Morar fora do país é a melhor experiência que alguém pode ter.
É a forma mais dinâmica de aprender um novo idioma, habilidades, adquirir novos conhecimentos, fazer novas amizades, além de compreender o comportamento das pessoas, respeitando sua cultura.
Meu nome é Maria Cristina e desde minha adolescência sempre tive vontade de viver em outro país, fazer uma imersão em culturas diferentes.
Em 2006 tivemos uma oportunidade de morar fora, quando meu marido foi convidado para trabalhar em Santiago (Chile).
Essa experiência durou oito anos e tivemos uma ótima adaptação, com oportunidades de estudar, dominar o idioma espanhol, trabalhar, adquirir um novo hobby – como esquiar, e fazer grandes amizades. Foi uma experiência espetacular.
Novos desafios
Em 2018 meu marido recebeu um novo convite de trabalho, nos dando uma nova oportunidade: vivermos em Londres, Reino Unido. E, por obra do destino, meu filho entrou na universidade também nesse país.
Um lugar pra lá de especial, que me faz lembrar o tempo dos meus cursos de inglês, onde apareciam em cada capítulo estudado locais como: Westminister, Oxford street, Piccadilly Circus, Liverpool, Windsor, e tantos outros lugares que sempre me instigaram a conhecer, tendo isso agora se transformado em realidade.
Aprenda a eliminar paradigmas – “Be Open Mind”
Longe do que dizem muitos, que Londres é uma cidade cinza, a vejo como um lugar cheio de vida: uma cidade cosmopolita, com um mix de etnias que vivem em harmonia, juntamente com muitos turistas que visitam a cidade em todas as estações do ano, além de muitos músicos talentosos que animam cada pedacinho dessa cidade.
Locais como: restaurantes, casas de chá, cafés, pubs, parques, shoppings, museus e pontos turísticos são sempre muito movimentados e fazem de Londres um dos locais mais atrativos do mundo.
Como se adaptar?
Uma maneira fácil de se adaptar é sempre ver o lado positivo de tudo, pois os costumes, educação e comportamentos variam muito.
As pessoas deveriam se colocar sempre no lugar do outro, prevalecendo a cordialidade e o respeito em todas as situações; e isso bastaria para viver em harmonia.
Vivo na parte oeste de Londres. Uma das facilidades nessa maravilhosa cidade é o sistema de transporte público: muito fácil se locomover .
Existem aplicativos para ônibus, trem e metrô super eficientes e que jamais te deixarão sem informação. Os horários são precisos e é possível calcular o tempo de chegada de um lugar para outro.
Deixo aqui alguns aplicativos para utilização de transporte público que são ótimos!
- Metrô: Tube Map
- Trem: National Rail
- Ônibus: Omio
As atrações culturais são variadas e as governamentais são gratuitas. Tem parques em todos os bairros e são sempre muito bem cuidados.
Vivendo no Reino Unido
Viver no Reino Unido é não se importar em viver sob regras. Essa é a razão por que tudo funciona muito bem por aqui.
Saúde
A primeira ação, após ter um lugar para morar é se registrar no Sistema de Saúde Pública (National Health System – NHS) no General Practitioner Surgery (GP) mais próximo de sua residência. Para fazer isso, basta levar seu passaporte e comprovante de residência.
É um serviço que considero muito organizado por ser gratuito e atende a residentes legais, incluindo os cidadãos europeus.
A partir do registro realizado, a pessoa recebe um número de identificação de paciente e o nome da farmácia que deverá retirar os medicamentos gratuitamente.
O NHS enviará correspondências, ligará no seu celular para confirmar consultas ou exames. E, dependendo da faixa etária do paciente, solicitará que faça exames regularmente e quando os exames forem concluídos, marcará um retorno para um “feed-back” com um enfermeiro ou diretamente com um médico. E ainda, se acharem necessário, encaminham o paciente para um especialista.
Impostos
Outra inscrição obrigatóra é no Council Tax. Antes de assinar um contrato de aluguel, verifiquem o valor do imposto que deverão pagar.
Ao fazerem a inscrição, deverão informar quantas pessoas vivem na residência, se todos trabalham ou não, e seus respectivos rendimentos. Isso porque, conforme o caso, poderão inclusive conseguir isenção do pagamento dessa taxa.
O valor da taxa dependerá do local e tamanho do imóvel. O imposto não é barato, mas você consegue enxergar onde seu dinheiro está sendo investido.
Os impostos garantem o recolhimento do lixo, que as crianças tenham escolas, o cuidado e o trabalho de limpeza das calçadas, praças, parques, ruas e avenidas pavimentadas, além de ensino público de qualidade, transporte público e sistema de saúde (como já havia dito, muito eficiente!).
Clima
Quanto ao clima, aqui as estações são bem definidas. Este texto está sendo escrito na exuberante primavera, uma das mais lindas estações.
O colorido das flores e o verde da vegetação, adornam ainda mais cada lugar. Muitas árvores e flores renascem depois de terem enfrentado temperaturas baixas (1°c a 6°c) e agora ressurgem dando um toque muito especial.
Viver aqui é mergulhar na história! É fascinante ver tudo muito bem preservado e catalogado, facilitando o entendimento da cultura dessa sociedade.
Deixo algumas dicas para os admiradores da natureza visitarem nessa época do ano: Kew Gardens, Seven Sisters, South Dorset, Devon and The Coast of Cornwall.
Maria Cristina, casada, professora, pedagoga, artista plástica, e atualmente me especializando na área de Nutrição, uma das minhas paixões. Tenho como objetivo contribuir mais na área da Saúde. Pratico meditação, adoro caminhar e apreciar a natureza.