No texto abaixo, vou listar as coisas que eu acho importante saber antes de mudar para St Louis – Missouri. Quando pensamos em mudar para o exterior e até mesmo quando decidimos que vamos mudar mesmo, não imaginamos a trabalheira que dá.
1. Visto
A primeira providência em uma mudança para os Estados Unidos (no meu caso, o estado do Missouri) foi juntar toda a documentação e enviar ao escritório de advocacia especializado em imigração.
A lista dos documentos é grande e devem ser traduzidos por tradutores certificados. Tudo isso será anexado ao processo de pedido de visto, encaminhado ao consulado que vai analisar, chamar para uma entrevista e finalmente, aprovar ou recusar.
A quantidade e variedade de vistos aqui é impressionante e cada caso tem suas peculiaridades. Pessoalmente, meu caso foi simples, só tivemos que mandar os documentos, preencher os formulários e comparecer na entrevista. E “voilá”, a aventura estava começando.
2. Escolas
Se você vem com filhos em idade escolar, a primeira coisa a fazer é decidir em que distrito seus filhos vão estudar. Existem sites que indicam os rankings das melhores escolas, como os indicados abaixo:
Niche.com (site das melhoras escolas públicas “High Schools”)
Aqui você tem que morar no distrito em que você estuda, então decidir onde morar e estudar tem que ser uma escolha casada.
3. Moradia
Nossa primeira ideia era morar próximo ao local de trabalho do meu marido, para facilitar e diminuir o tempo de locomoção diário. Não demorou muito e desistimos da ideia, porque na cidade de St Louis os aluguéis são caros e os apartamentos/casas muito pequenos.
Encontramos melhor custo benefício aluguel-conforto no subúrbios. Outra informação importante, a oferta de imóveis para aluguel é pequena, então não dá para ser muito exigente.
O melhor mesmo é alugar algo no primeiro ano para sentir a vizinhança, conhecer um pouco mais a cidade e depois comprar um imóvel, que é bem fácil por aqui. Nós optamos pelo aluguel porque não sabemos quanto tempo vamos ficar em St Louis. Existem sites que dão uma boa ideia de oferta e preços como: Zillow.com e Apartments.com.
4. Custo de vida
É importante ter uma ideia de quanto custam as despesas básicas de um lugar. Aluguel, água, luz, telefone/celular, internet, taxa de lixo (não é em todos os lugares que existe), assistência médica, carro/condução e comida. O site Numbeo.com tem esses valores e dá uma boa ajuda para saber mais ou menos quanto você vai gastar aqui.
5. Mobilidade
Em St Louis, se você não morar na cidade, você definitivamente vai precisar de um carro. As distâncias são longas e não tem muitas opções de transporte público. Estacionamento é fácil em qualquer lugar e mesmo na cidade, onde é pago, não é caro. Uber não é uma opção viável, fica muito caro porque as distâncias percorridas são muito grandes.
Comprar um veículo aqui não é caro e existem várias opções:
⁃ Carro zero km: o desembolso de dinheiro é mais alto, e no primeiro ano que chegamos não é fácil comprar a prazo devido ao histórico de crédito ( vou explicar mais sobre esse tópico abaixo), mas tem garantia e não dá manutenção.
⁃ Carro usado: dependendo do ano do veículo fica bem mais em conta. O parcelamento segue as mesmas regras do carro zero e sempre existe a probabilidade de dar manutenção.
⁃ Leasing: é o que os americanos fazem. Você dá uma entrada e depois paga prestações mensais por 36 meses. Nesse período você é responsável pelas revisões e manutenções. No final dos 3 anos você devolve o carro ou pode comprá-lo pelo valor residual.
Nós compramos dois carros: um zero a vista e o segundo fizemos o leasing. É perfeito, não pesa muito no orçamento e atende perfeitamente a nossa necessidade.
6. Social Security Number
O Social Security Number é o equivalente americano ao nosso CPF. Com ele você vai poder abrir uma conta no banco, aplicar para cartões de crédito, fazer compras a prazo e construir seu histórico de crédito.
Não tem muito segredo para aplicar, você junta seus documentos, vai em uma repartição pública e dá entrada no processo que é rápido e menos de um mês você já recebe o documento em casa.
Agora, é importante entender o conceito de histórico de crédito, porque ele influencia nas taxas de juros em compras financiada, leasing e compra de casa.
