Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Viagem de avião com filhos pequenos: desafios e dicas

Última atualização do post:

Viagem com filhos pequenos - Diário de uma expatria
Observando arco-íris enquanto aguardávamos voo em Guarulhos - Imagem: arquivo pessoal

Para alguns, viajar de avião pode ser relaxante, enquanto que, para outros, pode ser bem estressante. E, quando se pensa em viagem de avião com filhos pequenos, isso se torna ainda mais desafiador, podendo haver receios e medos semanas antes do vôo. No meu caso, primeiramente, porque meus filhos nunca haviam viajado de avião. Além disso, a viagem seria para longe (Cingapura), e teria três escalas, totalizando 22 horas de vôo. Imagina meu desespero! Compartilho aqui minha experiência e algumas dicas que me foram úteis nesta viagem com meus filhos.

Busque por informações e orientações antes da viagem com filhos

Procurar por experiências de outras pessoas que já viajaram é muito importante para nos ajudar a nos prepararmos. Busque em sites, pergunte a amigas e adeque ao seu contexto. A pior coisa que podemos fazer é a comparação, pois cada indivíduo é único. Portanto, achar que uma única fonte de informação será suficiente para que esteja preparada para a viagem, é um engano. Colete informações do máximo de pessoas e sites que puder, e use o que for adequado à sua família, se preparando antes da viagem com as crianças.

Eu, por exemplo, tentei manter a rotina que possuía em casa em relação a horários de refeições e de dormir. O nosso vôo mais longo foi o noturno, então, as crianças dormiram na hora que estavam acostumadas em casa. Não tentei deixá-las mais cansadas do que estavam porque sei que elas ficariam mais estressadas, atrapalhando o sono. Entretanto, para algumas pessoas, cansar as crianças pode ser um benefício para que durmam melhor em um avião.

Como se preparar para a viagem com os filhos

No meu caso, tentei mostrar alguns vídeos de aviões decolando e de como era dentro do avião, para que meus filhos se familiarizassem com o local. Fiz isto alguns dias antes da viagem, porque, como conversava com eles que precisaríamos viajar para longe, eles passaram a perguntar mais sobre o assunto. Minha filha mais velha tem um certo medo de altura, e, depois de alguns dias vendo os vídeos, ela começou a esboçar um pouco de medo e decidi parar. Já havia matado a curiosidade deles sobre como era um avião por dentro e resolvi deixar a ideia dos vídeos de lado.

No dia da viagem eles acharam o aeroporto o máximo! Enquanto aguardavam o vôo, ficaram admirando os aviões decolarem e pousarem, andavam nas esteiras rolantes e entravam nas lojas. Há muitas distrações para as crianças dentro de um aeroporto, então, não é preciso se preocupar. Na verdade, eu estava mais apreensiva do que eles. Primeiro porque não gosto muito de viajar de avião. Em segundo lugar, precisaria me manter calma para que a viagem deles fosse tranquila e eu não transparecesse que estava ansiosa.

Viagem com filhos pequenos - Diário de uma expatria
Criança se divertindo no aeroporto Imagem: Unsplash

O que levei para viajar com meus filhos

Neste quesito, é preciso bom senso. Não sou adepta ao uso de telas em crianças, mas vamos lá: como manter 2 crianças distraídas em um voo tão longo?! Um pouco difícil sem esses artifícios. Recomendo baixar o máximo de filmes e jogos possíveis em um tablet, que fica mais fácil de transportar. Caso seja um vôo executivo, isso não é preciso, pois a própria cabine já é munida de filmes e jogos. 

Além disso,  recomendo levar brinquedos pequenos, papel, giz de cera e livrinhos para viagem com as crianças. Isto é, objetos pequenos que sejam leves para serem transportados em uma mochila. Entretanto, não aconselho levar canetinhas e massinhas para evitar sujeira, e nem objetos de montar muito pequenos, pois as pecinhas caem com facilidade.

