Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Viagem a Vis, Croácia: quando eu parei no paraíso

Última atualização do post:

viagem a vis, croacia

Desde a primeira viagem a Vis, me apaixonei. Eu ainda não tinha encontrado um lugar onde eu sentisse isso. Vis, além da beleza, me fala tantas coisas e eu vou tentar colocar em palavras para vocês. Palavras essas que estão vindo a todo vapor na minha cabeça porque, mais uma vez, estou de férias nessa ilha sensacional. Enquanto escrevo, estou sentindo a brisa constante, observando o ir e vir dos barcos da minha varanda. Além disso, posso ouvir as cigarras nos lembrando a toda hora que é dia de sol! Amo tudo isso! Posso passar horas sentada aqui, mas vamos lá ao que interessa… Falar sobre Vis!

O que me levou a fazer uma viagem a Vis?

Antes de vir morar na Croácia em 2019, estive aqui no verão de 2018 de férias, mas não em Vis. Já conheci lugares incríveis, viajei muito de ônibus pelo país como você pode ler no meu artigo Viajar de ônibus na Croácia.

Ou seja, já tinha me apaixonado por esse país de qualquer jeito. Mas foi no verão de 2020 que esse caso de amor aconteceu! Pedi dicas para outra brasileira residente na Croácia sobre aonde, até então, ir sozinha no verão. Um lugar bonito, que me trouxesse paz e eu me sentisse bem sozinha. Ela me apresentou Vis!

Comecei minha pesquisa e aluguei meu apartamento. Hoje, no meu segundo verão de viagem a Vis, acho que já posso dar dicas preciosas e contar um pouco da alma desse lugar que serve para viajantes solitários, casais e famílias.

Como chegar na ilha

Vis é uma ilha distante, a mais difícil de chegar da região, mas vale cada minuto do trajeto. A maneira mais comum é ir até a cidade de Split e pegar um ferry para a ilha. A viagem de Split a Vis dura 2 horas e 30 minutos, mas o ferry é confortável. Tem bar, banheiro, mesas internas e bancos externos para quem quer ir apreciando o mar.

ilha de vis e seus detalhes
Vis e seus detalhes – arquivo pessoal

Você pode ir de carro dentro do ferry também, o que é mais caro, mas interessante porque você vai precisar se locomover pela ilha para conhecer tudo e é mais barato que alugar um carro ou scooter aqui. O valor do ferry com carro é 448 Kunas (cerca de 70 Dólares em agosto de 2021) já incluindo duas pessoas. Sem carro o valor cai para 55,00 Kunas por pessoa (8 Dólares). A Kuna, nesta data, está bem equivalente ao Real.

O que esperar de Vis

Além de ter sido importante na história, já que foi na ilha que a Iuguslávia (a Croácia fazia parte na época) lutou contra a invasão nazista, Vis é um paraíso de águas cristalinas. O mar é de um azul turquesa inacreditável e a ilha tem um centrinho super charmoso com ruazinhas cheias de lojinhas, bares e restaurantes que encantam os olhos e o apetite.

Sua arquitetura é mantida como antigamente, com algumas poucas exceções mais modernas como vilas de luxo. Em minha humilde opinião, se for para a ilha, fique nos apartamentos construídos dentro das casas originais de pedras e janelas verdes. Você pode alugar via qualquer site ou aplicativo especializado nisso.

Na chegada no porto, já se avista a maior igreja da ilha, a riva (calçadão a beira mar), barcos e iates ancorados e a cidade ao fundo. Sem falar no forte George, no alto de uma colina, onde você pode ir comer, tomar um drink e ver o por do sol mais maravilhoso que já presenciei. Que atmosfera sensacional que criaram ali gente! Não deixe de experienciar isso numa visita de jeito nenhum.

Aliás, na ilha você vai encontrar vários locais super charmosos e com essa atmosfera que te envolve e encanta. Meus preferidos são o restaurante lounge Lola, o Bistro Frutarija e o restaurante típico Roki´s. Para a sobremesa ou apenas para engordar mesmo, a sorveteria PaTiOdoli, com os sorvetes mais lindos que já vi e comi. Gente quando enalteço as coisas como as melhores que já experienciei é pura verdade tá?

Qual a melhor época para viajar

A pequena Vis, com, em torno de, quatro mil habitantes, fica super populosa nas férias do verão europeu, entre início de julho e fim de agosto. Turistas de todos os cantos, especialmente alemães, austríacos, eslovenos, poloneses e italianos, mas tem gente de todo o mundo.

Praia de Srebrna em Vis Croácia
Srebrna Plaza – Praia em Vis – Croácia. Arquivo pessoal

Sendo assim, escolher fazer sua viagem a Vis nessa época do ano representa que você deve esperar uma menor privacidade nas praias e passeios de barco e uma certa dificuldade para chegar e sentar nos restaurantes se não tiver reserva antecipada. Porém, terá garantia absoluta de sol e dias maravilhosos. Em Vis quase não chove. Impressionante como parece que vai chover e, de repente, o céu está azulzinho de novo.

Para férias menos populosas, indicaria do início ao meio de setembro, mas, seja como for, a gente aproveita bastante nas praias e passeios de barco por águas que você não esquecerá jamais.

O que visitar em Vis

A praia de Stiniva, já eleita a melhor da Europa em 2016, é de arrancar suspiros. É uma baía com muros de uma rocha clara e águas esverdeadas onde se pode ver até o fio de cabelo do seu pé. É alcançada de barco ou por uma trilha íngreme e difícil.

A praia de Srebrna, minha favorita, é alcançada de carro sem dificuldade e você vai chegar rapidamente num mar azul-turquesa que brilha, sombra em árvores e pedrinhas tão brancas como leite. Srebrna é natureza pura e não tem bar. Por isso leve água.

No mais, tem Mala Travna, Pritiscina, Teplus, Budikovac, Smokova, Milna, etc… Nessas, assim como na maioria na Croácia, não espere encontrar praias de areia como no Brasil. As praias são de pedrinhas brancas e o ideal é ter um sapatinho especial, que vende aqui, mas você também pode encontrar no Brasil, para aproveitar sem problemas.

Por fim, minha gente, mesmo querendo escrever até amanhã, nos passeios de barco, você terá acesso a gruta azul, que parece coisa da Disney de tão perfeita, a gruta verde e outros pequenos paraísos que só se pode ir de barco. Vale a pena!

Viagem a Vis, Ilha na Croácia
Vis Croácia – Minha vista da varanda. Arquivo pessoal

Me despeço de vocês olhando para essa vista que me dá tanta paz na alma, alegria de viver o momento presente, gratidão de ter saúde e possibilidade de estar aqui.

Vis realmente conquistou meu coração e vai me esperar ano que vem! Espero que o passar dos anos não altere sua forma de ser e viver e que encontremos esse paraíso do jeitinho que ele sempre foi.

Você está planejando uma viagem a Vis? Então salve esse artigo para te guiar e boas férias!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Renata Castro

Renata Castro

Psicóloga clínica, especializada em Terapia Cognitiva Comportamental, carioca, mãe de 2 amores de 4 patas. Deixei meu consultório no Rio de Janeiro e vim morar na Capital da Croácia, Zagreb. Hoje atuo com atendimentos online.

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 8 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.