Com toda a certeza, você já ouviu histórias de Berlim durante a II GM, certo? Mas não é só de histórias de guerras que a cidade vive. Hoje vou compartilhar com vocês um pouco da vida e do outro lado da capital da Alemanha, Berlim.
Berlim, Berlim!
Situada ao nordeste do país, Berlim é a capital da Alemanha com mais de 3,5 milhões de habitantes e cerca de um terço da cidade é composta por área verde, lagos e rios.
Além disso a cidade possui importantes monumentos como o Portão de Brandemburgo, o Reichstag (Parlamento Alemão) e etc.
A visão que eu tinha de Berlim era a das histórias de guerra, mas vivendo na cidade percebi que Berlim tem muito mais a oferecer!
O outro lado da cidade: mercados diferentes
Aqui você encontra uma comunidade enorme de imigrantes. A maioria vêm à Berlim em busca de uma nova vida e essa internacionalização gerou diversos negócios na cidade.
Exemplo disso são os mercados turcos e asiáticos. Sim! Há uma grande comunidade vinda de países da Ásia e Turquia.
Nesses mercados são oferecidos produtos típicos de cada país. Entre eles também há diversos produtos que se assemelham aos brasileiros, como por exemplo: requeijão cremoso, queijo tipo Minas, feijão preto, chuchu, abobrinha e etc.
A cidade veg friendly
Para aqueles que são adeptos ao vegetarianismo ou veganismo, é bom saber que em todos os supermercados você encontra produtos alimentícios, de limpeza, higiene e beleza veganos.
E o mais importante, uma vasta opção de pratos veg pelos restaurantes da cidade.
Portanto a cidade é realmente veg friendly!
A cultura do reuso
Além de serem adeptos a reciclagem, todos os finais de semana, em diversos pontos da cidade, acontecem feiras de coisas usadas, os chamados Flohmarkt.
Onde você encontra de tudo, desde roupas, calçados, móveis, produtos artesanais e etc. Grande parte em bom estado e a preços atrativos!
Culinária mundial
Berlim abriga restaurantes de todos os lugares do mundo e não é brincadeira!
Aqui você encontra restaurantes com diversos tipos de culinária desde a indiana, turca, japonesa e até do Sudão do Sul.
Nesse site você pode encontrar uma lista com indicações de restaurantes Berlin Food Stories.
Arte por toda a cidade!
Berlim possui diversas atividades culturais ao ar livre, além de dar muito valor as expressões de arte de rua. Por isso muitos lugares são verdadeiras galerias a céu aberto!
Andando pela cidade você pode se deparar com artes lindas, por isso ao vir para Berlim fique atento. Provavelmente você será surpreendido!
Mobilidade urbana
Você pode ir de norte a sul, de leste a oeste usando somente o transporte público, seja ele metrô, bonde, trem ou ônibus.
Berlim oferece também a possibilidade de alugar patinetes elétricos e bicicletas, através de aplicativos que cobrem a cidade inteira.
Sou usuária da bicicleta e faço tudo de bike, já que Berlim possui mais de 620 km de ciclovias que permitem cruzar a cidade.
A vida em Berlim é muito mais dinâmica com todas as opções de mobilidade urbana! Por isso quando vierem para cá, aproveitem e façam um passeio de bike!
A vida em Berlim!
Aqui aprendemos a apreciar as pequenas coisas. Eu, que vim de São Paulo, aprendi a desacelerar e realmente aproveitar a vida em Berlim.
Espero que na sua visita a essa cidade maravilhosa você possa ter um gostinho da vida em Berlim! Aliás você pode encontrar mais informações no link do site oficial de Berlim.
Tem interesse em conhecer outra cidade da Alemanha? Então confira o post deste blog Diário de uma Expatriada, onde a Khennia apresenta Munique ao sul da Alemanha. Clique aqui
Olá, sou a Juliana mais conhecida como Juh, paulistana e redescobrindo alguns prazeres da vida. Recentemente me mudei para a Alemanha e aqui compartilharei as descobertas do cotidiano, estilo de vida, aprendizagem da língua e cultura nesse país germânico com vocês! Em pouco tempo de Alemanha, Berlim é a segunda cidade que moro. Por quase 6 meses morei em Leipzig que fica na região da Saxônia alemã.
Essa é a segunda vez que moro fora do Brasil, durante os anos 2.000 tive o prazer de morar no Japão. Me sigam no perfil do Instagram!
Uma resposta