Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Morando em Missouri – EUA

Última atualização do post:

MIssouri por do Sol
Por do sol Missouri

Eu nunca pensei em escrever para um blog, então foi com surpresa e entusiasmo que aceitei o convite da Bell para colaborar nessa nova empreitada.

Conheci a Bell quando ambas morávamos em Dubai e sempre admirei a maneira com que ela abraçou a vida de expatriada, sempre incluindo os recém-chegados e ajudando na sua adaptação.

Há dois anos meu marido foi transferido para St. Louis, Missouri, meio-oeste americano e, quem pensa que, depois de quase oito anos fora do Brasil e três expatriações, – Suiça, Dubai e EUA- que eu já sei tudo e não tenho nenhum contratempo, está enganado.

Cada mudança tem seus desafios e mesmo admitindo que a primeira foi a mais difícil, cada uma teve suas particularidades.

Por do Sol - St. Louis, morando no Missouri
Pôr do sol no centro de St. Louis

Diferenças e desafios

Logo que cheguei, senti a primeira diferença das outras expatriações: eu falava a língua – e isso facilitou muito as coisas, mas não evitou algumas situações embaraçosas, como explicar sintomas numa consulta médica ou não entender as explicações do jardineiro. O jeito é enfrentar tudo com bom humor e não desistir nunca.

Morar no Missouri, não é o mesmo que morar na Flórida, em Nova York ou na Califórnia. Os Estados Unidos, assim como o Brasil, têm muitas diferenças regionais e cada lugar suas próprias regras.

St. Louis

St. Louis é uma cidade média com cerca de 300 mil habitantes, às margens do rio Mississipi, bem no centro dos Estados Unidos.

Tem custo de vida baixo (53o. no ranking de cidades americanas), mas  apesar disso, não figura entre as cidades mais atrativas para se viver.

Entretenimento

A cidade não se destaca pelas opções de entretenimento para o público jovem e mesmo tendo de tudo um pouco – teatro, shows, musicais, clubes de jazz e blues, museus, jardim botânico, zoológico e até cassinos – parece não ser suficiente para atrair muitos jovens.

Por outro lado, eu tenho aproveitado para assistir vários musicais da Broadway que passam por aqui em suas turnês e muitos shows.

Neste último ano assisti shows do Maroon 5, Michael Bublé e Justin Timberlake. Já comprei meus ingressos para os musicais de verão, que se apresentarão no Muny – um teatro ao ar livre no centro do Forest Park, com 100 anos de tradição.

Natureza

Mas a grande atração do verão morando em Missouri são mesmo os muitos parques, lagos e trilhas que encantam os amantes de natureza, que com certeza aproveitarão até o último minuto.

Sinceramente não sou uma pessoa que enfrenta uma trilha por opção, mas o verão é sempre bem-vindo depois de um inverno rigoroso como o que tivemos esse ano.

Musical Jersey Boys – Muny Morando em Missouri

Musical Jersey Boys – Muny Agosto/2018

Morar fora da cidade

A vida na cidade é bem diferente da vida nos subúrbios. Moramos no subúrbio (que significa longe do centro), numa casa espaçosa e confortável. Não foi muito fácil conseguir alugar uma casa aqui, existem poucas opções.

Quando chegamos, nossa ideia era morar no centro da cidade para ficarmos mais próximos do local de trabalho do meu marido, mas logo desistimos da ideia, pois era tudo muito caro, muito pequeno e muito feio, além do que a criminalidade é alta para os padrões americanos.

Então, hoje ele tem um caminho de 40 kms para ir e 40kms para voltar todos os dias, mas estamos conformados.

Morar no subúrbio leva a uma outra necessidade: um carro para cada um. Na cidade ainda existem opções de transporte público, mas quanto mais nos afastamos do centro mais difícil fica.

E o pior de tudo, Uber aqui é caro! Não tem muita oferta e as distâncias são grandes. Então, fica mais barato fazer um leasing (muito fácil, quando fiz o do meu carro, fui só pegar informações  e saí da concessionária com o carro) ou mesmo comprar um usado que tem um preço bem razoável.

Facilidades e desafios morando em Missouri

Agora, prá quem gosta de mordomia, aqui é o paraíso do delivery. Você pode comprar de tudo e mandar entregar na sua casa: comida, pizza, compras de supermercado, remédios, móveis, roupas, eletrônicos e qualquer outra coisa que esteja à venda.

