O governo britânico anunciou algumas mudanças para quem deseja viver e trabalhar legalmente no Reino Unido. A principal delas é o novo sistema de imigração baseado em pontos.
O objetivo é filtrar melhor as pessoas que desejam trabalhar em países do Reino Unido e considera diversos aspectos, entre eles a qualificação profissional e o nível de inglês que o candidato ao visto de trabalho precisa ter. Além disso é preciso uma garantia de uma empresa com salário mínimo.
Entenda o sistema de pontos e aplique para o seu visto de trabalho no Reino Unido
De acordo com o novo sistema de imigração divulgado pelo Home Office, qualquer pessoa que venha ao Reino Unido e queira trabalhar precisa demonstrar que:
- Possui oferta de emprego de empresa licenciada pelo Home Office
- Qualificação com nível de habilidade equivalente ao ensino superior
- Inglês fluente
- Salário igual ou maior que £ 25.600 libras
Caso a oferta de emprego tenha salário inferior – mas não menor que £ 20.480 – o candidato ainda poderá negociar algumas características relacionadas com suas qualificações e obter o número necessário de pontos.
Como conquistar os pontos necessários para trabalhar no Reino Unido
Com toda a certeza viver em Londres e trabalhar por aqui é um sonho que muitos profissionais possuem. Segundo o novo sistema de pontos divulgado pelo Home Office, é preciso ter qualificação com nível de habilidade equivalente ao ensino superior e inglês fluente, além de um trabalho em empresa regulamentada pelo governo.
Por isso veja abaixo como funciona, na prática, o sistema de pontos imposto pelo governo britânico para os estrangeiros que desejam viver e trabalhar no país.
- Oferta de trabalho – 20 pontos
- Nível de habilidade apropriado – 20 pontos
- Inglês fluente – 10 pontos
- Ganhando um salário de £ 20.480 a £ 23.039 – 0 pontos
- Ganhando um salário de £ 23.040 a £ 25.599 – 10 pontos
- Ou um salário de £ 25.600 ou superior – 20 pontos
- Trabalho em ocupação com deficiência em mão de obra – 20 pontos
- PhD em assunto relevante – 10 pontos
- PhD em disciplina STEM relevante – 20 pontos
Programas de incentivo para trabalhar no Reino Unido
Em janeiro o Home Office abriu a rota do Talento Global para cidadãos da União Europeia. Isso significa que profissionais altamente qualificados podem conquistar o nível necessário de pontos sem ter, por exemplo, uma oferta de emprego. Mas para isso precisam estar endossados por um órgão britânico reconhecido e aprovado pelo Home Office.
Rota de graduação
Olha que maravilha, estudantes internacionais que concluírem um diploma no Reino Unido a partir desse semestre, poderão permanecer trabalhando no Reino Unido. Ou seja, podem trabalharem em qualquer nível de habilidade por dois anos após a conclusão dos estudos.
Categorias que não possuem opção de aplicação de visto
Importante lembrar que para aplicar para o visto de trabalho no Reino Unido é preciso ter um nível mínimo de habilidade (o que em terras brasileiras equivale ao Ensino Médio). Mas o Reino Unido tem investido cada vez mais em facilitar a entrada de mão de obra qualificada em seus países.
Validade do visto de trabalho no Reino Unido
Dependendo do tipo de visto, pode ter duração entre 3 a 9 anos. Trabalhar na Inglaterra é o desejo de muitos brasileiros. O governo emite vistos de trabalho de curta e longa duração, os chamados Tier 5 e Tier 2.
Saiba mais sobre eles:
Tier 5: Trabalhos temporários
Quem pretende trabalhar por tempo determinado, deve portanto solicitar o visto para Inglaterra Tier 5. A maioria deles tem duração de um ano, mas podem serem renovados por mais dois anos. Mas essa autorização é destinada para ocupações como:
- Charity Worker: trabalho voluntário não remunerado em instituições filantrópicas;
- Creative and Sporting: atletas ou profissionais criativos;
- Government Authorised Exchange: participantes de treinamentos, programa de idiomas governamental, pesquisa ou bolsa de estudos;
- International Agreement: trabalhos cobertos pela lei internacional, por exemplo, trabalhar para um governo estrangeiro;
- Religious Worker: trabalho religioso, como pregar ou trabalhar em uma instituição religiosa;
- Seasonal Worker: trabalhos agrícolas;
- Youth Mobility Scheme: destinado a estrangeiros entre 18 a 30 anos que desejam trabalhar na Inglaterra.
Além disso o Tier 5 também garante direitos como estudar, trabalhar e levar membros da família para a Inglaterra. No entanto, a duração do visto e os benefícios variam de acordo com a sua ocupação.
Tier 2: Trabalhos de longa duração
O Tier 2 é o visto para Inglaterra indicado para profissionais qualificados. Pois tem a duração longa entre três até nove anos, em muitos casos ele pode ser renovado. Essa autorização está dividida em cinco tipos diferentes:
- General Work Visa: engloba o trabalho em várias funções;
- Intra-company Transfer: trabalho em filial de empresa estrangeira na Inglaterra;
- Minister of Religion: trabalho em uma comunidade religiosa, por exemplo, como missionário na Inglaterra;
- Sportsperson Visa: atletas de elite ou treinadores altamente qualificados.
O General Work Visa é um dos mais solicitados por abranger vários tipos de ocupações. No entanto, ter acesso a esse visto específico não é uma tarefa fácil. Afinal, além de ser contratado por uma empresa inglesa, você precisa comprovar seu nivel de inglês, histórico de viagens e receber um salário mínimo ou 30 mil libras por ano.
Alguma empresa brasileira em Londres para consultoria
Recomendo contactar a empresa LondonHelp4U e tirar todas as suas dúvidas sobre imigração, vistos de trabalho, etc. Por isso envie um e-mail (londonhelp4u.co.uk) e marque uma consulta para melhores esclarecimentos.
Leiam aqui outros textos da autora
Baiana de Salvador, resido fora do Brasil há 18 anos. A Minha graduação no Brasil foi na área de serviço social, mas tive algumas qualificações na área de business, eventos, planejamento de casamentos, designer de interiores; e hoje, após a pandemia, estou voltando a trabalhar como assistente social aqui na Inglaterra. Retornei para a Inglaterra em maio de 2015 depois de 5 anos vivendo em Dubai. Gerencio a minha agencia de entretenimento a Sounds of Brazil há 11 anos em Dubai e, 7 anos na Inglaterra.