Com toda a certeza, a Alemanha é um país que atrai muitos estrangeiros, não só por sua cultura como também por sua forte economia. Aqui é a residência de várias empresas multinacionais. Foi pensando nisso que decidi fazer esse artigo para falar sobre alguns vistos para vir para a Alemanha.
Visto de turismo
Você recebe na hora de sua chegada no país. O importante, é viajar com um passaporte com validade de no mínimo seis meses. Além disso comprovar que você tem uma reserva de hotel, ou alguma moradia para ficar e, um seguro de viagem. Conforme o visto já diz, só é para turismo. Você não pode ficar trabalhando, estudando ou frequentando curso de idioma. Se esse for o propósito, vai precisar de um outro visto. Nós brasileiros podemos ficar nos países da UE por 90 dias.
Visto a procura de trabalho
É um visto para vir para a Alemanha a procura de um emprego. Portanto, você precisa solicitar o visto no seu país de origem e ele será válido por seis meses.
Mas você não pode trabalhar, somente procurar. Se durante esse tempo você encontrar um trabalho concreto, poderá então, solicitar o visto de autorização de residência, direto no país. Você precisará falar o idioma alemão também. Portanto, é bom já ter um conhecimento do idioma alemão e começar estudar.
Visto por reunião familiar
O visto por reunião familiar (Familiennachzug) tem a finalidade de trazer sua família (cônjuge e/ou filhos) para vir morar com você. O visto é limitado no começo, mas com o tempo ele pode ser prolongado. Pra isso, você terá que preencher todos os requisitos que o estado exige.
Leiam também: Como alugar um imóvel na Alemanha
Visto de estudante
O visto de estudante permite a você frequentar uma universidade alemã. Tem validade de um a dois anos, com possibilidade de prolongar, mas para isso você precisa solicitar no seu país, além de ter uma renda para viver aqui, por no mínimo por um ano.
A Alemanha, nos últimos anos flexibilizou a entrada de pessoas de alguns países, entre eles o Brasil. Portanto, para os brasileiros que querem estudar na Alemanha, não é preciso ter um visto para vir estudar. Só é preciso ter uma confirmação da universidade alemã, um lugar para morar e um plano de saúde. Quando chegar na Alemanha, é que você vai solicitar o visto de autorização de residência (Aufenthaltserlaubnis). Além disso é muito importante ter todos os documentos em dia.
Nesse site há mais informações sobre outros vistos para vir para Alemanha: Make-it-in-germany.com/de/
Cartão Azul da UE (Bluecard)
Os estrangeiros bem qualificados, possuem o “Cartão Azul da UE” para facilitar sua entrada.
Para isso, você precisa comprovar as suas qualificações e, ter uma oferta concreta de trabalho em uma empresa na Alemanha, ganhando um salário bruto anual de pelo menos 55.200 EUR (a partir de 2020).
O salário dos especialistas bruto anual das áreas de matemática, ciência da computação, ciências naturais e tecnologia, bem como os médicos é um pouco menor. Esses especialistas precisam ter um salário equivalente aos trabalhadores do país. Neste ano que estamos (2020), o valor é de 43.056 EUR e, além disso, a agência federal de emprego deve concordar.
Somente na Alemanha é que é emitido o Cartão Azul da UE. Portanto você tem que vir do Brasil com um visto para entrar na Alemanha e ao chegar solicitar o visto Cartão Azul da UE. O legal desse visto que ele te permite trabalhar nos outros países da União Europeia, caso você não queira depois mais ficar na Alemanha e procurar trabalho em um outro país.
Site do governo da Alemanha: Auswaertiges-amt.de/de
Tipos de permissão de residência
O Aufenthaltserlaubnis (autorização de residência) é um visto limitado que todos recebem quando vem morar na Alemanha. Ele é concedido para trabalho, fazer um curso profissionalizante (Ausbildung), trazer sua família (Familiennachzug) ou também para casos humanitários, direito internacional e outros.
O Niederlassungserlaubnis é o visto permanente de residência na Alemanha, concedido após três anos de residência, se atender a todos os requisitos necessários. Mas quem irá decidir se você tem direito ou não é o departamento de imigração. Se reside legal e ininterruptamente, em um país da UE há cinco anos, pode efetuar o pedido para se tornar um residente de longa duração.
Enfim, todo estrangeiro que não faz parte dos países da UE (União Europeia), só pode morar e trabalhar na Alemanha se tiver uma autorização de residência. A portaria de emprego possui restrições com certos grupos profissionais. A agência de trabalho, na maioria das vezes, precisa aprovar o acesso.
Portanto, turista não trabalha aqui, pois não é permitido. Se o turista estiver trabalhando no país, será ilegalmente e correrá o risco de ser deportado e ficar banido da Alemanha por um bom tempo.
Agora, já conhece alguns vistos para vir para a Alemanha. Espero que tenham gostado dessas dicas. Caso tenham tenha alguma dúvida só deixar nos comentários ou me chamar direto no meu perfil abaixo no Instagram.
Para mais textos da autora, clique aqui
Sou a Khênnia, moro na Alemanha há mais de 20 anos. Trabalhei em diversas áreas de moda, turismo e administração. Por viver há tanto tempo na Alemanha que já considero minha casa e saber dos desafios de imigrar para um novo país, ofereço Consultoria de Realocação para quem está vindo morar na Alemanha ou simplesmente esta buscando mais informações sobre o país. Compartilho aqui tudo sobre a vida na Alemanha. Caso precise de um auxílio, entre em contato comigo. https://linktr.ee/guiamunich.consultoria
Respostas de 2