Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Você tem habilidade para empreender?

Última atualização do post:

Como empreender - Diário de uma expatriada
Rachila - Assistente Virtual para expatriados

Olá, meu nome é Rachila e gostaria de começar te contando a minha história sobre como decidi empreender.

Eu nunca imaginei me tornar uma empreendedora, pois minha família me ensinou que eu precisava estudar, passar em uma boa faculdade, me formar e trabalhar em uma grande empresa.

Portanto, foi isso que eu aprendi desde cedo, nunca ouvi sobre empreendedorismo, muito menos tive inspiração para isso próximo a mim.

Até que segui o “script” normal (pensando dentro da caixa), me formei na faculdade, trabalhei durante 10 anos na carreira que construí e me vi frustrada, pois não amava o meu trabalho e a minha profissão.

Foi então que resolvi empreender, trabalhar em algo que eu realmente amasse e enxergasse propósito, mas quando tentamos sair da “caixa” é muito difícil, pois passamos uma vida toda aprendendo que o correto é ter uma carteira assinada.

A famosa transição de carreira parece algo tão distante, mas é possível, como você pode ver nesse artigo onde citei 5 dicas para conseguir mudar de carreira com o “mínimo” de tranquilidade rs.

Quando iniciei o meu negócio sofri demais e não compreendia o que estava errado. Até que fiz um curso chamado Empretec, esse seminário de 6 dias é uma metodologia de formação de empreendedores criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), promovido em 40 países e no Brasil é exclusivo do Sebrae. Aliás, caso queira saber mais sobre esse programa clique aqui.

empreender
Turma do curso da Empretec – Imagem arquivo pessoal

Sobre o Empretec

Foram 60 horas de curso para analisar se realmente eu possuía um perfil empreendedor. Pois lá você não irá aprender a teoria do empreendedorismo, e sim é focado no seu comportamento, para se autoanalisar e decidir se empreender é realmente o caminho certo.

Posso dizer sem sombras de dúvidas que foi o melhor curso da minha vida (isso não é uma publicidade rs), pois me mostrou que mesmo tendo sido criada “dentro da caixa” eu tinha perfil para empreender e essa descoberta foi o meu combustível para continuar com o meu sonho.

Uma das coisas que aprendemos no Empretec são as 10 habilidades comportamentais que TODO empreendedor deve possuir.

Contudo, ninguém é nota 10 em todas elas, mas como empresário precisamos aprender e aperfeiçoar aquilo que não somos tão eficientes.

Essas habilidades foram definidas a partir de um projeto realizado pela ONU, cientistas aplicaram dezenas de entrevistas com empresários de sucesso em vários países, onde o objetivo principal era avaliar quais as habilidades comportamentais que eles possuíam em comum. Então após uma vasta pesquisa, chegaram nessa lista abaixo.

10 habilidades empreendedoras segundo Empretec

1) Busca de oportunidades e iniciativa

  • Faz as coisas antes de solicitado ou antes de forçado pelas circunstâncias;
  • Age para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços;
  • Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamento, equipamentos, local de trabalho, assistência;

Ou seja, é um individuo ativo, não espera as oportunidades caírem do céu, está sempre em busca de melhorias, de oportunidades, de investimentos, de crescimento. O verdadeiro empreendedor possui essa característica intrínseca no seu comportamento desde muito jovem.

2) Correr riscos calculados

  • Avalia alternativas e calcula riscos deliberadamente;
  • Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados;
  • Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados;

Todo empreendedor passará por momentos que precisará analisar os riscos, mas infelizmente poucos sabem fazer isso com maestria.

Se quiser aprender é necessário dominar o seu medo e ir para o campo de batalha, não existe lutador que nunca teve adversários no ringue, não existe chefe de cozinha que nunca cozinhou. Enfim, se deseja correr riscos calculados, precisa empreender verdadeiramente, ir para o “jogo”.

3) Exigência de qualidade e eficiência

  • Encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido e mais barato;
  • Age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelência;
  • Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que atenda a padrões de qualidade previamente combinados;

Os empreendedores que prezam pela qualidade e eficiência estão em uma busca constante por melhoria, preza a opinião do cliente e recebe os feedbacks positivos e negativos como gatilhos para melhorarem o próprio negócio.

4) Persistência

  • Age diante de um obstáculo significativo;
  • Age repetidamente ou muda de estratégia a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo;
  • Faz um sacrifício pessoal ou despende um esforço extraordinário para completar uma tarefa;

Se existe uma característica comportamental que vejo em todos os empreendedores que conheço, é a persistência, pois a partir do momento que resolvemos empreender, criamos amor pelo negócio, não queremos desistir ou jogar a toalha, por isso persistir dia após dia é quase um mantra.

Porém, não adianta persistir naquilo que realmente não está dando certo, pois tudo tem um limite e aprender qual é o momento certo de dizer chega também faz parte do comportamento do empreendedor.