Viagem com filhos pequenos - Diário de uma expatriada
Distração para os pequenos durante o vôo Imagem: Unsplash

Em segundo lugar, guloseimas são sempre bem-vindas e ajudam quando o tédio aperta durante a viagem com os filhos pequenos. Apesar de oferecem refeições no avião, acho interessante levar algo que as crianças já estejam acostumadas a comer e gostam. Principalmente na hora do pouso, quando geralmente reclamam de dor no ouvido por causa da perda de altitude. Eu optei por salgadinhos saudáveis e doces como bananadas, pois já estavam acostumadas a esses tipos de alimentos. Meus filhos gostaram bastante de ter algo familiar para comer durante a viagem.

Com filhos, pequenos, como os meus, é importantíssimo levar algumas peças de roupas extras, pois muitas vezes se sujam. Além disso, também levei fraldas e lenços umedecidos para meu filho mais novo.

Suspenda atividades escolares e despedidas extravagantes

Minha filha mais velha já frequentava a escola e, uma semana antes da viagem, ficou doente. Três dias após já estava melhor, mas decidi que não iria mais para escola.Queria evitar que pegasse outro tipo de doença, o que é muito comum em crianças pequenas (meus filhos tinham 4 e 3 anos). Meu filho menor não ia para a escola e pegava todas as viroses da mais velha. E esse foi mais um motivo para suspender as atividades escolares.

Outro ponto importante são as despedidas antes da viagem. Como ficaríamos muito tempo fora, os familiares decidiram fazer um almoço de despedida dias antes de viajarmos. Um churrasco, com comidas e sobremesas que já estávamos acostumados a comer, sem extravagâncias. Sei que a intenção não é das piores, mas dar doces e comidas gordurosas para as crianças para agradá-las, pode tornar a viagem um pesadelo. Comidas leves devem ser ofertadas, pois em uma viagem longa como seria o nosso caso, ficariam muito tempo sentadas e muitas vezes, nauseadas.

Evite medicamentos desnecessários

Sei que a insegurança bate e queremos estar munidas de todas as medicações possíveis para evitar algum contratempo. Entretanto, antes de sair dando medicações que seu filho já está acostumado, sugiro consultar a pediatra de sua criança antes de viajar. Primeiramente, para o profissional dar uma orientação com relação a medicações, caso necessário. Em segundo lugar, para ter mais um relato da experiência do pediatra quando viajou de avião com os filhos. Quanto mais informações coletadas, melhor. O que aconselho é não dar medicações por conta própria, pois o efeito do medicamento pode ser o oposto do desejado. Consulte sempre um profissional da área. Eu levei algumas medicações mas não precisei utilizar nenhuma. Eles ficaram bem praticamente em todos os voos. Somente meu filho menor que, no final do último vôo começou a chorar, pois queria sair do avião. Para meu alívio, já estava na hora do pouso.

Outro ponto a ser mencionado é saber quais medicações são permitidas no país de destino. Cingapura possui muitas restrições com relação a medicamentos e outras substâncias. Sempre consulte o regulamento do país para não ter problemas logo no aeroporto.https://www.hsa.gov.sg/personal-medication/overview

Em suma:

  • Colete o máximo de informações possíveis de pessoas que já viajaram com crianças;
  • Suspenda atividades escolares pelo menos uma semana antes da viagem;
  • Oferte alimentos leves antes e durante o voo;
  • Leve algum alimento que as crianças gostem para dar durante o voo;
  • Coloque na mochila objetos leves para que seus filhos se distraiam;
  • Leve peças de roupas extras;
  • Consulte um profissional para tirar dúvidas sobre medicamentos durante a viagem;

Boa viagem!

https://diariodeumaexpatriada.com.br/ https://viajarcomcriancas.com.br/viajar-de-aviao-com-criancas/

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Alessandra Oliveira Ferrari

Alessandra Oliveira Ferrari

Casada e mãe de 2 filhos.  Atualmente morando em Singapura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 15 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.