Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Volta às aulas e o sistema de ensino italiano

Última atualização do post:

volta as aulas na italia
Fim do período de férias em toda a Europa - Imagem: Pixabay

Setembro é o mês de volta às aulas na Itália e neste texto explico um pouco mais sobre o sistema de ensino no país. Nesse site você encontra mais informações. Vamos então começar nossa conversa falando sobre a duração do período de escolaridade: o sistema de ensino italiano tem a duração de 13 anos, enquanto o brasileiro, 12 anos. Para obter o diploma de conclusão na escola superior, o aluno italiano precisa ser aprovado no exame chamado Esame di Maturità pelo Ministério da Educação.

Confira o quadro abaixo. Ele mostra como o sistema de ensino está dividido por idades/ano:

BrasilItália
Ensino Fundamental 1
Duração: 5 anos
1º ao 5º ano (dos 6 aos 10 anos)
Escola Elementar
Duração: 5 anos – 1ª a 5ª série (dos 6 aos 10 anos)
Ensino Fundamental 2
Duração: 4 anos
6º ao 9º ano (dos 11 aos 15 anos de idade)
Escola Média
Duração: 3 anos – da 1ª a 3ª média (dos 11 aos 13 anos) “Esame di Stato”– Prova de encerramento do ciclo
Ensino Médio
Duração: 3 anos (dos 16 aos 18 anos)
Scuola superiore
Duração: até 5 anos, dependendo da escolha – Liceo / instituto superior / scuola técnica (dos 14 aos 18 anos) “Esame di Stato”- Maturità

Calendário escolar italiano

O calendário escolar na Itália é o mesmo dos países do hemisfério norte, ou seja, as aulas começam em setembro e terminam em junho. No entanto, no mês de dezembro as crianças têm 15 dias de pausa para as festas de fim de ano.

Em alguns países, as escolas fazem o tradicional spring break – aqueles dias livres na chegada da primavera que coincidem com a Páscoa. Na Itália o feriado é bem curtinho, mas, em compensação, as crianças têm três longos meses de férias no verão.

Metodologia de ensino

Certamente a metodologia de ensino e os critérios de avaliação renderiam um outro texto. Costumo dizer, sempre com base na minha visão de mundo, que os estudantes italianos “sofrem” muito na escola. Eles fazem provas escritas e muitas provas orais, e sem data marcada. Ou seja, as crianças precisam estar sempre preparadas para serem arguidas todos os dias, em todas as matérias e na frente da turma.

Volta às aulas na Italia
Provas escritas e orais sem data marcada, surpreendendo os alunos constantemente – Imagem: Pixabay

Escola elementar

Na escola elementar, as crianças têm uma professora titular para quase todas as matérias, e professores extras para as aulas de inglês, música e educação física. Além disso, elas também têm aulas com “convidados” sobre educação no trânsito, Constituição italiana, poesia, etc.

As crianças pequenas só fazem provas escritas de italiano, matemática e inglês. Para as outras disciplinas, usa-se as “interrogazioni” (que seriam as arguições ou provas orais). Assim sendo, como a professora é a mesma para a maioria das matérias, não costuma haver sobreposição de provas no mesmo dia.

Passagem para a escola média

A passagem para a escola média significa uma mudança importante para as crianças, que agora já são pré-adolescentes. Nessa etapa, elas mudam de escola, passam a ter um professor para cada matéria e precisam, então, organizar melhor o estudo, as tarefas de casa, etc. Na escola média, as crianças já passam a fazer provas escritas de todas as matérias e também têm as “interrogazioni”.

No final do terceiro ano da escola média, os alunos fazem uma prova para avaliar seu conhecimento e podem utilizar essa nota para o ingresso na escola superior. Portanto, é durante a escola média que as crianças precisam fazer uma importante escolha. Ou seja, aos 12 ou 13 anos de idade o estudante precisa decidir qual é o tipo de ensino que ele deseja receber na escola superior.

Por conseguinte, as escolas médias promovem atividades de orientação profissional e as escolas superiores organizam atividades para visitação e apresentação dos cursos para os alunos.

Equivalência no ensino Itália e Brasil

A escola superior italiana é equivalente ao ensino médio do Brasil. Porém, se divide em três percursos diferentes: o liceo (clássico, científico, linguístico, esportivo etc.), o instituto técnico (econômico, tecnológico) e o instituto profissional (com uma formação mais especializada em mecânica, agricultura, gastronomia, etc.).

O liceo é o que mais se aproxima do ensino médio brasileiro e está dividido em áreas. Apesar dessa divisão direcionar o aluno para uma área, ela não é determinante. Quem faz um liceo científico, pode escolher uma faculdade na área de humanas mesmo tendo tido uma carga horária maior em física e matemática. O liceo clássico e o científico são as duas formações mais valorizadas na Itália. Uma curiosidade é que nesses cursos os alunos estudam latim.

No final do quinto ano, os estudantes fazem a prova da maturidade (maturità) que não é como o ENEM, nem como o Vestibular, mas tem o mesmo objetivo de uma prova de conclusão do ciclo.

Volta às aulas na Italia
Escolas de ensino médio promovem atividades de orientação profissional – Imagem: Pixabay

Exames ao término dos ciclos

O exame da 3ª média é composto por provas escritas de matemática, italiano e inglês e uma apresentação oral de um trabalho, como uma monografia, em que o aluno escolhe o tema e deve relacioná-lo com outras disciplinas.  Por exemplo, meu filho escolheu falar sobre a II Guerra Mundial, assunto das aulas de História, e trouxe o boom econômico do Japão após a guerra (Geografia), a produção de energia nuclear (Química), um poeta italiano daquele período (Italiano) e a história de Anne Frank (Inglês).

A Maturità, exame de conclusão da escola superior, compõe-se por uma prova de italiano e uma ou duas provas específicas em função do percurso escolhido. Além disso, o aluno também faz uma prova oral com uma banca formada pelos professores de TODAS as disciplinas. Também são possíveis perguntas sobre qualquer tema visto nos últimos cinco anos de vida escolar! Dá para imaginar o estresse desses adolescentes!?

Muitas pessoas associam o exame italiano da maturidade ao ENEM do Brasil, pois inclui toda a matéria dada naquele ciclo da escola, mas ele é mais parecido com o Baccalauréat, o exame francês para concluir a escola secundária.  Passar na prova é fundamental, mas não é suficiente para ingressar na universidade, que ainda exige um teste extra, como o vestibular.

A maturidade é um ritual de entrada na vida adulta e tema de muitas músicas e filmes, sendo assim um momento especial para os italianos. Entretanto, por aqui, não se faz festa de formatura nem cerimônia de entrega de diploma.

Leia mais aqui sobre como fazer uma a mudança de escola sem perrengues. Se você quiser outras informações sobre a educação formal na Itália, estou à disposição!

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Carla Bottino

Carla Bottino

Olá! Sou Carla Bottino, psicóloga, terapeuta de família e muito curiosa. Sempre gostei de ler sobre a cultura e em especial, sobre os hábitos, costumes e desafios de quem vive em outros países. Sou carioca, de descendência italiana e em 2017 embarquei para uma aventura ( que deveria ser de 8 meses) do outro lado do Oceano Atlântico, em Pádua na Italia. Sou mãe de filhos grandes – Mariana de 19 e Joao de 14 anos e nas minhas redes sociais conto sobre a vida nova no velho continente e trago algumas das minhas reflexões sobre os processos de mudança e adaptação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 15 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.