5) Comprometimento

  • Assume responsabilidade pessoal por solucionar problemas que possam prejudicar a conclusão de um trabalho nas condições estipuladas;
  • Colabora com seus empregados ou coloca-se no lugar deles, se necessário, para terminar uma tarefa;
  • Esforça-se em manter os clientes satisfeitos e coloca a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo;

Esse comprometimento você enxerga em todos os departamentos, desde a administração do negócio até a entrega ao consumidor final, o empreendedor busca estar a par de todos os processos, pois sabe a relevância de todas etapas. Se compromete em entregar o resultado esperado mesmo que tenha que exercer funções que não são dele, realmente veste a camisa!

6) Busca de informações

  • Dedica-se pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes;
  • Investiga pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço;
  • Consulta especialistas para obter assistência técnica ou comercial;

Essa busca de informações é infinita, o empreendedor está em um movimento constante de aperfeiçoamento, busca de novas tecnologias, treinamentos, corte de custos, pesquisas de satisfação, pesquisas de mercado, enfim, ações que podem trazer uma grande diferença no resultado da empresa.

7) Estabelecimento de metas

  • Estabelece metas e objetivos que são desafiantes e que tem significado pessoal;
  • Tem visão de longo prazo, clara e especifica;
  • Estabelece objetivos de curto prazo mensuráveis;

Tem um trecho no filme Alice no País das Maravilhas, onde a Alice fala ao gato Cheshire:

“- Eu só queria saber que caminho tomar”
E o gato responde:
“- Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”

Ou seja, um empreendedor sem metas, é um empreendedor que não sabe para onde ir, por isso estabeleça as metas do seu negócio e se esforce para conquistá-las.

8) Planejamento e monitoramento sistemático

  • Planeja dividindo tarefas de grande porte em sub-tarefas com prazos definidos;
  • Constantemente revisa seus planos levando em conta os resultados obtidos e mudanças de circunstanciais;
  • Mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões;

Quanto mais planejamento e monitoramento existir no seu negócio, maior será a assertividade em suas decisões, sabe por quê?

Pois sua tomada de decisão será rápida, seja pelo lado positivo ou negativo, o empreendedor que possui uma excelente gestão possui a empresa em suas mãos.

9) Persuasão e rede de contatos

  • Utiliza estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros;
  • Utiliza pessoas chave como agentes para atingir seus próprios objetivos;
  • Age para desenvolver e manter relações comerciais;

Vale ressaltar que essa persuasão não é negativa, é a persuasão inerente a todo negócio, para conseguir fechar parcerias, clientes, investimentos, fornecedores, entre outros.

E nunca se esqueça da rede de contatos, mantenha o networking sempre em dia, pois empresários que valorizam o networking profissional crescem muito mais rápido.

10) Independência e autoconfiança

  • Busca autonomia em relação a normas e controle de outros;
  • Mantém seu ponto de vista mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores;
  • Expressa confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio;
Acredite em você, esse é o primeiro passo! – Imagem Freepik

Acreditar!

Essa palavra precisa se tornar o seu mantra, acreditar que é possível, que você consegue, que aprenderá superar as adversidades.

O empreendedor de sucesso exala autoconfiança, não no sentido de ser uma pessoa “soberba”, mas no sentido que acredita no que está fazendo e na equipe dele. E se caso der tudo errado ele também acredita que encontrará um caminho para se reerguer.

Enfim, acreditar é o pré-requisito para você entrar na jornada do empreendedorismo, não adianta possuir as nove habilidades listadas acima e não acreditar em si mesmo.

Por isso, se realmente deseja empreender, foque nessas 10 habilidades comportamentais, você estará a frente da maioria da sociedade.

Portanto se quiser mais dicas sobre empreendedorismo, formas de trabalho em casa e assessoria para documentos a brasileiros expatriados acompanhe o meu Instagram @deixacomigooficial.

Leiam aqui outros textos da autora

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Rachila Macedo

Rachila Macedo

Olá, meu nome é Rachila, sou campineira, casada e com duas filhas pets. Sou formada em Geografia e trabalhei por 10 anos na área, mas descobri que tenho uma paixão pelo empreendedorismo. Abri minha empresa em maio de 2017 para trabalhar como Assistente Pessoal e Virtual e hoje me especializei no atendimento para brasileiros expatriados, ofereço toda a parte de: Legalização de documentos em consulados; Emissão de certidões de nascimento, casamento...; Emissão de documentos acadêmicos; Traduções juramentadas; Apostilamento de Haia; Entre outros serviços... Aqui no blog compartilho tudo que você deve fazer com seus documentos antes e durante sua viagem. para facilitar ao máximo a sua mudança! Conheça um pouco do meu trabalho na minha página do Instagram: https://www.instagram.com/deixacomigooficial/, ficarei muito feliz em te ajudar!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.