Basicamente, sempre que você faz uma dívida, gasta no cartão de crédito, faz um pagamento de prestação essa informação é enviada para entidades financeiras que atribuem pontos e criam um histórico de crédito.
Essa informação é utilizada quando você precisa de crédito ou aplica para um cartão. Contam pontos também, se você paga em dia, há quanto tempo você tem registro das suas atividades e até o montante de crédito que você tem versus o montante efetivamente utilizado.
Portanto ser um bom pagador traz vantagens.
7. Carteira de motorista
Aqui a carteira de motorista serve como documento de identificação. Será necessário fazer todo o processo porque não existe validação da sua carteira de habilitação brasileira.
Por 30 dias você pode usar a carteira internacional enquanto faz o processo local. Esse processo inclui exame teórico e prático feito com seu próprio carro.
8. Comunidade Brasileira
Existe uma comunidade brasileira estabelecida em St Louis.
Temos :
– Viva Brasil : ONG que promove eventos típicos como carnaval, festa junina e também oferece cursos de português para crianças e adultos.
⁃ Brasileiros em St Louis: grupo de Facebook que ajudam com informações gerais sobre nossa cidade.
⁃ Vários grupos de WhatsApp que são a salvação da pátria quando você tem uma dúvida, precisa de uma dica ou quer desabafar. Por motivos de segurança, só são incluídas pessoas indicadas por outros membros.
9. Idioma
Facilita demais a vida de expatriado aqui no Missouri se você falar inglês. Diferentemente de outros estados americanos, os residentes geralmente não falam outra língua. Mesmo quem já fala inglês, como eu, encontra alguma dificuldade devido ao sotaque do meio-oeste.
Fica até meio engraçado, eles não entendem nosso sotaque brasileiro e nós não entendemos o sotaque deles. Parece até que não estamos falando a mesma língua.
Para quem não fala inglês, ou mesmo, para quem fala um pouco mas precisa melhorar, as escolas comunitárias oferecem cursos gratuitos de inglês para estrangeiros, nesse site voce encontra: Parkwayschools.net
10. Assistência Médica
Não existe atendimento médico gratuito estilo SUS no Missouri. Portanto é realmente necessário que se tenha um convênio médico aqui, o que não quer dizer que ele será sem custo, mesmo pagando a mensalidade.
Seguro médico aqui, funciona como um seguro de carro, seguro de casa, além de pagar uma mensalidade, existe uma franquia e as vezes, uma co-participação nos custos. É complicado, difícil e cada um tem regras próprias. O que todos tem em comum é que são caros.
Te aconselho a ter um corretor que te explique os diferentes tipos para ver o que é mais vantajoso para você. E faça muitas perguntas, porque é muito diferente do que estamos acostumados.
Toda a mudança internacional tem uma curva de aprendizado. Mesmo se cercando do máximo de informação, sempre aparecerá algo que você não previu, não pesquisou e mesmo não tinha a menor ideia que precisava.
Então meu conselho é pesquise e tente ao máximo fazer contato com outros expatriados. A experiência deles ajuda imensamente.
Boa sorte se você está se mudando, e se valer mais um conselho, saiba que mesmo com todo o trabalho e contratempos eu não me arrependo nem um momento de ter embarcado nesta aventura.
Eu sou a Regina e tenho 51 anos. Tenho uma família internacional: meu marido e eu moramos em St.Louis, EUA; minha filha Ariane mora no Brasil e meu filho Rafael mora (por agora) na Polônia. Adoramos viajar, então quem sabe nos encontramos pelo mundo…
Respostas de 4
Poderia me enviar um e-mail, preciso muito tirar algumas dúvidas, ainda estou no Brasil, mais pretendo ir em fevereiro de 2022, se estiver permitido a entrada obviamente, gostaria de saber sobre trabalhos. Me chamo Rafael. Tenho 1 filha de 5 anos e 1 esposa.
me envia seu email ou WhatsApp. estou em plenos de ir morar ai. preciso saber tudo antes de ir. Quando receber seu email te passo o whatsapp.
Oi Regina, estamos de mudança para St Louis, MO, uma pergunta, qual o subúrbio seguro para morar?
Por favor me responda no meu e-mail
Olá Regina. Obrigada pelas informações. Eu sou a Vanusa, estou noiva de um americano que mora em Saint Louis e estou aguardando o K1 e ainda tenho muitas dúvidas. Por gentileza, você poderia me passar seu e-mail para eu falar melhor com você? Desde já, agradeço!!!