Diferente dos outros países do sudeste asiático, a Malásia possui diversas particularidades por ser um país predominantemente islâmico, onde não há tanto estímulo ao turismo.
Vivendo aqui há quase 2 anos, já me adaptei a muitas diferenças de cultura e costumes do dia a dia que são muito curiosos para quem visita a Ásia pela primeira vez. Sendo assim, para que vocês se familiarizem com as diferenças antes de fazer turismo no país que vivo, vou citar 10 fatos curiosos sobre a Malásia.
1. Evite beijar em público
O excesso de “contato físico” é um costume bem brasileiro! Mas aqui eles não se beijam em público e, também não gostam muito quando nós “turistas” fazemos isso. Para eles, é falta de respeito! Por costume, no início eu não me policiava e, aconteceu duas vezes de chamarem a nossa atenção por esse motivo. Hoje, já acostumados, não fazemos mais.
2. Comida apimentada
Aqui, tem pimenta em tudo! Os menus costumam identificar as comidas mais apimentadas. Mas, não confie! Mesmo que você goste e esteja acostumado com pimenta, aqui a “dosagem” é um pouco maior. Por via das dúvidas, peça com pouca pimenta e mesmo assim será forte!
3. Tirar o sapato ao entrar em lojas

Em muitas lojas que você entrar, terá uma placa para que você tire os seus sapatos. É bem estranho e, até um pouco desconfortável andar em um local “público” sem sapato. Mas nos locais que exigem, é importante respeitar essa regra!
4. Comer de garfo e colher
Na maioria dos restaurantes que você frequentar aqui na Malásia, especialmente os restaurantes locais, eles não irão te oferecer faca para comer, somente o garfo e a colher. Hoje eu já me acostumei e, sim, fora e em casa eu corto o frango com a colher! Claro que em restaurantes com carne de boi (que não são tão comuns assim) eles oferecem a faca também!
5. Arrotar em público
Esse costume é bem estranho para nós brasileiros. Bem desagradável, não é mesmo? Por exemplo, vai ser comum você andar de táxi e o motorista arrotar. Confesso que esse costume eu não consigo, e nem quero, me acostumar!
6. Beber água quente
Outro fato sobre restaurantes é que, em alguns deles, principalmente aqueles com influência chinesa, irão te oferecer água quente para beber. Por isso é bom especificar na hora de pedido que você quer água gelada!
7. Comer com as mãos
Devido à forte influência indiana, você verá em alguns restaurantes, os malaios comendo com as mãos. Inclusive, há restaurantes que eles não oferecem os talheres – geralmente restaurantes indianos – e você ainda come na folha de bananeira. É muito interessante e essa experiência eu ainda não vivenciei, mas quero!
8. A fruta mais fedida do mundo
Aqui na Malásia nós temos o durian: a fruta mais fedida do mundo! É uma fruta parecida com a jaca, porém com um cheiro muito forte que eles descrevem como “carne podre”. Ainda, em vários locais públicos (prédios comerciais, hotéis), é proibida a entrada com a fruta.

Tive a oportunidade de provar. Realmente o cheiro é extremamente forte e difícil de sair das mãos. É um cheiro ruim! O gosto é bem doce e forte também. Pagamos 20 ringgits (aproximadamente 27 reais*) em uma barraca de rua. Boa parte dos brasileiros que conheço aqui, ainda não tiveram coragem de provar!
*cotação de agosto de 2020
9. Ano Novo
Na Malásia comemoramos o ano novo em 3 datas diferentes: dia 1 de janeiro, o ano novo chinês e o ano novo islâmico, sendo que os dois últimos não têm uma data fixa. O lado bom é que temos mais feriados, mais festas e comemorações!
10. Mão inglesa
Pra terminar, a última curiosidade é em relação ao trânsito. Saindo do Brasil esse foi um detalhe que não pesquisei. A Malásia foi colônia da Inglaterra, então, devido à essa influência, o motorista fica do lado direito. No começo é estranho mas, facilmente adaptável!
Não deixe de visitar a Malásia caso planeje conhecer a Ásia. É um país incrível e riquíssimo em cultura! Ainda, se quiser saber mais sobre a Malásia, pode acessar o site de turismo do país e meu Instagram para mais dicas e curiosidades!
Para mais textos da autora, clique aqui
About The Author
Priscila Malasia
Me chamo Priscila, tenho 32 anos, sou casada e moro na Malásia há 1 ano e meio. Sou engenheira metalurgista e me mudei para a Ásia, largando tudo prá trás, para viver um grande amor. Parece história de filme, mas é verdade. Eu e meu marido nos conhecemos pela internet e alguns meses após um encontro rápido no Brasil e mais uma viagem juntos, fiz a mala e vim para a Malásia morar com ele. Amo compartilhar nossas experiências vivendo em um país tão incrível e nossas viagens pelo mundo!