Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vida de expatriados é uma estação

Última atualização do post:

Vida de expatriada
Vida de expatriados é uma estação
Despedida de Dubai 2014

A vida de expatriados não é fácil, muitos pensam que quando estamos morando fora de do nosso país, é tudo uma maravilha: é só diversão, passeios, farras, viagens, etc.

Tem sempre o lado bom (é claro), mas também não é essas maravilhas, pois qualquer mudança cria uma expectativa, nova vida que você vai enfrentar: novos ares, culturas, experiências e novas amizades.

Sempre que chegamos em algum país diferente, procuramos pessoas: novos amigos (principalmente brasileiros), para sabermos como é viver a vida nesse lugar, o que podemos encontrar para se tornar parecido com o nosso país, por exemplo: as comidas.

Sofremos um pouco no começo, pois a saudade dos que deixamos, o que vai acontecer, como vai ser o novo lar, o lugar, as pessoas, a língua, como vai ser a fase de adaptação, é tudo novo. Os nossos filhos (onde vão estudar), novos amigos, cultura, enfim, tudo isso nos deixa ansiosos.

Quando cheguei na Nigéria, tinham brasileiros saindo e outros chegando e essa é a vida de expatriados, mudanças (despedidas nossas, de uns e de outros), cada um seguindo seus destinos, mas é vida que segue como uma estação.

Mudanças da vida

Eu já tive muitas mudanças na minha vida, em lugares que fui e retornei e outros lugares que até hoje nunca mais voltei. Deixamos amigos, nos despedimos como se nunca mais fôssemos nos ver (que é muito doloroso), pois criamos um vínculo de família com essas pessoas que conhecemos fora do nosso lugar de origem.

E quando voltamos para aquele país que já moramos e reencontramos com os mesmos amigos, que jamais pensaríamos em rever, esse encontro se torna tão gratificante que parece que nunca tívessemos saído. Isso é maravilhoso!

Eu já tive essa experiência tanto nas mudanças de estado no Brasil, como nas mudanças para outro país.

Por outro lado, acontece também de vivermos em alguns lugares uma única vez e não mais voltarmos. Lugar este que fomos felizes, que tivemos momentos maravilhosos e talvez será quase impossível rever aquelas pessoas, principalmente amigos que consideramos irmãos, onde tivemos experiências fantásticas. Isso é difícil!

Então, muitas vezes, mudança é tudo que você precisa para dar uma nova guinada na sua vida. Nos torna mais fortes, vemos a vida com outros olhos, faz a gente amadurecer e dar valor a pequenas coisas. E o principal: fazer a família mais unida.

Vida de expatriados é uma estação
amigos todos unidos – arquivo pessoal

Uns chegam e outros vão

Muitos pensam que a África (vendo pelo mapa) realmente é bonita e tem lugares lindos, mas aqui na Nigéria, é uma outra realidade. Você vê coisas que realmente pensa: só acontece aqui na Nigéria mesmo.

Você vê muita pobreza, o trânsito é um caos, não temos um shopping, não podemos andar na rua, não podemos ter liberdade, não podemos dirigir, entre outras coisas. Mas também tem o lado bom, por ser um país um pouco difícil (carente), os amigos se unem, vivem intensamente a cada encontro, um ajuda o outro e nos tornamos uma família.

Mas tudo na vida depende de cada um. Se você vem com o coração aberto, com pensamento no seu foco, fazer amigos e tentar ver sempre o lado bom das coisas, você consegue ser feliz.

Sofremos quando amigos se mudam, mas também somos felizes quando chegam novos amigos. E assim é a nossa vida de expatriados, como diz o poeta: a vida é uma estação, uns chegam e outros vão.

“Não importa para onde vamos, e sim quem carregamos no coração.”

despedidas
Uma das inúmeras despedidas

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Kelita

Kelita

Maria Kélita Teti de Macedo, sou do Recife/PE. Moro em Lagos/Nigéria, 51 anos, casada e tenho 2 filhos: um de 20 anos, que faz faculdade em Recife, e o outro de 13 anos que mora comigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sixteen − thirteen =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.