Será que é possível algum tipo de preparação para se distanciar de pessoas que fazem parte de nosso convívio, como familiares e amigos? Desde que existe sentimento envolvido, acho pouco provável que exista uma fórmula para estamos realmente preparados. Uns chegam, outros vão, então esteja preparado!
Quando saí do Brasil há 12 anos atrás me distanciei de pessoas muito significantes em minha vida, e vim morar em Dubai-EAU onde não conhecia ninguém. A adaptação foi possível porque não perdi os vínculos que deixei no Brasil. Manter o contato com eles foi imprescindível para que eu pudesse iniciar novas amizades no país que escolhi para viver.
Graças às redes sociais, pude dividir com meus amigos meu dia a dia cheio de novidades em um país novo e me fez sentir mais confortável e segura emocionalmente. Algumas amizades infelizmente se perderam ao longo do tempo, mas até hoje tenho amigas de mais de 20 anos que mantêm o contato comigo e isso é maravilhoso.
Uns chegam, outros vão! Como é morar em Dubai?
Morar em Dubai me ensinou que iniciar um novo vínculo social com pessoas na maioria das vezes de cultura diferente é mesmo desafiador, mas altamente gratificante. Passei a conhecer melhor sobre diferentes religiões, costumes e até a culinária de diversos países, coisas que não são ensinadas em livros e que você aprende apenas com o contato direto com essas pessoas.
Dubai é um lugar que consideramos transitório, onde a maioria das pessoas vêm morar para trabalhar e, com o tempo, voltam para seus países de origem ou mesmo são transferidos para outros países. O fato de estar morando em Dubai há tanto tempo, me expôs à situação de conhecer pessoas queridas e vê-las indo embora. Mas, como aprendi através da experiência de deixar o Brasil, apenas me distancio delas, mas a amizade continua a mesma.
O que é amizade?
Existe uma frase em rede social de autor desconhecido que diz: “Amizade nunca foi e nunca será uma questão de presença física. Porque amigo não precisa estar. Amigo precisa ser”. Isso é uma grande verdade!
Sofremos sim com a distância, mas sofremos ainda mais se não tivermos amigos para compartilharmos nossas emoções e experiências. Por isso é muito importante estamos abertos no sentido de conhecermos pessoas para onde formos e nos permitirmos criar vínculos, sem o medo de uma provável separação, pois se houver esse medo, você acaba se privando de fazer parte da vida de pessoas que poderiam te ensinar e aprender muito com você.
Morar em um país transitório ou estar sempre mudando para países diferentes, te ajuda a entender que pessoas vão entrar e sair de sua vida. E você precisa estar sim preparado para receber e dar o melhor que puder, para que seja uma boa experiência em todos os sentidos.
Arquiteta com mais de 20 anos de experiência, especializada em construção civil e decoração de interiores de residências e ambientes comerciais. Trabalhando para pessoas de várias nacionalidades, consigo adaptar as necessidades de meus clientes à cultura e ao país que reside ou vai residir.