega precisei começar do zero. Me surpreendi com o resultado. Hoje trabalho em uma escola municipal e no meu tempo livre, crio roteiros personalizados de viagem para Noruega.
Respostas de 3
Eri, primeiramente obrigada e Parabéns por todo o conteúdo tao incrível e nescessario que voce apresenta!! Ja to doida querendo conhecer todos os lugares que voce indicou!! Ficou incrível esse roteiro!! Obrigada e continue criando conteudos interessantes e incríveis como esse!!
Ola Erinice
Estou adorando suas dicas! Obrigada!
Eu e meu marido estamos planejando ir conhecer a Noruega em junho do ano que vem, e estamos procurando aprender alguma coisa sobre esse lugar que nos fascina.
Abraço,
Claudia