Generic selectors
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O dia em que “atravessamos o país” de carro

Última atualização do post:

Nariz Del Diablo - Arquivo Pessoal

Nossas primeiras férias na Colômbia teve muita aventura! Sair de Bogotá, departamento da Cundinamarca para ir a Armênia, Quindío. Bom, tudo seria mais simples se fosse como mostrava no Google Maps, mas o buraco era mais embaixo rs.

Antes de tudo, o planejamento da viagem foi realizado com cerca de um mês de antecedência, até porque temos duas filhas, a viagem seria longa e cansativa e tudo teria que sair não perfeito, mas tranquilo de certa forma.

Eu tenho duas pets, Tefy que trouxe do Brasil e Cookie uma dálmata que peguei aqui na Colômbia, na cidade de Cúcuta e o que mais me doeu da viagem, foi deixá-las com alguém que eu não conhecia por completo. Como a Cookie estava recém saída de um cio, nada de hotelzinho. Deixamos minhas bebes peludas na casa de uma pessoa que trabalha com o meu marido e pertinho de casa. Coitada, toda hora eu queria saber como elas estavam rs.

Saímos em uma terça as 5 horas da manhã, seguindo claro o Google Maps e estava marcando cerca de 9 horas, porém sabíamos que não seria assim, já que faríamos muitas paradas para dar aquela esticada nas pernas e comer algo.

Nossa primeira parada

Ver Bogotá vazia era um sonho, porque geralmente o trânsito é terrível, calma e tranquila, fizemos nossa primeira parada em uma cidade chamada Fusagasugá (diferente, né?). Como não tínhamos muita opção, as 8h30 da manhã comemos salgadinhos da Elma Chips e suco. Pegamos um café (melhor nem lembrar), num pit stop e seguimos viagem.

Depois de mais 3 horas sem parar, descemos na cidade de Ibagué…um calor, mas um calor que enfim…acho que não estou mais acostumada rs então almoçamos no Mc Donald´s de um shopping. Demos uma volta para conhecer, nisso foram mais 2 horas e seguimos viagem.

Nariz Del Diablo – Imagem arquivo Pessoal

Quanta paisagem linda que eu havia visto …nunca imaginei que a Colômbia fosse tão hermosa e cheia de encantos devido as montanhas por todo o país. Mas em compensação, as estradas são terríveis. Não todas, claro, mas em muitos locais que passamos, as curvas e serras pareciam intermináveis.

Então a parte mais cansativa da viagem

Depois de Ibagué, seguimos por uma via que liga Calarcá a Cajamarca. A via é muito perigosa, sem proteção nas laterais da pista (guarde reio), cheia de caminhões e obras. Ou seja, a viagem se tornou mais demorada porque tivemos que ter MUITA atenção em tudo.

O que mais me chocou é que muita gente mora colado com a pista…um perigo! Enfim, paramos em mais um lugar, nessa mesma estrada porque as pernas já estavam doloridas e as bundinhas quadradas.

Pedimos um café, chocolates e sucos. Seguimos viagem e a beleza da estrada só aumentava. Até que…subimos subimos e nos demos conta de que estávamos em uma via super conhecida chamada La Línea. E essa via estava na Cordilheira Central da Cordilheira dos Andes.

Alto de La Línea – Arquivo Pessoal

Pedi para meu marido parar para que eu registrasse o momento e QUE FRIO! Acho que pela altura. Filmei e tirei uma foto rapidamente porque estava com muito frio, chegue no carro e me bateu uma baita dor de cabeça, creio que pelo choque térmico. Mas na verdade, nem liguei…que lugar! Nunca mais me esquecerei. E sei que mais pra dentro das montanhas você consegue encontrar vales nevados (espero conhecer ainda para contar a aventura aqui rs)

Enfim chegamos em nosso destino

Depois de longas 12 horas e meia, chegamos no hotel Decameron las Heliconias e que recepção ótima! Todos simpáticos e muito preocupados conosco.

Sobre as instalações foi tudo agradável e lindo, além disso nossa instalação era ali, então dificilmente seria ruim!

Comida boa, atendimento perfeito, mas queríamos mesmo conhecer a região que é famosa pelos produtores de café, com cafés maravilhosos e faríamos isso nos próximos 4 dias.

Eje Cafetero ou zona cafeteira

Há uma hora e meia do hotel em que estávamos, pudemos conhecer o Valle del Cocora, cidades de Salento e Filandia. Ambas cidades tem as casas coloridas que são referência e o Vale, possui palmeiras gigantes! Ele já está na lista de um dos lugares mais incríveis que conheci e que nunca vou esquecer, sem dúvida alguma.

Valle de Cocora – Imagem Arquivo Pessoal

A entrada para o Valle custa 5 mil pesos colombianos (cerca de R$ 8.00) e tem estacionamento gratuito.

As cidades são excelentes para além de dar aquela volta e tirar fotos, comprar lembrancinhas da região cafeteira.

Há também o Parque do Café, super conhecido e que agrada toda a família. Nele há montanha russa, brinquedos para pequenos, é incríve. Vale a pena dar uns gritinhos pela adrenalina.

Mas como nem tudo é perfeito, algumas coisas eu não indicaria e uma delas é conhecer a cidade de Montenegro. Infelizmente, com a pandemia muita gente perdeu o emprego e como as cidades são turísticas o que eles mais querem é o turista.

Quando passamos de carro, quase entraram no nosso carro para oferecer passeios, paravam em frente…um perigo. Então sempre andávamos com o vidro fechado e com todo cuidado com medo claro, de machucar alguém.

A volta pra casa

Saímos do hotel em uma sexta as 5 horas da manhã, tomamos café na estrada e passamos durante o trajeto de volta no maior túnel da América Latina, chamado La Línea.

Lembram da estrada que cortava a Cordilheira dos Andes? Estávamos ali próximo, mas o regresso a Bogotá, é somente por esse túnel. Quase 9 km.

Enfim, depois de trânsito, várias paradas como a ida (rs), chegamos em Bogotá e tivemos a melhor recepção do mundo, nossas “doguinhas”, que estavam nos esperando com todo amor do mundo!

E assim foi o dia que atravessamos o país de carro, com muitas aventuras e também alguns perrengues.

Gostou deste artigo?

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Compartilhe por E-mail
Compartilhe no Pinterest
Compartilhe no Linkedin
Picture of Gabi Luspa

Gabi Luspa

¡Saludos! Sou a Gabi, nutricionista, e moro na Colômbia com minha família, mais precisamente em Bogotá. Sou apaixonada não só pela cidade, mas como por toda a Colômbia e fico muito feliz em poder dividir minhas experiências com todos vocês :)