Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vistos para a Costa Rica

Última atualização do post:

Vistos para a Costa Rica

A Costa Rica é conhecida por proporcionar aos seus habitantes/cidadãos um estilo de vida diferente de outros lugares do mundo – o Pura Vida lifestyle. Além de ser um país seguro, com uma boa infraestrutura, educação de bom nível e perto de vários outros países como Estados Unidos e Panamá. Ultimamente, a Costa Rica vem ganhando espaço na imprensa brasileira e, começou a despertar a curiosidade sobre esse pequeno paraíso situado na América Central. Agora muitos brasileiros se perguntam como tirar o visto para a Costa Rica.

Preciso dizer, que aqui já é o paraíso para milhares de americanos, há décadas. Estima-se que existam cerca de 50.000 a 70.000 americanos vivendo no país, dos quais muitos são donos de hotéis, restaurantes, Ongs e empreendedores.

Falando de um modo geral sobre morar ou visitar a Costa Rica, hoje vou mostrar a vocês as diversas possibilidades de vistos para morar por aqui e aprender a viver o Pura Vida.

Visto para Costa Rica: turista

Os brasileiros não precisam tirar um visto com antecedência para vir conhecer a Costa Rica. O visto você recebe no aeroporto (o carimbo né), mas atenção, nós brasileiros precisamos do cartão internacional de vacina da febre amarela.

Você toma a vacina em um hospital público ou particular no Brasil. Com o cartão de vacinação vai até a Anvisa da sua cidade/região e pede para emitir o cartão internacional, em regra geral a Anvisa emiti esse cartão gratuitamente.

Visto para Costa Rica - Diario de Uma Expatriada
Praia Langosta – Tamarindo
Foto do arquivo pessoal

Contratação em empresas multi-internacionais

A forma mais comum de vir morar na Costa Rica, é através de empresas internacionais, a empresa te contrata, providencia teu visto de trabalho e “voilá”!, você vem morar aqui. As profissões mais procuradas por essas empresas são as da área de tecnologia – software e engenheiros.

Se você, assim como eu, não se encaixa na descrição acima, vamos para as próximas opções rsrs.

Visto para Costa Rica: estudante

Esse tipo de visto permite que você estude na Costa Rica em alguma universidade ou faculdade. Geralmente a validade desse visto é de um ano, sendo sempre renovado.

O ideal é que você faça todo o procedimento do visto no Brasil, através da Embaixada da Costa Rica, e já venha com a permissão. Caso isso não aconteça você pode fazer o seu visto aqui no país, porém terá que pagar uma taxa de U$200 dólares.

Será necessário também uma comprovação de renda que seja suficiente para se manter no país, durante o período dos estudos.

Dica importante: Entre em contato por e-mail com a universidade/faculdade que você quer ingressar e eles te enviam os formulários e toda a explicação do processo de admissão, cada instituição tem seu procedimento específico.

Visto para aposentados

Em uma pesquisa feita por uma empresa americana,a Costa Rica aparece em segundo lugar como o melhor país para morar , depois de aposentado. Levando em consideração a facilidade de conseguir o visto de residência, o sistema de saúde, o clima, o custo de vida e outros fatores.

O requisito principal para conseguir esse tipo de visto é um ingresso mensal (aposentadoria) de U$ 1.000 dólares no mínimo. Os dependentes do aposentado podem, juntamente com ele, fazer o pedido do visto: esposa, filhos menores e filhos entre 18-25 anos, estes últimos desde que estejam matriculados em uma universidade.

Informações gerais

A Costa Rica divide seus tipos de vistos em permanentes e temporários. Todos os vistos citados acima são da categoria – temporários. Para conseguir um visto permanente você primeiro precisa ter um visto temporário. Até mesmo uma pessoa casada com um costarriquenho primeiro recebe o visto de residência temporário, para depois conseguir o seu visto de residência permanente.

Todos esses trâmites imigratórios são feitos através da Imigração da Costa Rica.  

Site oficial: www.migracion.go.cr

Para mais textos da autora – clique aqui.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Lorena Andrade Schramm

Lorena Andrade Schramm

Lorena é soteropolitana, metade brasileira, metade israelense. Advogada por formação e pelo sonho de tornar o mundo mais justo, Líder de Yoga do Riso por amor. Decidiu morar na Costa Rica para tornar o seu sonho de ter uma vida totalmente diferente em realidade. Morou em Israel por 6 anos, onde concluiu o ensino médio e serviu ao IDF. Ama viajar, conhecer pessoas, falar muito e se expressar sem repressões.

Uma resposta

  1. Oi Lorena, estou muito interessada em me mudar para Costa Rica, se vc puder me dar mais algumas dicas, te agradeço muito. Também sou baiana, mas moro no interior. Já morei no Chile 9 anos, falo espanhol fluente. Sou publicitária, é muito difícil trabalho nessa área?
    Desde já, obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

two + ten =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.