A chegada aos cinquenta é um marco de experiência
Celebrar os cinquenta anos é algo que muitas mulheres encaram com um misto de emoções. À primeira vista, é a preocupação com a passagem do tempo, são as mudanças no corpo e no estilo de vida. Por outro lado, a certeza de que, nessa fase da vida, desfrutamos da tão esperada maturidade e estamos mais preparadas para os muitos desafios e oportunidades que ainda estão por vir. Apesar de todos os percalços e inseguranças, a chegada aos cinquenta é um marco para celebrar a experiência e sabedoria femininas, bem como suas conquistas.
Quero aproveitar ao máximo a nova idade! Quem vem comigo?
Em fevereiro, completei cinquenta anos e posso dizer que chegar a essa idade é um momento realmente especial para mim. Afinal de contas, são inúmeros os motivos para comemorar! Primeiro, porque amo fazer aniversário e comemorar mais um ano de vida, o que significa mais oportunidades por aqui! Segundo, porque cheguei a meio século, cheia de vitalidade e com muitos sonhos pela frente. Portanto, quero compartilhar minhas reflexões e ideias sobre como aproveitar ao máximo a nova idade. Isso sem deixar de lado a beleza da vida, a saúde e a realização pessoal, com muita energia e perspectivas positivas. Não me deixo abater pelo etarismo e pelas pressões da sociedade, acreditando que o melhor caminho é trilhar a minha própria trajetória, respeitando a minha essência. Saiba mais!
A hora é agora!
Definitivamente, não há uma idade específica para a felicidade, pois sempre é tempo para recomeçar e ser feliz! Mas há muitas mulheres que relatam o início da sensação de realização e satisfação na vida quando chegam aos cinquenta anos. Acredito que isso se deve a uma combinação de fatores, tais como a estabilidade financeira, maturidade emocional, realização de objetivos pessoais e profissionais. Além disso, a construção de relacionamentos significativos e, por fim, o desenvolvimento de uma visão de vida mais equilibrada.
O etarismo é uma realidade, mas não se deixe abalar!
Infelizmente, é uma realidade para muitas mulheres! O etarismo é uma forma de discriminação baseada na idade, que pode levar estereótipos negativos e barreiras para o sucesso profissional e pessoal. Segundo relatos, as mulheres tendem a sofrer frequentemente mais o etarismo do que os homens. No entanto, é importante destacar que a idade não define o valor ou a capacidade de uma pessoa. E nós mulheres, independente da idade, possuímos muitos talentos, habilidades e contribuições para a sociedade em que vivemos. Dessa forma, o que temos que fazer é nos unir cada dia mais, mostrar a que viemos, principalmente as “cinquentonas” de plantão! Devemos lutar contra o etarismo, valorizando a diversidade de idades. Afinal estamos aí, cheias de energia e vida. Leia aqui!
O autoconhecimento transforma!
Sobretudo nessa idade, as mulheres podem experimentar uma série de mudanças físicas e emocionais, como a menopausa, mudanças na pele e articulações, doenças crônicas, a aposentadoria. Além disso, muitas vezes ocorre a saída dos filhos adultos de casa. Caso algumas dessas alterações aconteça na sua vida, esteja pronta para enfrentar os desafios e foque nas coisas boas que te acompanharam até aqui. Lembre-se de sua beleza única, seu autoconhecimento, além de sua vasta experiência e sabedoria adquiridas ao longo dos anos. E o fato de ainda ter muito para aprender e realizar estão aí para te colocar para frente.
A vida é cheia de desafios!
Às vezes nos deparamos com problemas. Em contrapartida, alegrias e conquistas também permeiam nosso caminho e assim conseguimos seguir em frente e manter o equilíbrio. Ao longo da minha jornada passei por algumas transições (incluindo a de carreira), sendo que a mais recente foi me tornar expatriada. Logo, acredito que podemos nos reinventar em várias fases da nossa vida. Claro que não é fácil. Mas com certeza aos cinquenta anos já trilhamos parte de um caminho que nos dá a maturidade e a sabedoria necessárias para enfrentar com coragem e fé os desafios que a vida nos apresenta. E, a partir daí, sabermos o que realmente é relevante para nós.
A propósito, tenham sempre muita fé, acima de tudo!
Vamos nos fortalecer, juntas!
Enfim, que as nossas festas de cinquenta, quarenta, sessenta, independente de nossas idades, sejam sempre momentos de celebração da vida. E claro, que continuemos nos empoderando, nos fortalecendo e nos apoiando mutuamente.
Atualmente, eu só quero celebrar meus cinquenta anos, minha experiência e a sabedoria feminina!
Sou Renata Horta, 51 anos, Consultora de Imagem e Estilo,
Estrategista de Imagem Pessoal e Especialista em Coloração Pessoal e Visagismo.
Sou mineira de Ituiutaba, no Triângulo Mineiro e expatriada no Porto, Portugal, desde 2021.
Vivendo meu melhor aos 51.
Apaixonada por Moda e viagens. Casada há 27 anos e mãe de uma arquiteta talentosa de 25 anos.
Somos únicas, únicas nas nossas escolhas, experiências e vivências, na carga genética, habilidades, imperfeições e sentimentos e esse é nosso super poder.
Meu convite para você é: VISTA-SE DE SI MESMA
Me siga também no instagram: @renatahorta
Respostas de 2
Que texto maravilhoso. Realmente quando chegamos aos cinquenta temos a consciência que a experiência e maturidade que adquirimos nos proporciona mais qualidade de vida.
Parabens! Esta linda e parece muito mais nova que 50 anos.