O melhor é que não precisa nem estar em casa para receber, eles deixam na sua porta e quando você chega, por incrível que pareça, as coisas estão lá.

O e-commerce aqui é forte e demora um pouco para se acostumar, mas quando acostuma, você não abre mão da facilidade.

Porém, a mesma facilidade você não encontra quando falamos de serviços: faxineira, faz-tudo, pintor, jardineiro. Todos esses são caros e mesmo pagando, é difícil encontrar quem faça.

Um caso que passei aqui: foi quando mudamos e procurei alguém para instalar cinco lustres. O rapaz que me indicaram, veio até a minha casa, deu o orçamento (US$ 300), marcou a data em que iria fazer o serviço e no dia marcado não apareceu.

Depois de várias ligações e mensagens, ele me respondeu que por aquele valor não valia a pena fazer o serviço. O negócio foi o marido fazer, demorou uma eternidade, mas no fim ficou tudo bonitinho. Morar aqui exige que você mesmo faça os pequenos serviços de manutenção.

Beisebol, a grande paixão de St.Louis

Definitivamente morar em St. Louis pode não ser “fashionable”, mas tem seus encantos e pode se transformar num grande caso de amor.

Pricipalmente se você for fã de esportes americanos. Temos um time na liga principal de beisebol o St Louis Cardinal e um time de hockey o St. Louis Blues.

Este ano estamos nos play-offs do hockey, e a cidade toda fica animada e vira uma festa em dia de jogos. Ontem fomos ao jogo – infelizmente perdemos –mas ainda temos chance. Let’s go Blues!!!!!

Morando em Missouri

Let’s go Blues!
Jogo 4 playoffs – Abril/201
9

Ainda hoje me espanto com o quanto aprendi, mudei, me “flexibilizei” (nem sei se é uma palavra) desde que virei uma expatriada.

Foi e ainda está sendo uma das melhores experiências da minha vida e recomendo que, tendo a oportunidade, você aproveite.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Regina Cancian

Regina Cancian

Eu sou a Regina e tenho 51 anos. Tenho uma família internacional: meu marido e eu moramos em St.Louis, EUA; minha filha Ariane mora no Brasil e meu filho Rafael mora (por agora) na Polônia. Adoramos viajar, então quem sabe nos encontramos pelo mundo...

7 respostas

  1. Fui convidada por uma amiga, a passar ferias em Missouri. Eu moro no litoral de São Paulo- Brasil. Aqui onde moro, sou uma faz tudo! Sou professora formada, mas no momento fabrico móveis planejados. Sou eletricista, e faço alguns reparos residenciais. Acho que me daria bem em um lugar, onde necessitem de meus serviços, pena que um visto de trabalho é difícil para os estados unidos…

    1. Voce pode tentar algum outro pais. Faca pesquisas, estude bastante sobre os paises e principal aprenda uma segunda lingua 🙂 Bao sorte. Temo varios paises no blog de uma olhada as vezes algum deles possa te inspirar 🙂

  2. eu tenho algumas perguntas a fazer sobre ai missouri,nao sei si vai responder kkkkkk mas ne vamos la,primeiramente queria saber como er taxa de imposto ai ,vir site que era 4 e alguns quebrados,e outra tem diferencça entre kansas e missouri kkkkk e como er o centro ai hoje em dia nem sei quando foi inscrito o artigo me desculpe kkkkkk sobre criminaliade ai no estwado em gera como er ,planejo em 1 ano e meio me mudar para EUA e preciso bem escolher,florida so nao me agrada por questao de clima sabe sou cara que traspiro muito entao não creio ser adequado para min kkkkkkk por isso estou olhando mais para meio do pais

  3. Oi , boa tarde , estamos pensando e mudar para EUA – sou medico e minha esposa enfermeira , pensamos em trabalhar em algo da saude – paramedico bombeiro enfim , que vc indica por ai

  4. Olá Luciana!
    Obrigada por compartilhar.
    Como é morar com filhos em St. Louis?
    Tenho uma filha de 17 anos já em fase de vestibular e um de 13 no 7o. Ano do fundamental II.

    Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 2 =

LEIA TAMBÉM

plugins premium WordPress

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Clique aqui para saber mais.