Aqui em Bruxelas e na maior parte da Bélgica, as festividades natalinas começam no último fim de semana de novembro, quando os mercados de Natal são abertos. E também quando as cidades passam a ganhar a iluminação e o colorido das festas de fim de ano.
O Natal belga é uma mistura de festa cristã e pagã. E com uma ceia regada à peru, missa à meia noite e com presentes debaixo da árvore.
Os presentes e Saint Nicolas
Aqui na Bélgica, temos o Papai Noel e o Saint Nicolas (em francês) ou SinterKlaas (em Nerlandês). Então no dia 6 de dezembro acontece a primeira distribuição de presentes de Natal na Bélgica e que duram até o Ano Novo. Na realidade, Saint Nicolas se tornou o padroeiro das crianças em idade escolar. Depois dele ter ressuscitado três crianças que foram transformadas em salsicha por um açougueiro sem escrúpulos.
As crianças se preparam para a vinda de Saint Nicolas deixando suas pantufas do lado de fora ou próximos às chaminés, ou nas varandas, junto com uma cenoura para sua rena. As crianças recebem guloseimas, presentes e chocolates neste dia 6 de dezembro.
A Bélgica é repleta de cidades universitárias. Louvain é uma delas, veja mais sobre Louvain nesse artigo que escrevi – Cidades próximas à Bruxelas que são facilmente acessíveis de bicicleta. Por isso no dia 6 de dezembro os estudantes se reúnem para cantar e beber muito.
Eles financiam essa festa por uma coleta de dinheiro que os estudantes fazem desde o início do dia com uma caneca na mão. Mas antigamente, aqueles que não queriam contribuir com os estudantes, eram polvilhados de farinha e bombardeados com ovos.
Sabores tradicionais da Bélgica no Natal
Nas festas de fim de ano é comum encontrarmos nas mesas belgas da região da Valônia, salsichas de vários tipos e cores. Principalmente as verdes, que são preparadas à base de couve (chamadas de boudin vert). Mas para o sucesso do seu preparo, é necessário que tenha uma parte igual de couve e outra parte de carne de porco, tudo temperado com sal, noz-moscada, pimenta e cravos da índia.
Na região de Nivelles, o Menino Jesus é representado pelos cougnous de Natal. São deliciosos pães moldados na forma de um pequeno corpo. Vou dizer que quando eu começo a ver os cougnous à venda nos mercados, eu fico feliz com a chegada do fim do ano, que diga-se de passagem, época do ano que eu gosto muito. Para mim, aqui na Bélgica, o fim de ano tem cheiro e sabor de cougnous.
Na cidade de Andenne (região da Valônia), é tradição preparar uma série de cinco cougnous de tamanho decrescente e que são degustados depois da missa da meia noite (já no dia 25 de dezembro).
Outras tradições de Natal pela Bélgica
Em Liège (outra cidade da região da Valônia), a tradição natalina vem das vovós, que foram passando de geração em geração. A tradição de Liège é um crepe feito de trigo sarraceno decorado com uvas passas e/ou groselhas, ou de rodelas de maçãs. Eles são fritos na manteiga e servidos polvilhados com açúcar de confeiteiro ou açúcar mascavo, e acompanhados de um bom vinho quente.
Mas na região de Herve (que faz parte da província de Liège), o crepe é servido com um xarope (sirop) artesanal preparado à base de peras e maçãs provenientes das árvores da região.
Em Virton (cidade belga da região da Valônia que fica na província de Luxemburgo), a tradição é que todo dia 26 de dezembro aconteça um concurso do rei da torta Gaumais (pâte Gaumais – em francês). Uma generosa torta recheada com carnes nobres de porco. Pois durante o preparo, os pedaços de carne são marinados em vinho ou vinagre com especiarias e ervas. E a massa da torta leva fermento de levedo. Aliás o rei do concurso (ganhador) é aquele que consegue comer mais torta num tempo de vinte minutos.
Os mercados de Natal na Bélgica
Com toda a certeza os mercados de Natal são muito populares na Bélgica e ainda se tornam uma excelente ocasião para os comerciantes locais apresentarem seus produtos. Nas cidades maiores da Bélgica você vai encontrar os grandes mercados de Natal. E nas cidades mais rurais, você encontrará os mercados menores, mas não menos interessantes, pois são nesses menores que se encontram produtos verdadeiramente locais, e talvez, diferentes.
Se você estiver na Bélgica principalmente em Bruxelas nessa época de fim de ano, não deixe de visitar essas festividades como os mercados de Natal dessa linda capital .A cidade fica ainda mais linda e toda iluminada.
Então desejo à você um Feliz Natal e até o próximo artigo com muito mais sobre a Bélgica!
Cliquem aqui para mais textos da autora
Sou a Leslie, brasileira de São Paulo, formada em Odontologia. Sou casada, mãe de um menino e uma menina. Um dos meus divertimentos é viajar. Amo conhecer novas culturas, experimentar culinárias diferentes e me aventurar em novos lugares e, em família, estamos pouco a pouco desbravando a Europa de carro. Morei em Portugal e atualmente moro na Bélgica. É com imenso prazer que compartilho aqui um pouco das minhas experiências na Bélgica.
Me acompanhem também no meu Instagram @eulesliepinheiro